Entenda como processos ágeis e contínuos favorecem projetos de DevOps
O mundo da programação requer agilidade, confiabilidade e segurança. Para isso, o desenvolvimento de software precisa se basear em práticas de metodologias ágeis como a CI/CD. Aqui, vamos mostrar como essas ações podem ajudar no desenvolvimento de projetos bastante complexos.
A CI (Continuous Integration ou Integração Contínua, em português) e a CD (Continuous Delivery ou Entrega Contínua, em português) são um conjunto de práticas e ações operacionais que permitem a implementação de projetos com qualidade e segurança.
O que é CI?
A CI é um método de codificação aliado a um conjunto de ações que visam implementar pequenas mudanças e controlar a qualidade do código. Esse método é usado com frequência por equipes de desenvolvimento, sendo utilizado como mecanismo que busca integrar e validar alterações no código de aplicações.
O objetivo do uso da CI é ter um meio consistente e automatizado de criar e testar aplicativos. Com maior confiabilidade no processo de integração, a equipe de desenvolvedores tem mais facilidade para confirmar alterações de código e ter mais produtividade e agilidade no desenvolvimento de projetos.
Principais benefícios do CI
O CI traz diversos benefícios para a implementação de projetos de desenvolvimento, confira os principais abaixo:
Diminuição dos riscos
Usar o método CI permite diminuir os riscos na fase de testes e na implementação de projetos, permitindo paridade de produção. As práticas automatizadas garantem que o risco de bugs em uma aplicação seja mínimo.
Maior confiabilidade
Com um conjunto CI implementado em uma base de testes robustos, a equipe de desenvolvimento tem muito mais confiança para finalizar o projeto. O CI garante a transparência nos processos e faz com que o resto da equipe também tenha confiança no que está entregando aos clientes.
Diminuição dos custos gerais
O tempo gasto na implementação de códigos ou arquivos também vale dinheiro. A automação do fluxo de trabalho libera tempo faturável, o que faz com que a equipe de desenvolvimento seja mais produtiva. Os testes também permitem a identificação de falhas antes que elas virem um problema para o projeto.
O que é CD?
A CD começa quando o CI termina. A entrega contínua automatiza a entrega de aplicativos em ambientes de infraestrutura selecionada. A maior parte das equipes de desenvolvimento trabalha com diversos ambientes, com isso o CD garante uma forma automatizada de enviar alterações de códigos em projetos.
Por meio da entrega contínua, é possível garantir a liberação de pequenos lotes que são fáceis de serem solucionados em caso de problemas. Ao colocar a CD em prática, o desenvolvimento é mais rápido, seguro e sustentável.
Principais benefícios da CD
O CD permite uma resposta mais rápida a clientes no desenvolvimento de projetos. Separamos abaixo os principais benefícios desse método, confira:
Entrega softwares com menos bugs
Liberando alterações de código com mais frequência, a entrega contínua identifica falhas no processo inicial do desenvolvimento. Dessa forma, é possível aperfeiçoar um projeto e eliminar os bugs em fases preliminares do desenvolvimento de software.
Libera novos recursos para comercialização
Com o CD é possível a liberação de recursos com mais agilidade e maior frequência. Dessa forma, a equipe de desenvolvimento consegue ter um feedback mais rápido e contínuo, oferecendo novos recursos para seus clientes.
O uso de metodologias ágeis é essencial no ramo de desenvolvimento de software. O CI/CD é uma maneira de implementar ações automatizadas que garantem mais produtividade, confiança e segurança no desenvolvimento de projetos.
Os processos contínuos são essenciais para diminuir a sobrecarga das equipes de desenvolvimento, permitindo testes mais rígidos e correção de falhas em fases preliminares do projeto.
O CI/CD é uma maneira prática de otimizar a vida de equipes de desenvolvimento, cabe à empresa definir as práticas DevOps a serem usadas em seus projetos.