SEO e CEO são duas siglas que fazem parte do universo corporativo, mas a diferença entre elas vai muito além de uma única letra.
De um lado temos o SEO, um conjunto de estratégias que otimizam as páginas de um site, para que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.
A internet trouxe uma série de mudanças no modo como as marcas divulgam seus produtos e serviços, e estar bem posicionado nesse ambiente é crucial para o sucesso dos negócios.
No marketing digital, uma das melhores e mais importantes estratégias é o SEO, pois é com esse recurso que a organização chega ao conhecimento de sua audiência, promovendo seus produtos e serviços de maneira orgânica.
Na outra ponta existe o CEO, uma das posições mais desejadas dentro das corporações. Trata-se do cargo mais alto dentro de uma empresa e os resultados trazidos por ele variam de acordo com o tamanho e o segmento do negócio.
Para evitar confusão entre seus conceitos, neste artigo, vamos explicar o que é CEO e SEO e mostrar os benefícios da otimização de sites para os negócios. Confira!
- Entenda o que é CEO
- O que é SEO?
- Vantagens do SEO para as empresas
- 1 – Grande quantidade de usuários
- 2 – Aumenta as chances de conversão
- 3 – Diminui o custo de aquisição de clientes
- 4 – Funciona o tempo todo
- 5 – Estratégia de longo prazo
- 6 – Influencia a decisão de compra
- 7 – Ajuda a captar clientes
- 8 – Melhora as referências do site
- 9 – Impulsiona as vendas online
- 10 – Aumenta a participação no mercado
- Considerações finais
Entenda o que é CEO
CEO é uma sigla para Chief Executive Officer, que em português é traduzido como Diretor Executivo. O presidente e o CEO de uma empresa possuem funções diferentes, mas o termo passou a fazer parte das empresas por conta da globalização.
As corporações precisam de alguém que seja responsável pelos processos estratégicos e a visão da corporação no mercado Internacional.
Dentro de uma rede de gráficas especializadas em impressão de adesivo transparente, por exemplo, o CEO é a personificação da maior autoridade na hierarquia organizacional.
Contudo, mesmo que seja o responsável pelas estratégias e visão da companhia, nem todas contam com um diretor executivo. Algumas empresas possuem um diretor geral, visto que o CEO é mais comum dentro das multinacionais.
Para ocupar esse cargo, o profissional precisa de competências e habilidades específicas que os capacitem para liderar a corporação. Dentre suas principais funções estão:
- Definir a missão e o propósito da empresa;
- Mediar executivos, investidores e conselho;
- Liderar a cultura organizacional;
- Tomar decisões de grande impacto;
- Ter visão global;
- Estruturar estratégias e objetivos.
Sua presença é importante porque se trata do maior representante da companhia no mercado. O sucesso do negócio depende da imagem do CEO, que precisa ser pragmática e competente.
Ele também se faz necessário para que as ações da companhia se valorizem substancialmente, além de ser fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores.
O que é SEO?
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido como “otimização para motores de busca”.
Trata-se de um conjunto de estratégias que otimizam as páginas de um site ou blog, de modo que elas se posicionem entre os primeiros resultados de pesquisas orgânicas.
Negócios dos mais variados tipos, como uma empresa de arquitetura especializada em escritório planejado em l, investem nessa prática porque a cada segundo milhões de pesquisas são feitas na internet sobre determinado assunto.
Os usuários querem esclarecer suas dúvidas e solucionar suas necessidades por meio delas, principalmente no Google.
O objetivo do buscador é oferecer a melhor experiência para as pessoas. Por essa razão, ele organiza todos os conteúdos em um ranking, onde o primeiro lugar é ocupado pela melhor resposta.
Quem aparece entre os três primeiros links recebe cerca de 30% dos cliques, por outro lado, sites que estão da segunda página em diante recebem apenas 0,78% nos cliques.
Cada vez que alguém pesquisar alguma coisa é uma oportunidade para a empresa se destacar, oferecendo a melhor resposta para a dúvida. Isso acaba por aumentar a visibilidade do negócio e gerar tráfego orgânico.
Só que para chegar lá, a empresa precisa mostrar que tem a melhor resposta, o que vai muito além de produzir excelentes conteúdos.
Na verdade, trabalhar com SEO também é garantir boa usabilidade, proporcionar leitura agradável e construir autoridade de mercado.
É importante lembrar que o SEO é uma estratégia orgânica, portanto, não envolve mídias pagas. É justamente por esse motivo que ele aumenta o retorno sobre os investimentos (ROI) e reduz o custo de aquisição de clientes.
