qui. nov 7th, 2024

O marketing em e-commerce é uma parte essencial de toda empresa que atrai e fideliza os seus clientes. 

Isso porque, o marketing hoje é a maneira mais eficiente de transformar clientes em verdadeiros fãs da marca. 

Utilizando as técnicas corretas qualquer empresa pode ter sucesso e se estabelecer no mercado, até mesmo pequenos empreendedores.

Isso porque, a cada ano surgem novas empresas com produtos muito semelhantes, mas mesmo com a concorrência acirrada o que importa é a fidelização do cliente. 

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Neste sentido, pode-se dizer que a comunicação é a chave para o marketing digital, uma vez que ao utilizar essa estratégia a marca cria um vínculo com o cliente. 

Vínculo esse que tem como objetivo principal conhecê-lo melhor, criar uma relação e atender às suas necessidades de uma maneira mais personalizada. 

Embora o preço seja um grande atrativo, não podemos negar que os valores, as bandeiras e a conexão com o público são os verdadeiros diferenciais de uma empresa. 

Sabendo da importância do marketing digital para a saúde de um empreendimento, desenvolvemos um conteúdo onde iremos abordar as técnicas usadas por empresas de e-commerce através da gestão de marketing e vendas. Acompanhe!

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Primeiros passos antes de começar o marketing digital

Toda empresa deve utilizar o marketing digital para construir um relacionamento e se estabelecer no mercado e garantir uma boa gestão de pessoas faculdade

No entanto, antes mesmo de qualquer tipo de decisão é imprescindível conhecer o seu cliente, em outras palavras: segmentá-lo. 

Conhecer os seus comportamentos, dados econômicos, estilo de vida, objetivos, expectativas e medos são fundamentais para a construção do relacionamento. 

Nessa etapa o objetivo é identificar os subgrupos que existem e assim, determinar quais estratégias serão utilizadas para cada um deles. 

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Além disso, é importante saber onde o seu público está. A internet é um lugar muito grande e atirar para todo lado, pode não ser a melhor decisão. Portanto, saber onde ele está e o que ele precisa é muito mais importante do que querer vender. 

Quando uma empresa foca somente nas vendas e não na construção do relacionamento, ela tende a colocar esforços em todos os lugares, o que pode não gerar grandes resultados. 

No entanto, quando se coloca todo o conhecimento em cima do público certo, as vendas acontecem naturalmente. Isso porque, aquele determinado público se identifica com as dores, propósito da sua marca muito além do seu preço de produto. 

Quem deve utilizar o marketing digital 

Todas as empresas de todos os portes devem investir em marketing para atrair, reter e fidelizar clientes. Isso porque, a maneira como a marca é construída e o relacionamento que ela tem com o público muitas vezes, vale mais do que o preço do serviço ou produto. 

O marketing digital acompanha o consumidor durante todo o processo de compra e utilizar as estratégias corretamente possibilitam resultados muito mais assertivos. 

Portanto, seja uma empresa grande ou um novo empreendimento, o recomendado é investir em marketing digital desde o lançamento. 

Assim, o público-alvo acompanha a jornada de desenvolvimento e maturação da marca e claro, construindo uma comunidade desde o início. 

Os benefícios de se ter um público engajado desde o começo são inúmeros, pois economiza-se esforços com o marketing a longo prazo. 

Pois a marca sempre terá uma presença forte em todos os canais que estiver, seja nas redes sociais ou no seu próprio blog, por exemplo. 

Técnicas de marketing digital para fidelizar clientes

Grande parte da audiência de uma marca está na internet e por isso, as estratégias de  marketing digital tem sido a melhor maneira de atrair e reter clientes. Além dos cursos de gestão de pessoas e liderança ead.

Tenha uma identidade marcante

Para fidelizar clientes é fundamental pensar em todos os aspectos da marca. Por isso, uma identidade forte é o que faz com que o público se identifique com ela. 

Muito além do logo e das cores da empresa, ter uma marca forte significa que ela é baseada em valores e bandeiras concretas. 

É através do marketing digital que as empresas constroem a sua imagem e geram conexão com o público. Tornando-os verdadeiros fãs. 

Mostrar o que a empresa acredita e sempre se posicionar perante o público, certamente é a melhor maneira de ter uma identidade marcante. Além disso, você terá clientes que realmente se assemelham com os valores da empresa. 

