qui. dez 1st, 2022

Galgo S.A. criou sistema de padronização de informações no mercado financeiro que abrange 85% dos players. Agora, empresa mira novo nicho com a Border Pro, com investimento próprio de R$ 2 milhões 

A Galgo S.A., criadora do sistema de mesmo nome – responsável por administrar e padronizar a troca de informação do mercado de capitais – lança em novembro uma nova plataforma inteligente, a Border Pro, com foco nos cerca de 700 gestores de fundos que atuam na indústria financeira nacional. O investimento inicial é de R$ 2 milhões, em recursos próprios. Com o projeto, o objetivo é dobrar o faturamento e o número de funcionários do grupo em cerca de cinco anos.  

O diretor superintendente da Galgo, Aloísio Corrêa, explica em qual lacuna a Border Pro atuará. “Somos uma empresa cujo negócio é oferecer integração, eficácia, racionalização de processos, e o que está acontecendo nesse mundo de distribuição de fundos é a mesma coisa que acontecia há dez anos, cada um mandando um tipo de e-mail, sem padrão na informação. Com uma tecnologia mais moderna, já em nuvem, e conceitos mais avançados, iremos gerar essa padronização necessária”, afirma. 

Na carona da expertise do Sistema Galgo, lançado há dez anos e que hoje detém 85% dos fundos de investimento em sua base (122 clientes), a plataforma vai servir para dinamizar o fluxo de operações de compra e venda de cotas de fundos. A empresa já iniciou as prospecções com grandes players e espera, ainda este ano, que o inédito sistema já esteja em operação. A meta inicial de curto prazo é conquistar quase metade (300) dos gestores de fundos de investimentos. 

“A palavra que define a plataforma é transparência. É exatamente isso que ela proporciona, com agilidade, robustez e segurança já herdadas do sistema Galgo. Na prática, ela vai integrar gestores e administradores, organizar e centralizar os dados. Depois da compra ou venda dos ativos, por exemplo, o processo operacional seguirá acontecendo dentro da plataforma”, explica o Product Owner (PO), Rodrigo Silva. 

A plataforma, que chega com uma proposta pioneira, foi arquitetada minuciosamente nos últimos dois anos por especialistas em finanças e tecnologia. O novo sistema Border Pro foi desenvolvido pela alemã GFT. Com conceito alinhado à operação, o nome do produto, que faz alusão a uma raça de cães, como o do sistema pioneiro, Galgo, é inspirado nas características deles, como rapidez, inteligência e lealdade. 

Durante 10 anos, o Sistema Galgo reinou quase absoluto no mercado, mas os desafios que surgiram a partir das inovações tecnológicas e da revolução vivenciada pelo sistema financeiro, com o surgimento de milhares de startups e fintechs, fizeram a empresa investir em novos produtos e clientes. Atualmente, entre aqueles que utilizam o sistema Galgo, estão instituições consagradas como XP, Nubank, Inter Banco Safra, JP Morgan e CreditSuisse, dentre outros. 

Com números expressivos mesmo durante a pandemia, a Galgo S.A. já projeta uma expansão de 14% neste ano na comparação com 2020, forte base comparativa. Os resultados levaram novos projetos, como este da Border Pro, uma das principais apostas no curto e médio prazo da companhia.  

Contexto da Galgo 

A Galgo nasceu em um cenário de mercado de capitais que apresentava ausência de padronização, excessivas intervenções manuais e soluções individualizadas e independentes. Daí, surgiu a necessidade de otimização das transferências de dados entre instituições. Nesse contexto, começou a se desenhar uma solução inovadora, desenvolvida pelas próprias instituições participantes do mercado financeiro e de capitais, dando origem ao Sistema Galgo, responsável pela padronização e centralização das transferências de informação de fundos e carteiras administradas, de maneira ágil e confiável. 

SOBRE A GALGO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES S.A. 

A Galgo Sistemas de Informações S.A. (Galgo S.A.) é uma sociedade por ações de capital fechado responsável por administrar sistemas informatizados, destinados a padronização e otimização das transferências de informações entre instituições que atuam ou prestam serviços nos mercados financeiro e de capitais.  

https://www.galgosistemas.com.br/institucional