qua. ago 27th, 2025
como-bancos-estao-usando-a-ia-para-aumentar-seus-lucros-imagem-capa-o-melhor-app

Fonte da imagem FreePik

O uso de inteligência artificial (IA) bancos estão usando a IA e revolucionando a forma como essas instituições operam, levando a um ganho de eficiência, à redução de custos e à geração de lucros.

A tecnologia é aplicada em diversas áreas com os objetivos de otimizar e agilizar processos e melhorar a experiência do cliente.

Bancos grandes como o Itaú se destacam pelo uso de IA e da tecnologia para melhorar suas operações, e isso se reflete nos bons resultados de suas ações (ITSA4 (holding) e ITUB4) na Bolsa.

O foco do banco é usar a tecnologia para facilitar a vida dos clientes e, para isso, tem se mobilizado. Uma das iniciativas mais relevantes foi a criação de uma solução pioneira de inteligência artificial generativa com capacidades conversacionais e transacionais.

No entanto, as fintechs e os bancos digitais também estão investindo no uso de ferramentas de IA como diferencial competitivo.

Neste artigo, vamos explicar de que forma os bancos vêm usando essas ferramentas para automatizar processos, diminuir custos, oferecer serviços financeiros personalizados, detectar fraudes rapidamente, otimizar a concessão de crédito e realizar a gestão de investimentos.

Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.

Automação de processos e redução de custos operacionais

A IA permite substituir tarefas manuais, lentas e repetitivas por sistemas inteligentes e autônomos, que operam com maior velocidade, precisão e escalabilidade.

É possível treinar algoritmos para executar tarefas repetitivas e burocráticas, diminuindo a necessidade de mão de obra para tarefas administrativas e resultando em menos erros, menos retrabalho e mais agilidade.

Inclusive, é possível utilizar chatbots baseados em IA conversacional para atender clientes, tirar dúvidas e executar tarefas simples, como o desbloqueio de cartões, a consulta de saldos, a geração de boletos etc.

Isso reduz a demanda em call centers e agências e permite economizar em pessoal e infraestrutura.

Personalização de serviços financeiros para clientes

Outro uso comum da IA em bancos é na oferta de serviços financeiros personalizados para cada cliente, de acordo com seu histórico bancário, seu perfil de consumo, seu comportamento e suas necessidades.

Usando inteligência artificial e machine learning, as instituições bancárias conseguem oferecer soluções sob medida, adaptadas às demandas e aos objetivos de cada um em tempo real.

Detecção de fraudes com IA em tempo real

A detecção de fraudes em tempo real é outro benefício do uso da inteligência artificial pelos bancos. Sistemas com IA monitoram transações e detectam padrões suspeitos automaticamente.

Assim, podem identificar anomalias rapidamente e bloquear operações, alertar clientes e acionar equipes de segurança quase instantaneamente.

A vantagem disso é evitar perdas financeiras, além de contribuir para a redução do custo de investigações demoradas.

É possível até mesmo usar a IA para prevenção de lavagem de dinheiro: as ferramentas de inteligência artificial monitoram operações suspeitas e identificam transações incompatíveis com o perfil do cliente. Assim, ajudam os bancos a cumprir regulações com mais eficiência e menos custo.

Análise preditiva para concessão de crédito

A inteligência artificial também pode ser usada para realizar análises preditivas e agilizar o processo de concessão de crédito.

Algoritmos de IA são capazes de avaliar os perfis dos clientes com base em dados estruturados e não estruturados, como, por exemplo, o histórico de transações e o comportamento de pagamento e, assim, tomar decisões de concessão de crédito (ou negativa) em poucos segundos.

O benefício é que esse processo diminui o tempo e o custo da análise manual, além de aumentar a precisão e a eficácia das análises e reduzir a inadimplência.

IA na gestão de investimentos e consultoria automatizada

Por fim, a IA costuma ser aplicada para facilitar a gestão de investimentos e realizar consultorias automatizadas e personalizadas. É possível, por exemplo, fazer sugestões de carteiras com base nos objetivos financeiros, no perfil de risco e no momento de vida do cliente.

Em suma, a IA permite que bancos automatizem tarefas, reduzam erros, economizem tempo e operem com muito mais eficiência, ao mesmo tempo em que melhoram a experiência do cliente. Por isso, vem sendo adotada com tanto entusiasmo pelo setor.

By seo01TV