seg. nov 28th, 2022

O seguro odontológico pode ser uma extensão poderosa de seu portfólio de benefícios enquanto aumenta o envolvimento dos funcionários e melhora saúde bucal. 

A Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE em 2019 e divulgada em setembro de 2020, constatou que apenas 12,9% dos brasileiros tinham plano odontológico. 

Segundo dados recentes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em abril de 2021, o número de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos era 27.689.703, com aumento de 1.936.329 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

É neste momento que o seguro odontológico se torna um importante benefício para funcionários e vantagem competitiva de mercado.

O seguro odontológico está disponível em várias categorias, de acordo com o número de vidas, por meio de áreas de serviço específicas, exclusões ou suplementos. 

Antes de adquirir o seguro odontológico, o departamento de Recursos Humanos deve confirmar o que o seguro odontológico cobre. 

Bem como quais as responsabilidades de pagamento por parte da empresa ou do funcionário para evitar quaisquer despesas inesperadas.

Ao selecionar um seguro odontológico, é importante revisar cuidadosamente e compreender as disposições do plano e a rede de prestadores antes de contratar o benefício para funcionários. 

Os serviços, taxas e provedores odontológicos cobertos variam amplamente de plano para plano. 

Continue a ler esta publicação e aprenda o que é o seguro odontológico, como funciona e como pode ser um benefício significativo.

O que é o seguro odontológico?

O Seguro Odontológico oferece uma variedade de coberturas para vários procedimentos odontológicos, incluindo cuidados preventivos e serviços mais envolvidos, como obturações, coroas e canais radiculares. 

Por que oferecer seguro odontológico aos colaboradores?

Muitos funcionários consideram o seguro odontológico uma parte essencial do pacote de benefícios. Como um dos benefícios de grupo mais utilizados, o seguro odontológico pode ser um investimento valioso para ajudar a atrair e reter grandes talentos.

O acesso ao seguro dentário também ajuda os funcionários a administrar custos e a cobertura torna mais provável que eles visitem o dentista regularmente. Essa rotina de cuidados preventivos ajuda os funcionários a evitar problemas odontológicos no futuro.

3 vantagens de oferecer o seguro odontológico:

  1. Reduz as horas de trabalho perdidas

A ausência dos funcionários por motivos de saúde pode custar caro às empresas. Quando os funcionários se ausentam do trabalho, é preciso lutar com a produtividade para atender às expectativas dos clientes.

  1. Controla os custos com dentista

Muitas pessoas adiam ir ao dentista por questões financeiras. No entanto, o seguro odontológico pode fornecer segurança financeira para os funcionários.

O seguro odontológico oferece um bom valor em termos de economia de custos. O plano cobrirá as despesas de um check-up e limpeza. Também ajuda a pagar por obturações, coroas e canais radiculares. 

Sem seguro odontológico, os funcionários precisarão pagar pelos procedimentos odontológicos com suas economias.

  1. Mantém os trabalhadores saudáveis

Durante um exame, os dentistas verificam se há problemas de saúde bucal e analisam a saúde geral dos pacientes. Detectar problemas de saúde em um estágio inicial pode ajudar a controlar os custos médicos.

A boca contém centenas de bactérias nocivas que podem causar problemas médicos. Além disso, muitas doenças, como diabetes, cardiovasculares e osteoporose, apresentam sintomas de saúde bucal. 

A escovação e o uso do fio dental diários, junto com os exames dentários e limpezas, podem ajudar a manter os dentes saudáveis ​​e evitar que as bactérias danifiquem os dentes e as gengivas. 

Como uma corretora ajuda a gerenciar os custos?

Uma corretora de seguros pode acompanhar todo o processo, auxiliar na adequação entre a seguradora e estar junto à organização durante todo o período da apólice.

A medida do valor de custo real do seguro odontológico inclui mais do que prêmios. Você também deve considerar uma corretora que prioriza:

  • Estratégias de gestão de custos
  • Acordos de honorários com dentistas
  • Descontos efetivos, que medem a verdadeira economia em sinistros
  • Ênfase em cuidados preventivos para ajudar a reduzir custos a longo prazo e consequências para a saúde bucal

Onde solicitar uma proposta de seguro odontológico?

Nossa parceira MDS Brasil é a corretora líder de seguro odontológico no país e trabalha com empresas para ajudar a proteger o sorriso de seus funcionários com a maior rede de dentistas e atendimento personalizado.

Ela pode ajudar o seu RH a encontrar o seguro odontológico certo de forma rápida e fácil para os funcionários.

Entre em contato com um agente especializado e descubra por que a MDS Brasil é a escolha certa para o seguro odontológico para colaboradores.