sáb. nov 26th, 2022

Pandemia acelerou processo de digitalização para que os alunos mantenham a rotina de atividades a qualquer hora e em qualquer lugar

Campinas, 26 de outubro de 2022 – De olho na tendência da digitalização de diversos serviços do dia-a-dia, a Cia Athletica está adotando o conceito híbrido em suas academias, incluindo as unidades do Galleria Shopping e Clube Cultura, em Campinas. O projeto já estava nos planos da empresa, mas a pandemia de Covid-19, a exemplo do que aconteceu em outros setores, acelerou os investimentos para adoção de uma plataforma onde os alunos podem manter a rotina de exercícios a qualquer hora e em qualquer lugar.

“Em 2019, estava tudo normal e os alunos estavam quase 100% do tempo presencialmente. Muito poucos consumiam ginástica de forma online. Em 2020, a pandemia bloqueou tudo e eles ficaram sem opção. Inserimos no nosso canal do Youtube diversas aulas de diferentes modalidades e as visualizações passaram de 1.100 para mais de 142 mil. Neste momento percebemos que poderíamos ser um provedor de conteúdos de ginástica com elevada relevância, pois a nossa marca é sinônimo de excelência técnica há mais de 30 anos. Além disso, constatamos que não seria algo passageiro e que precisávamos de uma solução para atender em qualquer lugar e situação”, explica Cacá Ferreira, consultor técnico do grupo Cia Athletica.

Para melhorar a experiência dos alunos, foi lançado o CiaGo, plataforma que concentra as aulas e treinos remotos dentro do aplicativo da Cia Athletica, o CiaOn. A ideia é que não apenas os alunos mantenham a rotina de atividades caso não possam ir presencialmente – como em caso de viagem ou algum impedimento físico –, mas também aumentem a frequência de práticas de exercícios físicos, uma vez que otimiza o tempo das pessoas, que não precisam se deslocar até uma unidade.

“Queremos motivar os alunos, quer estejam em casa ou viajando, a explorarem diferentes modalidades e propostas de atividades, complementando e ampliando o treino presencial. A ideia é aproximar e integrar cada vez mais o presencial ao remoto, por meio da tecnologia, trazendo ao aluno mais escolhas de treino e tornando a atividade mais prazerosa e pessoalmente motivada”, afirma Marcelo Marinho, gerente de P&D da Cia Athletica.

O programa está dando os primeiros passos, mas o objetivo é que a experiência seja totalmente omnichannel, ou seja, a experiência do aluno será a mesma presencialmente ou virtualmente. Isso porque as aulas e os treinos ministrados no CiaGo foram gravados por profissionais da Cia Athletica, os mesmos que, nas unidades, estão disponíveis para orientação sobre os exercícios.

Inclusive, o objetivo é que a equipe técnica indique as melhores práticas dentro do aplicativo para complementar a atividade que foi feita presencialmente. Além disso, eles estão preparados para tirar possíveis dúvidas sobre exercícios do CiaGo. As questões são enviadas para a unidade onde o aluno está matriculado, assim, a resposta já considera o seu histórico.

Ainda que a digitalização seja inevitável, a Cia Athletica não será, pelo menos a médio prazo, uma academia totalmente digital ou que ofereça planos 100% remotos. Este é um conceito em alta em países como o Estados Unidos, onde academias digitais, como a One Peloton, ganham cada dia mais adeptos. “Isso porque o conceito não está em linha com o público-alvo da rede, assim a proposta de academia híbrida é a mais adequada”, avalia Marinho.

Como funciona o CiaGo

O principal diferencial é que o CiaGo é intuitivo e permite que o usuário escolha suas atividades de acordo com a necessidade. São três opções. A primeira inclui programas especiais, onde o aluno escolhe um grupo no qual se encaixa. Por exemplo, há opção de ginástica para envelhecer saudável, Yoga para iniciantes entre outras, onde uma aula é desbloqueada após a pessoa concluir o conteúdo anterior.

A segunda alternativa é a finalidade, ou seja, o aluno escolhe o que ele deseja e a plataforma indica qual combinação de aulas ou treinos ele deve fazer para atingir o objetivo. Neste caso, há opções como ‘sarado nas férias’, ‘defina seus músculos’ e ‘equilibre sua postura’.

A plataforma oferece como terceira opção os treinos circuitados, no qual o aluno seleciona quais equipamentos, como halter e corda, estão à disposição – em casa, na academia do prédio ou em uma das unidades da Cia Athletica – e o aplicativo indica a melhor sequência para o circuito.

O mais legal é que há uma seleção de atividades para quem é iniciante no mundo fitness e não sabe por onde começar até para os mais avançados. Todos os programas, aulas e treinos são classificados de acordo com o tempo de duração, grau de dificuldade.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 37 anos e conta com 16 unidades em operação em cinco regiões do país, a mais nova delas no Clube Cultura, em Campinas. É a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 22 piscinas, sendo 11 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil.

Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos o CiaOn, aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, os treinos elaborados pelos professores e agora também aulas e treinos remotos.

Mais informações: https://www.ciaathletica.com.br