sex. nov 22nd, 2024

O que é comunicação visual?

Você tem uma empresa, mas ela ainda não alavancou? Você sabia que a solução para os seus problemas pode estar relacionada à comunicação visual?

Muitos empresários investem muito dinheiro com o planejamento do empreendimento, mas se esquecem de um pequeno detalhe: a comunicação visual, que é a forma de como ele será visto pelo público-alvo.

Por isso, se você já é ou pretende se tornar um empresário, é importante lembrar que o seu negócio precisa ter uma comunicação visual, que nada mais é do que o ação de produzir imagens relacionados à sua marca, para que assim possa facilitar a identificação por parte dos seus consumidores, fazendo com que eles compreendam melhor o conceito da sua marca e as atividades que ela executa.

A comunicação visual é uma maneira de informar e comunicar através de elementos visuais, como infográfico, fotografias, vídeos e apresentações.

A comunicação visual é essencial para ajudar o receptor da mensagem a compreender as informações de forma mais fácil e rápida.

Um exemplo disso, é quando você tem um trabalho, seja da faculdade, escola ou empresa, você escolhe cartazes, infográficos, cartões de visita personalizados ou qualquer outra maneira de apresentação visual. 

Um bom exemplo disso é a Gc construtora que trabalha com projeto arquitetônico goiânia e contratou a Mega plotter para fazer o Banners da sua empresa

Neste caso, você utiliza da comunicação visual para transmitir sua informação de maneira que as pessoas possam entender com facilidade.

A comunicação visual utiliza cores, imagens, movimentos, formas e desenhos com efeitos que auxiliam na melhor compreensão da informação.

Tipos de comunicação visual

  • Infográficos

Infográfico é um conjunto de imagens, cores, gráficos e até mesmo textos que fornece uma visão geral e resumida, de uma informação que normalmente é grande. 

  • Diagrama de processo

Um diagrama de processo é um recurso visual muito usado no meio empresarial para representar algumas etapas que são significativas para um negócio.

  • Mapas

O mapa é uma representação visual de uma região, e serve como guia, direcionando o caminho para chegar ao destino certo.

  • Apresentação

A apresentação é um dos maiores recursos visuais, utilizados em escolas, faculdades e empresas. 

É usada como forma de apresentar um trabalho ou um projeto de forma dinâmica e clara.

  • Fotografia

A fotografia é um tipo de comunicação visual que está ligada aos sentimentos e emoções, as pessoas fotografam como forma de guardar aquele momento importante.

  • Video

Os vídeos são o primeiro tipo de comunicação que ativa dois sentidos dos seres humanos ao mesmo tempo: a visão e a audição.

O vídeo ganhou força nos últimos anos, devido a sua grande eficiência em transmitir uma mensagem de maneira dinâmica, rápida e com efeitos especiais que chamam a atenção do receptor.

Uma outro bom exemplo disso é a Vidraçaria Imperial que trabalha com Box de banheiro em Goiânia e contratou a Mega plotter para fazer o Banners da sua empresa

A comunicação visual pode ser aplicada na logomarca da sua empresa ou em peças publicitárias, basta ter um domínio sobre os componentes que serão necessários para empregar este método.

Não podemos deixar de mencionar que a imagem visual deve ser bem estudada, pois estarão envolvidas uma série de aspectos, os quais levarão em conta o que aquele desenho irá causar no emocional do consumidor, por isso, faça o possível para contratar um profissional especializado, que saberá trazer harmonia as cores e versatilidade para não perder a identidade da sua marca.

Funciona da seguinte maneira, a empresa tem uma mensagem a passar para as pessoas, pode ser a divulgação da sua marca, uma promoção ou um aviso, ela contrata uma empresa especializada para que você consiga transmitir a identidade da sua marca e que ela seja encontrada com mais facilidade.

O canal é o meio que será utilizado para levar a mensagem como, por exemplo, anúncios em jornais, internet, panfletos e até mesmo a própria fachada da empresa. É importante escolher uma maneira que seja considerada acessível para os seus clientes. 

Por fim, o seu público-alvo, que são as pessoas que você deseja atingir, terão uma compreensão melhor da mensagem que está sendo passada.

O slogan de uma marca precisa ser claro, objetivo e curto, pois assim que uma pessoa observar o seu, ela saberá exatamente o que sua empresa oferece.