qui. jun 20th, 2024

Dentro ou fora de casa, é importante planejar atividades para entreter as crianças

O ano mal começou, mas quem é responsável por uma criança sabe que o planejamento deve ser iniciado o quanto antes. Além dos períodos de férias, os feriados também exigem atenção duplicada e uma programação especial para entreter os pequenos, que costumam ficar em casa nessas datas. 

É preciso arrumar uma mochila para a criança e pesquisar locais condizentes com a faixa etária, com opções de programação que funcionam no feriado e alternativas que cabem no orçamento. Abaixo, você confere algumas sugestões de como aproveitar os feriados com os pequenos. 

Sessão de cinema em casa

O dinheiro está curto, mas você quer oferecer uma tarde ou noite divertida para os pequenos? Montando uma sessão de cinema em casa, é possível trazer toda a atmosfera do espaço com mais economia e conforto para adultos e crianças. 

Saiba maisOs avanços tecnológicos que transformaram o entretenimento doméstico

A dica é montar uma seleção de títulos que englobe a faixa etária de todos da família. Com os filmes selecionados, basta preparar uma pipoca e usar a criatividade para transformar o espaço. Almofadas, cabaninhas, copos diferentes e “combos” improvisados deixam a experiência ainda mais completa e divertida. 

Dia no zoológico 

É quase um consenso que todas as crianças gostam de animais. Elas não podem ver um cachorro na rua, um gato no prédio ou um bichinho passeando no shopping que já querem brincar e interagir. Por isso, o zoológico se torna uma opção ideal para apresentar novas espécies. 

O zoológico mais conhecido do Brasil é o de São Paulo, mas é possível encontrar opções em diversas outras cidades espalhadas pelo território nacional. Nos feriados, a compra antecipada de ingressos é recomendada para garantir que o passeio não seja cancelado pela alta procura. 

Piquenique no parque

Os parques são uma opção de passeio comum para as crianças. No dia a dia, elas podem brincar, correr, interagir com outras crianças ou praticar exercícios. No feriado, promover um piquenique em família deixa o passeio mais divertido e diferente para os pequenos. 

Saiba mais10 lugares para passar férias fora de época

A dica para os pais é preparar uma cesta com alimentos que a criança já costuma consumir, tomando cuidado com a conservação dos ingredientes. Além dos alimentos, é importante levar uma toalha e algo para beber. Depois, basta ir até o parque, estender a toalha em um local calmo e organizar os itens para dar início ao piquenique. 

Noite de fliperama  

Suas crianças são um pouco maiores e gostam de jogos ou tecnologia? Então os fliperamas podem ser uma boa opção de passeio diferente para se fazer à noite. Localizados normalmente em shoppings, esses espaços contam com máquinas de jogos e simuladores para adultos e crianças. 

Antes de sair de casa, a dica é conferir a limitação de idade e altura dos principais brinquedos. Assim, você evita que a criança não possa brincar quando chegar ao fliperama, evitando frustrações.  

Brincadeiras em casa   

Que adulto não se lembra de brincar de esconde-esconde, jogar bola com os pais no quintal ou passar a tarde pintando revistinhas de colorir? Com a tecnologia, muitas vezes esquecemos as opções mais clássicas, que podem divertir as crianças até hoje.

Saiba maisFilmes para assistir com a família: confira 15 recomendações!

Nos feriados, os pais podem planejar uma rodada de brincadeiras incluindo toda a família. Essa é uma alternativa ideal para quem prefere ficar em casa ou não pode gastar muito.

Visita ao museu  

Os museus também são uma opção de passeio para crianças mais velhas ou para os pequenos que já gostam de história ou arte. O ideal é avaliar mais de uma opção e escolher aquela que mais combina com as crianças e com a família. 

Nos feriados, também é ideal que os ingressos sejam reservados ou comprados com antecedência para evitar que as entradas se esgotem. Além do passeio pelo museu, os pais podem incluir um café da tarde ou um almoço diferente após a visita.