Produza um conteúdo de qualidade 

Tanto o e-commerce de grandes empresas, quanto de pequenos negócios de sucesso tem uma coisa em comum: a criação de conteúdo e o curso de empreendedorismo a distância.

Seja nas redes sociais, nos sites institucionais ou em blogs o conteúdo está presente. Isso porque, quando desenvolvido com estratégia ele educa, atrai e retém o seu cliente. 

No entanto, a jornada de compra de um possível cliente pode ser longa e, por isso, as estratégias precisam ser desenvolvidas a longo prazo. O marketing digital pode ser entendido como uma esteira, que acompanha o cliente em toda a sua jornada. 

Entre os principais tipos de conteúdos estão: 

Cada um deles pode ser utilizado em um canal de comunicação diferente, através da gestão de marketing e comunicação. Tudo depende do público-alvo e intenção. 

Crie conexão com o seu público

As redes sociais são fundamentais para se relacionar com o público. Isto é, criar um vínculo e fazer com que a marca esteja presente no seu dia a dia. 

As plataformas permitem que os conteúdos da marca sejam distribuídos e também possibilitam a interação, construindo assim um relacionamento. 

Portanto, a melhor maneira de garantir bons resultados através do marketing digital é criando conteúdo, conversando, respondendo comentários, apoiando e prestando suporte de qualidade ao cliente e com a gestão comercial e marketing ead

Ter dados sobre o seu público permite que você saiba como ter um atendimento personalizado. 

Use os conteúdos dos seus clientes

Nas redes sociais é muito comum ver clientes divulgando os produtos que mais gostou de comprar de uma determinada marca. As estratégias do marketing permitem que os clientes ganhem visibilidade, voz e se sintam parte de algo maior. 

Deste modo, a melhor maneira de fazer com que os clientes gerem conteúdo para a marca é incentivá-los com um bom atendimento antes e depois da venda.

Em caso de produtos físicos a embalagem personalizada e brindes extras também podem ser uma excelente alternativa. 

Nos casos de empresas maiores, com atendentes, pode-se utilizar estratégias para bonificar as melhores performances. Dessa maneira, eles ficarão estimulados a atender os seus consumidores de modo mais humanizado e com mais vontade de retê-los. 

Crie um programa de fidelidade

Dentro das estratégias de marketing digital e da gestão estratégica de marketing e vendas, o programa de fidelidade faz com que o público se sinta pertencente à uma comunidade. 

Neste sentido, os programas de benefícios são grandes aliados  quando se trata de retenção dos clientes. 

As recompensas online permitem que os clientes tenham descontos, recebam notícias de lançamentos antecipadamente e até mesmo um espaço destinado para os fãs da marca. 

Estudar quais são as melhores opções, levando em consideração o público e o que ele precisa, não é uma tarefa difícil. Muitas vezes, basta perguntar. Clientes que se identificam com a marca sempre farão questão de participar das decisões. 

Portanto, para saber qual o melhor tipo de benefício, o melhor é questioná-los através das redes sociais e até mesmo através de formulários. 

Utilize o e-mail marketing 

Utilizar o e-mail marketing no pós-venda é uma das ferramentas mais poderosas dentro do marketing digital e da gestão de marketing e branding. Isso porque, ele utiliza duas estratégias que permitem a fidelização do cliente. 

A primeira estratégia consiste em antecipar as necessidades do cliente, baseando-se em sua compra, além de enviar um e-mail de agradecimento, pode-se utilizar de conteúdos já criados para educá-lo sobre algo dentro do universo da marca. 

A segunda estratégia é utilizar a compra do seu cliente como um outro meio de dar a ele uma solução. 

Por exemplo, caso ele tenha comprado uma impressora que utiliza cartuchos de tinta, o recomendado nesse caso seria enviar um e-mail a cada um mês lembrando que possivelmente, a tinta pode estar acabando. 

Usar o histórico de compra para antecipar as necessidades do seu cliente, antes mesmo que ele comece a procurar por elas, é a melhor maneira para retê-lo. 

Com as estratégias bem definidas a empresa tende a crescer e se solidificar no mercado, além de criar um vínculo verdadeiro com o seu público. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.