qua. nov 30th, 2022

Responda para mim: se olhar para suas despesas e orçamentos do ano passado, diria que poderia ter economizado mais dinheiro? 

Se a resposta foi ‘sim’ e você quer saber melhor como controlar seus gastos, sejam os pessoais ou aqueles contidos em sua empresa de gestão industrial, então, vem com a gente!

1- Seja específico com o quanto você deseja economizar

Desde o início, defina uma quantia exata que deseja economizar até o próximo ano. A partir daí, pode definir incrementos mensais à medida que chegar cada vez mais perto desse número final. 

Economizar por capricho não é muito benéfico a longo prazo. Sem uma quantia ou meta específica em mente, não há uma grande capacidade de acompanhar seu progresso ou descobrir quanto precisa ser economizado semanalmente ou mensalmente.

Pense comigo: uma empresa de plataforma de divulgação não irá dar o start em um grande projeto, achando que dali dois dias tudo estará terminado. É exatamente o seu caso.

2. Como você vai economizar dinheiro?

Existem muitos métodos que podem ajudá-lo a economizar dinheiro. Então, é importante determinar o que faz mais sentido para você. Algumas opções a considerar:

  • Corte gastos desnecessários: Todos nós podemos cortar alguns gastos desnecessários. Isso significa: encerrar uma conta de streaming que não usa, diminuir os gastos com seu café favorito ou reduzir as compras on-line.
  • Encontre trabalho extra: Se você tiver tempo em sua agenda, encontrar um trabalho extra para ganhar dinheiro a mais pode ser uma boa opção. Seja de redator ou de garçom, dedique os fundos feitos lá para sua iniciativa de economia.
  • Venda suas coisas: Tem roupas que você queria vender? Um vestido que não lhe serve mais ou outras vestimentas que ainda estão em boas condições? Há uma infinidade de sites e aplicativos que permitem essas vendas. 

3- Descubra onde colocar os novos fundos

A Indústria 5.0 nos deu inúmeras novas oportunidades. E uma delas são os investimentos facilitados. Hoje, qualquer um entenderá um pouco sobre ações e outros meios de ganhar dinheiro… basta querer.

Então, à medida que você acumula seus fundos extras, precisará encontrar um local seguro e benéfico para armazená-los. Aqui estão algumas opções a serem consideradas:

  • Conta Poupança: Básico mas eficiente, com uma conta poupança você ganhará juros sobre a conta, mas não é uma taxa tão interessante. Ainda poderá sacar e movimentar o dinheiro, se necessário.
  • Certificado de Depósito Bancário: Quando coloca seus fundos no chamado CDB, você não estará disponível para sacá-lo até que tenha atingido o tempo estipulado. Isso pode ser bom, já que esquecerá da quantia, mas em caso de emergência haverá este grande empecilho.
  • Conta do mercado monetário: As contas do Mercado Monetário têm taxas de juros benéficas associadas a elas. No entanto, pode conter restrições sobre quanto precisa ser colocado inicialmente e com que frequência o titular pode sacar. Se está confiante de que pode mantê-lo lá sem precisar muito dos fundos, essa pode ser a opção certa para você.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.