seg. nov 28th, 2022

Listamos 4 dicas que podem ajudar muito quem ainda está trabalhando de forma remota.

Depois de alguns meses de home office, é possível notar alguns desafios comuns relatados por empresas e funcionários que estão trabalhando em casa. As reuniões virtuais podem ser mais cansativas do que as presenciais por causa da interação via câmeras e da falta do contato presencial. Por outro lado, sem o deslocamento, algumas pessoas relatam que conseguiram mais tempo para se dedicar à vida pessoal.

Dentro desse cenário, a flexibilização da jornada e o home office tornaram-se estratégias de engajamento por parte das empresas, que procuraram estabelecer uma relação de autonomia e responsabilidade com todos os colaboradores, o que trouxe grandes mudanças positivas para boa parte das empresas.

Avanço tecnológico foi fundamental para o sucesso do home office

Todo esse movimento no mercado de trabalho vem acontecendo por mudanças comportamentais dos próprios profissionais e pelas necessidades do próprio mercado. Entretanto, tudo isso só é possível graças à evolução da tecnologia em todos os sentidos.

Com a tecnologia é possível transmitir e receber dados com maior rapidez e essa dinâmica é a chave de tudo. Não somente em relação ao trabalho, mas sim em diversas áreas diferentes, como o entretenimento após o expediente, que com o advento da pandemia também precisou se adaptar à nova realidade, onde as pessoas ficam mais tempo em casa e buscam novas formas de se entreter. Os aplicativos de jogos online, por exemplo, apresentaram um aumento de 75,8% no número de jogadores, olhando especificamente para os jogos de cassino online, é possível ver que as casas de jogos faturaram mais de 1 bilhão de dólares durante a pandemia.

Sem dúvida nenhuma, os avanços recentes abriram novas possibilidades para o trabalho e o lazer, porém é necessário entender que cuidados devem ser tomados para não diminuir a produtividade e concentração que são fundamentais no ambiente de trabalho. Por isso, separamos 4 dicas para ser produtivo no home office. Confira:

1. Estabeleça rotinas para o trabalho

Mesmo com a liberdade de não estar fisicamente no escritório, é fundamental definir uma programação diária de atividades e respeitar os horários e a agenda para cumprir o fluxo de tarefas estabelecido.

Algumas pessoas fazem planejamentos apenas para o dia que está começando, experimente fazer um planejamento contemplando os afazeres dos próximos dois ou três dias, assim você terá mais margem para remanejar compromissos diante de imprevistos.

2. Respeite prazos e mantenha-se disponível e conectado

Algumas pessoas em home office aproveitam o tempo para se desligar da rotina. Esquecem que, apesar de não estar no escritório, estão trabalhando. Não respondem a e-mails, mensagens e ligações. É importante mostrar que mesmo fora do ambiente você está conectado e comprometido.

3. Avise seus familiares

Um cuidado especial para quem não mora sozinho e tem família em casa durante o expediente é avisar a todos que você está trabalhando. Se for possível, mantenha a porta fechada para se concentrar melhor. Claro que tudo isso depende da situação de cada um. Quem tem filhos pequenos em casa vai precisar de uma dose extra de capacidade de adaptação, o que pode levar um tempo maior.

4. Faça pausas entre uma reunião e outra

Muitas vezes agendamos um compromisso seguido do outro no home office, sem intervalos. Tal atitude pode prejudicar o seu desempenho, além de, certamente, prejudicar a sua saúde. Procure se movimentar a cada hora, respeitando o seu limite de descanso para não afetar a sua performance durante o expediente.