qui. dez 1st, 2022

Tudo o que a maioria das pessoas deseja é ter uma noite de sono bem dormida, certo? Mas com uma rotina cada vez mais agitada, repleta de tarefas e a correria diária, fica cada vez mais difícil conseguir ter seu sono completamente regulado. 

E claro que isso reflete diretamente em você, executando sua função na sua empresa de automação predial de forma negativa, tendo picos mais frequentes de estresse, ansiedade, tendo uma rotina pior, entre diversos outros malefícios que uma noite ruim de sono pode causar. 

Mas como fazer para conseguir regular o sono e poder ter uma noite tranquila de descanso? Como conseguir fazer com que você durma bem e consiga ter uma rotina melhor no dia seguinte? No post de hoje, separamos 5 métodos que vão te ajudar a regular o seu sono, preparado? Então vamos lá!

  1. Tenha uma rotina e determine a hora que você tem que acordar

A primeira dica para quem quer regular melhor seu sono é criar uma rotina e segui-la a risca, através dela, você vai conseguir organizar muito melhor os seus horários, tarefas, atividades e tudo que vai fazer durante seu cotidiano, evitando que você perca a hora para dormir, ou se prolongue muito por falta de planejamento. 

Estabeleça um limite para terminar suas atividades e busque incluir nessa rotina, uma hora correta para você dormir e acordar. Planeje um horário regrado em seu despertador que seja o suficiente para você descansar bem durante a noite e ficar disposto para exercer seu papel na gestão industrial de sua empresa no dia seguinte. 

  1. Evite o consumo de cafeínas e estimulantes à noite e não aperte o botão soneca

Um método valioso é evitar o consumo de qualquer tipo de cafeína ou produto que estimule a perda do sono, como café, energético, ou qualquer outro alimento que você possa ingerir e te deixa acordado com o sono inibido. Se for para consumi-los, faça isso durante o dia e não estenda isso para a noite. 

Além disso, é sempre importante evitar de todas as formas e com todas as suas forças, de ficar apertando o botão soneca. É quase que uma rotina acordar e colocar aqueles famosos 5 minutos a mais, mas quando você foi ver já se foram 30 minutos e todos seus planos e rotinas foram atrasados, então busque despertar sempre na hora, para cumprir seu cronograma e não começar seu dia na correria e estressado. 

  1. Ajuste a exposição à luz e tome cuidados com a iluminação do seu quarto

Sempre que vamos acordar, é preciso tomar um certo cuidado em relação a luz, nada de acordar e já ir pegando o celular ou dando um choque para a sua visão, busque sempre ir aos poucos, para sua vista ir se acostumando. 

Também é importante ajustar a iluminação do seu quarto para que ela seja ideal para você, busque sempre deixar seu quarto bem escuro, utilize cortinas blackout e apague todas as luzes para que seu sono seja mais profundo e de maior qualidade. 

  1. Coma cedo e pratique exercícios físicos

Você já passou minutos e até mesmo horas se revirando na cama porque tinha comido demais? Isso é mais normal do que você imagina e dormir de barriga cheia é sempre um desafio para qualquer pessoa, por este motivo, busque sempre regrar sua alimentação, e consumir os alimentos sempre com antecedência, ao menos uma ou duas horas antes de dormir. 

Procure se alimentar de forma leve durante a noite, isso também ajuda a dormir mais rápido e de forma mais profunda, além disso, pratique exercícios físicos com regularidade, isso ajuda a seu corpo ficar mais cansado e você ter um sono mais profundo e regulado.

  1. Desligue telas e monitores no mínimo meia hora antes de dormir

Por fim, sabemos que grande parte das pessoas fica em frente às telas o dia inteiro, sejam elas de computador, trabalhando com marketing de relacionamento por exemplo, celular ou televisão, mas antes de dormir, é sempre importante dar uma pausa antecipada das telas. 

Isso faz com que sua vista já comece a descansar com antecedência e faça seu cérebro dar uma relaxada, então busque sempre meia hora antes de dormir, desligue todos os aparelhos eletrônicos e relaxe um pouco sua mente e sua vista. 

Você tem dificuldade para dormir? É difícil regular seu sono? Conte sua experiência para gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse texto com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.