Querendo entrar em contato com a fauna e a flora? Fuja da rotina e conheça destinos deslumbrantes para se conectar com o meio ambiente.
Todo mundo sabe que o Brasil é uma terra repleta de belezas naturais. De norte a sul, são inúmeras cachoeiras, trilhas, rios, parques, cânions e grutas para conhecer – cada um desses lugares reservando um cenário incrível e deslumbrante. E isso mais do que justifica o crescimento do turismo ecológico no país.
Desse modo, que tal organizar para que a sua próxima viagem seja para se conectar com a natureza? Prepare as suas malas e conheça, no texto a seguir, alguns destinos incríveis para desfrutar das maravilhas do meio ambiente.
Amazônia
Pense rápido: qual é o destino brasileiro que não poderia faltar em um texto como este? É claro que estamos falando da Amazônia, um dos principais Patrimônios Naturais do Brasil e autêntico paraíso selvagem. A biodiversidade da região é única no planeta: mamíferos, aves, tartarugas, cobras, jacarés, peixes e anfíbios são apenas algumas das espécies encontradas na imensidão da floresta.
Saiba maisDicas para planejar sua viagem de fim de ano começando em janeiroOs rios – alguns tão grandes que parecem oceanos – transformam-se em corredeiras, em bancos de areia e formam praias fluviais. São centenas de passeios ecológicos possíveis de fazer, incluindo trilhas, viagens de barca, visitas às populações ribeirinhas e até mesmo estadia em hotéis cercados pela floresta. Para quem ama a natureza, é um passeio imperdível e que deve ser feito ao menos uma vez na vida.
Pirenópolis (GO)
Você tem vontade de fazer uma viagem que proporcione paz, tranquilidade e permita conhecer belezas naturais? Já ouviu falar de Pirenópolis, no estado de Goiás? Talvez esse seja o sonhado destino que você procura. O município é cercado por inúmeras cachoeiras que formam lindas bacias, além de ser repleto de fazendas e de outros atrativos naturais que constroem um ecossistema único no país.
O visitante pode percorrer trilhas entre os cerrados, conhecendo paisagens incríveis que só podem ser descobertas ao explorar as maravilhas locais. Além de árvores centenárias, a exuberância de Pirenópolis é destacada ainda pelos cânions, que possuem quedas d’água de 40 m.
Bonito (MS)
“Beleza” é um substantivo muito apropriado para dar nome à cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. “Maravilhosa” e “deslumbrante”, por sua vez, são adjetivos que servem como opções válidas, pois fazem jus à região. Para quem procura uma viagem ecológica inesquecível, essa cidade tem muito a oferecer: cachoeiras, trilhas, rios, cavernas e grutas são apenas alguns dos inúmeros atrativos presentes.
Saiba maisEscape 60 inaugura ‘prisão fantasma’ na Henrique SchaumannA cidade faz parte de um complexo turístico: o do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Ao todo, ele conta com mais de 4 mil espécies de plantas e 2 mil espécies de peixes e outros animais aquáticos.
Inhotim (MG)
Já pensou em combinar um passeio ecológico com cultura? A visita a Inhotim, que fica em Brumadinho, Minas Gerais, é perfeita justamente por essa combinação dos sonhos. Inhotim é o maior museu ao ar livre do mundo, reunindo, em um único espaço, galerias de arte e jardins de Burle Marx, que encantam qualquer visitante.
Além das incontáveis obras de arte, expostas em galerias e em céu aberto, o turista ainda pode aproveitar para conhecer mais de Brumadinho.
Deixando de lado a beleza natural, existem outros atrativos a serem explorados, como o conjunto colonial da Pampulha, que cerca a lagoa da cidade. Há também praças e igrejas históricas. E, claro, não há nada como se deliciar com a apetitosa gastronomia mineira, tornando esse passeio ainda mais especial.
Saiba maisGuarulhos recebe a segunda edição do “Festival do Torresmo e de Churros”Cambará do Sul (RS)
Um destino da natureza pouco explorado, porém tão belo quanto os outros, é a cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. O município abriga uma das paisagens mais deslumbrantes do continente, sendo o lar de cânions com mais de 250 km de extensão, que deixam qualquer visitante encantado.
Em alguns casos, é possível até visitar a borda superior de alguns dos cânions, além de haver a chance de explorar mais as regiões pelas trilhas que adentram a mata fechada. No entanto, justamente por ser um destino “escondido”, o turista deve estar preparado para realmente se conectar com a natureza.