qua. nov 30th, 2022

Você sofre com a sudorese? Se manter saudável e buscar meios de garantir o bem-estar é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas. Por isso, condições e situações que já foram consideradas normais não são mais e se tornam alvos de mudanças. 

Um caso bem comum é a busca por um especialista em Rinoplastia, profissional capaz de oferecer alterações permanentes no formato e tamanho do nariz, dando ainda mais harmonia para o rosto.

Esse é um caso de modificação relacionado à beleza, mas há situações em que o desconforto gera constrangimento, como é o caso da sudorese. Ao longo do texto você poderá entender mais sobre esse problema e como se livrar dele, confira! 

O que é sudorese?

A transpiração é algo que faz parte do funcionamento do nosso organismo e tem como objetivo regular a temperatura. Não é à toa que suamos quando o ambiente está muito quente ou fazemos algum exercício físico. 

Em determinadas situações, nosso corpo costuma liberar um fluído por meio das glândulas sudoríparas. É justamente esse ato de produzir e exalar o suor que é conhecido como sudorese. 

Ou seja, em quantidades normais, o suor é algo comum e importante para nossas vidas. O problema acontece quando há um excesso que pode causar desconforto e até mesmo atrapalhar certas atividades. 

Neste caso, a sudorese excessiva também passa a ser conhecida como hiperidrose, resultado de uma disfunção. Áreas como as mãos, axilas, pés e rosto costumam ser os mais afetados.

O que pode estar fazendo você suar mais do que o normal?

Ao falar sobre a sudorese, também é importante pontuar fatores que podem causar o suor em excesso. Isso porque, diversos tipos de fatores podem afetar esse aspecto do corpo, seja algo físico ou emocional. 

Estresse e ansiedade

O suor em excesso pode ser resultado de questões emocionais. Por isso, o estresse ou a ansiedade costumam ser um dos grandes desencadeadores da sudorese.  

Em geral, quando a pessoa está lidando com momentos estressantes ou situações que desencadeiam a ansiedade, o organismo costuma ter uma reação imediata

Nesses casos, o ritmo cardíaco costuma aumentar e a adrenalina e diversos hormônios são liberados. Logo, as glândulas apócrinas e écrinas produzem o suor excessivo. Aliás, o suor costuma ser acompanhado de tremores, taquicardia e falta de ar.  

Desequilíbrio hormonal

Qualquer desequilíbrio hormonal pode trazer uma série de consequências para o corpo, gerando desconforto. O suor em grandes quantidades também pode ter relação com esse descontrole. 

Ao sofrer com este problema, a pessoa pode ter as famosas “ondas de calor” pelo corpo. Um dos exemplos mais comuns é a menopausa.

Diabetes

Para quem tem diabetes, o suor excessivo pode ser algo recorrente. Primeiramente, porque isso pode ser uma reação do organismo quando o nível de açúcar no sangue está baixo, conhecido como hipoglicemia. 

Ao mesmo tempo, dependendo dos medicamentos, essa sudorese pode ser uma reação comum. A insulina, por exemplo, apesar de extremamente importante para esses pacientes, tem como efeito colateral o possível aumento da produção de suor.

Obesidade

Pessoas acima do peso também podem sofrer com o suor em excesso. Isso porque, a própria gordura atua como um isolante térmico e eleva a temperatura do corpo.

Com isso, a reação do organismo é produzir mais suor, justamente para buscar um equilíbrio. 

Efeito colateral de antidepressivos

A sudorese também pode ser causada pelo efeito colateral de remédios antidepressivos. Pacientes que precisam desse tipo de tratamento devem conversar com seu médico. Em alguns casos, a troca é possível. 

Como se livrar do suor excessivo?

Além de identificar os motivos que podem causar a sudorese, também é essencial conhecer maneiras de lidar com o problema e até mesmo se livrar dele. Por isso, acompanhe nossas dicas a seguir!

Invista em roupas leves de tecidos naturais

O tipo de roupa que você usa pode ajudar muito na produção de suor em excesso. Por isso, uma boa maneira de evitar o problema é optar por peças mais leves, que facilitam que sua pele respire tranquilamente. 

À medida em que você usa roupas com tecidos naturais e que são mais benéficos para a pele, a tendência é ter uma transpiração mais controlada

Controle a temperatura do ambiente

A temperatura elevada no ambiente em que você costuma ficar, com certeza irá aumentar a sudorese do corpo. Por isso, pense em alternativas para torná-lo mais agradável e fresco. 

Atualmente, é possível contar com ventiladores, climatizadores e ar-condicionado. A escolha do aparelho depende de suas demandas e condições financeiras. Porém, o resultado é o mesmo: ter um local menos quente. 

Tenha uma dieta saudável para controle do peso

Ter uma boa dieta é algo que pode trazer uma série de melhorias para seu corpo e, claro, contribui para a diminuição do suor. Ao ingerir alimentos saudáveis e manter o peso controlado, você evita a sudorese excessiva.  

Vá ao médico

Em qualquer caso de distúrbios no organismo, consultar um médico é algo muito importante. Por isso, quando o assunto é sudorese, não deixe de procurar um profissional para um diagnóstico completo. 

Somente alguém preparado poderá fazer um bom diagnóstico, identificando as causas e repassando os cuidados certos para você lidar com o problema. 

Considere a cirurgia para retirada das glândulas sudoríparas

Em casos extremos, em que outros tipos de tratamentos não são eficazes, a pessoa pode buscar pela cirurgia. Ou seja, o procedimento é indicado quando medicamentos e outros cuidados não funcionaram. 

Nesse sentido, a Ressecção de Glândulas é um processo em que elas são retiradas por meio de uma sucção. A cirurgia consegue não só eliminar o suor em excesso, como também o mau cheiro. 

 Conclusão

A sudorese em si é um processo natural do nosso organismo, feito para equilibrar a temperatura do corpo. No entanto, o suor em excesso pode causar uma série de desconfortos. 

Ao lidar com um problema como esse, é essencial procurar pela causa. Como vimos, a raiz pode ser física ou até emocional. De qualquer forma, é indicado procurar um especialista para respostas completas.