qua. nov 30th, 2022

O tijolo ecológico é um material que não pode faltar em nenhuma construção que tenha um conceito sustentável por trás. Além de ter uma produção extremamente simples, ele ainda é responsável por reduzir boa parte da contaminação do ar com a queima de componentes no período de criação.

Pensando em economia e sustentabilidade, a melhor opção é ter uma máquina de tijolo ecológico. Por meio dela, será possível produzir esse material de maneira rápida e sem a necessidade de gastar muitos componentes. Seus constituintes são facilmente encontrados na natureza e também podem ser reutilizados.

Economia

A economia é um dos principais motivos para pensar em ter uma máquina de tijolo ecológico. Diferente do material convencional, que demanda muitos gastos para ficar pronto, esse tipo de ferramenta acaba deixando o trabalho mais ágil e, além disso, reduz os gastos drasticamente.

O investimento feito para ter esse tipo de equipamento é muito baixo, o que comprometerá o orçamento de uma maneira mínima. Além disso, com a produção que será feita a partir de sua compra e instalação, haverá a possibilidade de recuperar o valor investido e, ainda por cima, ultrapassar os gastos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema muito discutido nos últimos anos, principalmente porque o planeta tem sido muito afetado graças à poluição e, também, ao crescimento da indústria nas grandes cidades. Dessa maneira, torna-se cada vez mais difícil se deparar com empresas conscientes.

Um dos principais motivos para escolher uma máquina de tijolo ecológico é, justamente, a preservação da natureza. Graças ao processo realizado para obter o material, de prensa, não há a necessidade de queimar nenhum componente e, consequentemente, não há danos para o ar, o que reduz os impactos de modo considerável.

Além disso, produzir bloco ecológico pode ser uma solução para as gerações futuras, visto que há uma preocupação, no presente, com a qualidade dos materiais que estão sendo produzidos. Quanto menos danos forem causados ao meio ambiente na fabricação de tijolos, maior será a preservação da natureza e dos seres humanos.

Produção rápida

A máquina oferece uma produção extremamente rápida. Ao fazer o tijolo ecológico, não apenas o material ficará pronto de modo ágil como qualquer obra que dependa do tijolo poderá ser levada adiante mais rapidamente. Com um bom planejamento, o projeto sairá do papel antes mesmo do que foi previsto.

No entanto, o ideal é que, para que o bloco ecológico seja construído, haja um treinamento correto com especialistas. Um suporte técnico de um engenheiro e de um arquiteto também poderá se mostrar necessário. Se for preciso, é possível contar com a Ecomáquinas para tirar dúvidas e facilitar a produção.

Ainda que a criação do tijolo pareça ser muito fácil, o método construtivo exige uma apuração prévia. Muitos mitos circulam a produção desse material e, na maior parte das vezes, isso acaba atrapalhando o processo. Dessa maneira, nunca deixe de contactar o suporte técnico para sanar todas as dúvidas restantes.

Agilidade no manuseio

O manuseio por meio de uma máquina de tijolo ecológico é muito mais ágil do que em qualquer outro cenário. Diferente de outros métodos de produção, que muitas vezes são manuais, a ajuda da tecnologia pode fazer toda a diferença e permitir que o material seja feito em larga escala, com pouca força de trabalho.

Além disso, a utilização do bloco ecológico também poderá fazer com que a velocidade de construção seja acelerada. Diferente de uma obra convencional, que dura um longo período graças à adequação dos materiais ao ambiente, o uso do tijolo ecológico consegue diminuir o prazo da obra, durando cerca de ⅓ do período comum.

Outro ponto muito importante, que também abrange a agilidade do processo, é possível observar que o gasto feito com terceirizados para a mão de obra será muito menor. Outros tipos de despesas também são reduzidas como, por exemplo, a de arquitetos, matérias-primas e engenheiros.

Diminuição de entulho

O entulho é um problema na maior parte das obras, principalmente se ele precisar ficar armazenado bem diante da construção. Com a utilização de materiais convencionais, é possível notar que esses resquícios do projeto servirão apenas para sujar ainda mais o ambiente e, também, para ocupar espaços no local.

No entanto, ao comprar uma máquina de tijolo ecológico, essa preocupação acaba desaparecendo de maneira muito rápida. Isso acontece porque o próprio bloco ecológico pode utilizar os resquícios da obra como matéria-prima para a sua estruturação, evitando desperdícios e gastos.

Por esse motivo, o material é considerado ecológico e ajuda o meio ambiente, reutilizando restos de materiais que, em outros momentos, seriam descartados. O tijolo ecológico é uma ferramenta necessária para reduzir o desperdício e, também, para tornar os impactos ambientais menos frequentes na natureza.

Precisa comprar uma máquina de tijolo ecológico para a sua casa ou empresa? Então entre em contato com a Ecomáquinas.