A Fendi é uma marca de moda que é praticamente sinônimo de luxo. A marca italiana é conhecida por suas bolsas ousadas, confeccionadas com uma precisão impecável, sem falar no seu logo característico “F” duplo.
Por quase 100 anos, a casa de moda tem se esforçado, inspirando suas mentes criativas para fazer coisas inovadoras, ao mesmo tempo em que mantém as coleções inspiradoras e acessíveis para seus clientes fiéis.
Ainda administrada pela família, a marca é a mesma que viu um jovem florescer como diretor artístico, o que levou a Fendi às massas e mostrou aos clientes como certos materiais podem ser impressionantes e diferentes.
É hora de voltar no tempo e conhecer um pouco mais sobre as origens dessa marca italiana de luxo.
Saiba maisA procura de uma franquia até 5 mil reais?Início da Fendi
Esta incrível e poderosa casa de moda foi fundada em 1925 pela equipe de marido e mulher, Adele e Edoardo, e começou simplesmente como uma loja de peles e couro, situada na região de Via del Plebiscito em Roma, Itália.
Em 1946, Edoardo morreu e foi então que Adele e os cinco filhos decidiram assumir o negócio. Tiveram a mentalidade de dividir e conquistar, evidentemente, à medida que cada um dos filhos tomou a decisão de se especializar em uma determinada área do negócio.
Por exemplo, uma das crianças se concentrou na parte relacionada à pele do negócio, enquanto outra trabalhava exclusivamente no setor de couros da marca. Um deles até optou por incrementar as relações públicas e a parte de vendas do negócio, levando a marca, e a empresa familiar, a um nível muito mais alto.
As cinco crianças eram todas mulheres, filhas muito inteligentes e motivadas de seus queridos pais, com quem aprenderam muito sobre o negócio ao longo dos anos. Cada uma das irmãs, Anna, Franca, Alda, Carola e Paola, tem o negócio em seu sangue e seus melhores interesses no coração.
Saiba maisA procura de uma franquia até 5 mil reais?Foi nesse ponto que eles começaram a procurar, buscar e encontrar o apoio de designers de moda emergentes na indústria.
Evolução da marca
Em 1965, Karl Lagerfeld foi recebido na empresa. Como diretor de criação, Lagerfeld teve a ideia do icônico emblema duplo “F”.
Embora muitas casas de moda hoje não apoiem as vendas de peles, era um material muito procurado na época. Lagerfeld impulsionou a marca no mercado de peles, tornando a marca uma das principais fabricantes de itens de peles.
Em vez de usar pele apenas para fazer casacos de pele, Lagerfeld decidiu usar o material em designs prontos para vestir, acessórios e qualquer outra coisa que viesse à sua mente. Isso tornou os produtos de pele mais acessíveis para o cliente médio da Fendi e deu ao material um propósito totalmente novo.
Saiba maisA procura de uma franquia até 5 mil reais?Adele faleceu em 1978, provocando mudanças na hierarquia da marca. Cada uma das cinco filhas assumiu alguma parte da grife, com Lagerfeld permanecendo como chefe dos criativos. A marca continuou a crescer e evoluir, marcando o ritmo no mercado da moda de luxo, inovando continuamente, mas mantendo suas origens italianas.
O ano de 1980 foi um ano de grandes mudanças para a marca, pois ela passou a conquistar o mercado de moda mundial. Com as netas da família também envolvidas na administração do negócio. Elas ajudaram a projetar novos itens e fizeram a marca crescer ainda mais.
Fendi hoje
Nos últimos anos a marca tem adotado novas tecnologias tanto nas suas peças como nos seus desfiles memoráveis. Em 2018, a marca atingiu 1 bilhão de euros, o equivalente a 7 bilhões de reais em vendas anuais e, naquele ponto, a marca contava com 3.000 funcionários em todo o mundo
Em setembro de 2020, a posição de Karl Lagerfeld como diretor artístico da coleção de roupas femininas da marca foi assumida por Kim Jones e o futuro parece brilhante para esta empresa incrível.
Peças de sucesso
Podemos dizer que as peças de maior sucesso da Fendi são as incríveis bolsas que a marca tem fabricado desde 1997.
Bolsa Baguette
A bolsa Baguette, desde o seu lançamento tem feito muito sucesso, inclusive no mundo dos famosos. Artistas como Madonna, Naomi Campbell e Julia Roberts foram vistas com a bolsa.
E, hoje, a Baguette ainda pode ser vista em fashionistas de todo o mundo. E desde 1997, existem mais de 1000 versões!
Bolsa Peekaboo
Desde o seu lançamento em 2008 essa peça ganhou atenção devido ao seu design inovador. O recurso bolsa canguru se tornou instantaneamente reconhecível nos círculos da moda e permaneceu como uma peça de colecionador cobiçada por editores de moda e estrelas do estilo de rua.
Além das bolsas incríveis, a marca também possui maravilhosas coleções de roupas, óculos e chapéus.
Sem dúvidas a Fendi ainda tem muito a oferecer ao mundo da moda, pois os seus designers são clássicos e ao mesmo tempo inovadores.

