sex. jul 12th, 2024
Low angle view of female athlete running outdoors. Copy space.

Os exercícios físicos possuem diversos benefícios, muitos descobertos pela população durante a pandemia do COVID-19. Confira alguns e como aumentar sua resistência na corrida diária

Apesar da OMS retirar a COVID-19 da lista de emergências mundiais, os anos de pandemia ficaram marcados nas vidas das pessoas. Com o isolamento, algumas pessoas descobriram novos hobbies, novos sonhos, repensaram planos, isso porque a pandemia mostrou como o quão rápido as coisas podem mudar. 

Com isso, muitas pessoas também tiveram maiores crises de ansiedade, além de outros diagnósticos de doenças mentais. Uma das recomendações por psicólogos nesses casos é a prática constante de exercícios físicos, seja corrida, caminhada, musculação ou exercícios aeróbicos. Além de manter o corpo físico ativo, ajuda a prevenir crises agudas de ansiedade.

Muitos escolhem corrida ou caminhada como exercício, seja para fazer sozinho ou com companhia. Há pessoas que preferem correr na esteira ergométrica, enquanto outras preferem correr na rua ou em parques. De qualquer forma, há dicas para aumentar sua resistência, não só na corrida, mas em outras atividades físicas. Confira algumas delas e como correr de forma saudável.

Saiba maisBenefícios de ir ao trabalho de bicicleta

Cada um tem seu ritmo

Um dos erros mais comuns para iniciantes na corrida é querer entrar de vez e querer acompanhar pessoas que correm há anos. No entanto, cada um possui seu ritmo e conforme você pratica, mais rápido você chegará no final, no seu próprio tempo. Por isso, não se compare aos outros, mas se compare a si mesmo. 

Outro ponto de atenção é a importância em entender que há diferentes estilos de corrida: mais devagar, moderada e rápida. Quando corremos, passamos por todos esses estágios, porém em um de cada vez. Muitas pessoas querem correr a modalidade mais rápida de uma vez, o que exige grande esforço corporal, podendo causar lesões. 

Você pode alternar entre os três, definindo uma modalidade para cada caminho do percurso. Dessa forma, você pode melhorar sua resistência e entender aos poucos seu próprio ritmo. No entanto, é importante entender que a corrida constante é feita na modalidade moderada, a fim de que você não se lesione e não tenha problemas de saúde. 

Atente-se à sua respiração

Outro ponto de atenção é a respiração. É comum quando cansamos, respirarmos pela boca. No entanto, na corrida, o ideal é respirar pelo nariz e expirar pela boca, assim mantemos um ritmo cardíaco sem cansar nosso corpo e podemos recuperar o fôlego com mais facilidade.

Saiba maisAtividades físicas alternativas para uma vida ativa

Além disso, é importante você encontrar seu próprio ritmo de respiração durante a corrida. Dessa forma, você poderá percorrer distâncias maiores sem levar seu corpo à exaustão. 

Descanso ativo

Da mesma forma que você precisa achar seu ritmo de corrida e de respiração, é importante pensar em um descanso ativo para mente entender que seu percurso não acabou. Por isso, você pode correr de forma mais lenta, movimentando os braços como se ainda estivesse correndo. 

Se você começar a caminhar no meio da corrida, seu cérebro entende que o exercício acabou e seus músculos começam a relaxar, dificultando o retorno do exercício e o costume.

Exercícios ao completar cada volta

Uma alternativa para aumentar sua resistência na corrida é adicionar exercícios a cada volta, como corrida rápida, corrida com joelho alto, corrida com calcanhar para trás, agachamento, afundo, entre outros. Esses exercícios não precisam ser feitos durante o percurso, a cada volta você escolhe um espaço menor para realizá-los. 

Saiba maisMelhores sites para assistir séries grátis

É importante você fazer uma corrida de 1h a cada dois meses para avaliar seu progresso e resistência.

Postura

A postura é muito importante na corrida, a fim de que você não se canse com facilidade e possa ir mais longe. Mantenha as costas retas, jogue o cotovelo para trás e mantenha o abdômen firme enquanto corre. Dessa forma, você poderá correr um percurso maior.