ter. nov 29th, 2022

Decoração é algo bastante pessoal, mas, apesar disso, alguns itens são considerados tradicionais e essenciais em um projeto de decoração.

Este é o caso de itens como espelhos, tapetes, cortinas, abajures. No entanto, é possível usar a criatividade e apostar em itens que saem dos padrões, como  o porta bolsa personalizado.

Veja abaixo 5 itens de decoração para você ter na sua casa e como usá-los.

1. Espelho

Espelhos são ótimos para decoração pois conferem amplitude ou profundidade aos ambientes, ou seja, fazem com que o ambiente pareça maior do que é de fato.

Por isso, são indicados como objeto de decoração, principalmente, em ambientes pequenos, lavabos e corredores.

Apesar disso, é preciso estar atento pois existem modelos de diversos tamanhos e funcionalidades. 

Assim, se os espelhos verticais são utilizados para ampliar a altura e são indicados para ambientes com pé-direito alto, enquanto os horizontais devem ser usados para ampliar a largura.

Outra dica é ficar atento a cores e outros objetos que serão duplicados com o uso de espelhos para não criar um visual poluído. Além disso, ele não deve refletir no banheiro ou na lavanderia, por exemplo.

Os espelhos ficam ainda mais bonitos quando apresentados em formatos diferenciados como bisotê, redondo ou em formas geométricas.

2. Porta bolsa personalizado

O porta bolsa além de organizar o ambiente, também serve como um objeto de decoração. Você pode utilizá-lo usando a criatividade, para além de pendurar bolsas, pendurar chapéus, ecobags com mensagens interessantes e outros itens de acordo com a sua criatividade.

No entanto, é preciso saber escolher seu porta bolsa. Assim, ao invés de escolher qualquer modelo, você pode optar por um porta bolsa personalizado.

Além do modelo, é importante verificar se ele suporta o peso daquilo que você pretende pendurar. Nesse sentido, é recomendável escolher modelos que possam ser fixados na parede com parafuso.

Há ainda a opção de usar fita dupla face para fixá-lo, mas não deixe de conferir o peso que ela suporta.

Os locais mais indicados para fixar o porta bolsa é em um local de passagem próximo a porta ou no closet. Você também pode pendurá-lo na porta e existe um modelo portátil que você pode levar na bolsa.

3. Cortinas

As cortinas tem muitas funções: 

  • Garantir privacidade;
  • Controlar a luminosidade;
  • Proteger os móveis do excesso de sol;
  • Proporcionar conforto térmico dentro de casa;
  • Incrementar a decoração.

Além de tudo isso, existem cortinas de vários materiais, como:  o veludo, a seda, o algodão, o linho, o voal e o chiffon. Cada uma possui suas características por isso são adequadas a ocasiões diferentes.

Quanto ao quesito instalação, as opções são o trilho suíço no forro ou o varão, instalado direto na parede. Vale ressaltar que no caso do varão, ele também entra como objeto de decoração, por isso é importante saber escolhê-lo.

4. Abajures

Os abajures são excelentes objetos de decoração pois além de decorar também transmitem mais aconchego e elegância ao ambiente. 

Existe uma grande variedade de formas, modelos, cores e tamanhos, adequados para cada cômodo da casa. Dessa forma, nas salas, dê preferência a modelos verticais, ou seja, em abajures que ficam diretamente no chão. Já nos quartos, a melhor opção são os modelos de mesa.

5. Tapetes

Assim como o abajur, o tapete é um item de decoração que traz aconchego ao ambiente, além de dar personalidade, melhorar a acústica e a sensação térmica.

No entanto, é preciso estar atento ao tamanho do tapete para escolher o certo para o seu ambiente. Para isso, considere a medida dos móveis e do ambiente.

Assim, para definir ambientes utilizando o tapete, ele deve ser de 15 a 20 cm maior do que a área que está definindo. Caso ele englobe o sofá, deve entrar por baixo dele por cerca de 10 cm ou até um pouco mais nos casos em que o sofá encostado na parede. Mas se for utilizar poltronas, elas devem estar totalmente sobre o tapete. E nos casos de sala de jantar, o tapete deve ter um tamanho que permita mover as cadeiras sem que ele enrosque.

Conclusão

Todo ambiente tem uma decoração, mesmo quando você não pensa nela. Existem diversas formas de decorar um ambiente que varia conforme ogosto de quem vive nele.

Uma decoração pode ser simples e neutra ou bem trabalhada e com bastante personalidade. Mas em qualquer um dos casos, alguns itens são essenciais e estão sempre presentes.

Cortinas, tapetes, abajures, espelhos e até porta bolsa personalizado, podem ser utilizados na decoração de uma casa. Qualquer coisa pode ajudar a compor seu projeto de decoração, por isso, na hora de decorar o importante é usar a criatividade.