sáb. mar 16th, 2024

A tecnologia proporciona diversas possibilidades no campo do marketing digital, o que não impede a necessidade de ajustes. Afinal, mesmo que se tenha como evitar erros na hora de construir um perfil empresarial nas redes sociais, muitas vezes há dúvidas quanto ao que é melhor inserir ou não em um perfil, bem como atualizações constantes são feitas para otimizar as ferramentas.

Ao aliar ambos os aspectos, é natural que alguns erros sejam cometidos. Mas, mais importante é conhecer os mais comuns para evitá-los e para utilizar as redes de forma cada vez mais qualificada.

Com todas as mudanças propostas pela tecnologia, nos mais diversos segmentos, o marketing digital e as redes sociais sofrem impactos relevantes, principalmente ao considerar as estratégias focadas no relacionamento com os clientes.

Com todo o dinamismo e as complexidades que o mundo moderno impõe no marketing digital, especificamente nas redes sociais, é preciso saber como evitar erros e contratempos. 

Dessa forma, vale conhecer e saber como evitá-los para que seus negócios prosperem nas redes sociais, gerando mais leads e, consequentemente, mais vendas e lucros. 

Esquecer de envolver seguidores nas redes sociais

Diferente de um outdoor, as redes sociais são desenvolvidas para promover conexões entre pessoas, e as marcas não são exceção. 

As conexões são primordiais para desenvolver relacionamento de longo prazo com os usuários, o que permite gerar vendas. 

Para construir uma comunidade dentro de uma plataforma de rede social é fácil e, a princípio, totalmente gratuito. 

Não há nenhuma necessidade de se investir altos orçamentos de marketing. O que é preciso é fazê-los de forma estratégica e direcionada.

Da mesma forma, não é indicado realizar a aquisição de seguidores por meio de softwares. Afinal, mais do que número, é necessário ter uma relação de qualidade para desenvolver o negócio. Mais ainda, a compra de seguidores pode ocasionar punições. 

Dessa maneira, é preciso compreender que obter retornos nas plataformas leva tempo, e o crescimento se dá a partir da nutrição da comunidade online, com marketing de conteúdo e uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca, efetiva mesmo nas redes.

Não ter um calendário de postagens

Os resultados qualificados por meio das redes sociais podem nunca chegar para quem publica com pouca frequência, sem um planejamento adequado. 

A solução em como evitar erros, nesse caso, é criar um calendário de postagens claro e objetivo, considerando as estratégias e o público, agregando valor à experiência junto à marca.

Com a organização de todo o conteúdo, assim como o agendamento de fotos e vídeos, você passa a ter mais tempo para cumprir com outras atividades diárias, amplia o potencial de alcance e nutre os leads que já acompanham o perfil.

Vale lembrar que o planejamento permite que os profissionais de marketing intensifiquem as ofertas, o que resulta em uma comunidade mais engajada e, consequentemente, mais vendas. 

Ignorar e não responder mensagens diretas

As redes sociais estão à disposição para ampliar a comunicação e, no caso de empresas e consumidores, se uma marca ignora ou não responde às mensagens dos usuários pode passar a impressão de que não se importa com o que os clientes têm a dizer. 

Por isso, é preciso se comunicar com o público, responder a perguntas e monitorar as mensagens diretas. 

Empreendedores que possuem um negócio de varejo, como a venda de balança médica digital, devem verificar as mensagens diretas regularmente e entender que essa ação tem importância máxima no relacionamento com o público e para oportunidades de vendas.

Afinal, o contato pode abordar uma dúvida específica para a conclusão de uma compra, ou para que a aquisição seja solicitada, buscando mais detalhes sobre o produto ou serviço oferecido por sua empresa. 

Não dedicar CTAs para outros planos

Se o seu negócio presta serviço de fechamento de sacada com vidro, ou qualquer que seja seu segmento de atuação, é preciso indicar desde o princípio a sua área para seus seguidores e direcioná-los adequadamente pela jornada a partir de CTAs (Call To Action) nas suas postagens. 

Indique aos seus seguidores o que você deseja que eles façam após a leitura da postagem, o que pode ser feito por meio de CTAs no início ou fim do conteúdo, de forma concisa e – preferencialmente – imperativa, como:

  • Clicar em um link;
  • Entrar em um sorteio;
  • Fazer uma reserva;
  • Fornecer um feedback;
  • Responder uma pergunta nos comentários.

Essa interação pode levar a outras ações, até a solicitação do serviço ou a compra de um produto do site e-commerce.

Como evitar erros com conteúdo valioso

Toda postagem feita nas suas redes sociais deve estar relacionada com o seu negócio, mantendo a consistência e constância no conteúdo publicado, pois ele é muito valioso para seus seguidores. 

O tipo de conteúdo publicado, assim como o número de postagens semanais, são favorecidos pelos algoritmos das redes sociais. 

Nesse caso, entenda como evitar erros publicando conteúdo valioso, com foco em assuntos relacionados à marca e que podem ser indicados como pilares da sua empresa, os valores e seguindo um cronograma para a jornada de compra, de modo que o público-alvo saiba o que esperar do seu negócio. 

Com isso, você tem um campo para abordar e interagir com os clientes que compartilham os mesmos interesses. 

Conclusão

A partir do momento que você sabe como evitar erros quanto à implementação das redes sociais nos negócios, é possível aprender ainda mais, e então prestar atenção às análises digitais e descobrir o que funciona melhor para sua empresa.

Por fim, é possível prosperar no ambiente digital, evitando esses erros relacionados ao marketing nas redes sociais.