Vantagens do SEO para as empresas
Uma escola com o maternal integral tem acesso a diferentes vantagens ao trabalhar as estratégias de SEO. Dentre as que mais se destacam estão:
1 – Grande quantidade de usuários
Cerca de 93% das atividades online começam pelos mecanismos de pesquisa, além de 40.000 pesquisas a cada segundo e aproximadamente 3,5 bilhões de pesquisas por dia.
Isso significa que os negócios têm inúmeras oportunidades de serem encontrados por meio dos motores de busca, afinal, seu público-alvo também está lá.
2 – Aumenta as chances de conversão
O tráfego proveniente das estratégias de SEO consegue converter mais do que qualquer outra fonte. Ou seja, mesmo que você invista em tráfego pago, as visitas só vão acontecer enquanto pagar pelas estratégias.
Por outro lado, se uma loja de banco de mobilete original souber se posicionar organicamente nos motores de busca, consegue transmitir credibilidade e obter mais conversões.
3 – Diminui o custo de aquisição de clientes
Custo de aquisição de clientes (CAC) é o quanto a empresa paga para conquistar um cliente novo. Por meio das estratégias de SEO, é possível diminuir esse investimento, principalmente em relação a outras estratégias pagas.
Vale muito mais a pena contratar um profissional especializado em otimização de páginas do que pagar constantemente por anúncios que só vão surtir efeito enquanto houver dinheiro circulando.
Além disso, os consumidores sabem quando um conteúdo é pago ou não e dão muito mais credibilidade para as empresas que se posicionam de maneira orgânica.
4 – Funciona o tempo todo
As estratégias de SEO de uma imobiliária especializada em aluguel sala privativa vão funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
A classificação não desaparece da noite para o dia, portanto, o gestor pode aumentar o tráfego do site institucional a qualquer momento.
Se as páginas conquistarem uma boa classificação nos buscadores, eles se encarregam de promover o negócio durante as pesquisas orgânicas.
5 – Estratégia de longo prazo
As estratégias de otimização são de longo prazo, e embora levem cerca de 6 a 12 meses para trazer resultados, eles são muito mais duradouros do que qualquer outra prática.
Em outras palavras, quando a companhia consegue uma boa classificação, dificilmente ela será tirada dali. A única coisa que pode mudar essa situação é se alguém publicar um conteúdo melhor ou se houver alguma mudança nos algoritmos do Google.
6 – Influencia a decisão de compra
Os conteúdos publicados por uma empresa de paisagismo para piscina vão influenciar positivamente as decisões de compra dos usuários.
As práticas conferem credibilidade e as pessoas passam a confiar mais na marca. Consequentemente, há uma melhora nas conversões, o que aumenta as possibilidades de vendas.
7 – Ajuda a captar clientes
As estratégias de SEO são capazes de aumentar os pontos de atribuição de clientes, ou seja, a quantidade de vezes que o público enxerga a marca.
Quanto mais os usuários visualizam a empresa, maior será a chance de se interessarem por ela, o que significa que a companhia estará sempre em contato com clientes em potencial.
8 – Melhora as referências do site
Ao investir em estratégias orgânicas, um fabricante de bloco de notas personalizado lembrancinha consegue melhorar as referências do seu site.
Isso significa que ele vai obter mais referências por parte dos motores de busca, e os próprios visitantes podem indicá-lo aos amigos.
9 – Impulsiona as vendas online
Um comportamento muito comum entre as pessoas é pesquisar sobre produtos e serviços antes de comprá-los, por essa razão, o SEO consegue impulsionar as vendas pela internet.
Quantos usuários fazem pesquisas, podem obter como resultados links de lojas, e mais do que ler sobre as soluções, podem comprá-las imediatamente.
Mesmo que as vendas não sejam o principal objetivo dessa ação, sem dúvidas, o SEO é capaz de impulsioná-las.
10 – Aumenta a participação no mercado
Por fim, ser o primeiro entre os resultados de pesquisa faz com que uma confecção de uniformes administrativos para empresas aumente sua participação no mercado.
Isso acontece porque ao ser a primeira alternativa, os usuários nem se dão conta das demais, a não ser que alguém decida navegar por todas as outras páginas dos resultados de pesquisa, algo muito raro de acontecer.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Hubspot, 75% dos usuários acessam apenas os links presentes na primeira página.
Considerações finais
Como ficou claro, SEO e CEO são dois conceitos diferentes, porém, muito importantes para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.
No entanto, para aqueles que estão começando agora, investir em SEO é crucial para conquistar espaço na internet e no mercado de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.