seg. nov 28th, 2022

Seja para trabalho, por diversão ou descanso, em uma viagem, uma boa cama para dormir, um café da manhã fresquinho, boa hospitalidade são elementos que podem ser diferenciais para uma boa e confortável hospedagem.

A escolha do hotel ou pousada deve ser levado em consideração como fator muito importante para quem está organizando uma viagem, seja ela em família, casal ou sozinho. Afinal, quem vai conseguir curtir um dia inteiro de passeio ou trabalho se dormir em um ambiente desconfortável, sem um bom chuveiro e pior, até mesmo sem higiene e segurança?

Trouxemos neste artigo, dicas preciosas para os viajantes de plantão não se decepcionar ou sofrer algum tipo de transtorno ao se hospedar.

Melhor maneira de contratar um hotel ou pousada

Antes de iniciarmos as dicas precisamos considerar que se se tratando de hospedagem, nos dias atuais há outras opções que fogem do tradicional hotel ou pousada. Há também opções como hostels (albergues) e casas ou apartamentos para temporada.

Aqui vamos nos ater ao tradicional, para que o assunto não destoar demais do objetivo principal que é saber escolher a melhor hospedagem.

Contato

Para início de assunto, um estabelecimento que realmente se preocupa em atender bem seus clientes, possuem comunicação aberta e transparente. As vias para conseguir contato com o hotel ou pousada deve ser de fácil acesso, tanto antes, como durante a após a experiência.

A comunicação é importante para que o turista possa tirar todas as dúvidas possíveis. Caso um estabelecimento oculte informações ou não responda as indagações feitas, desconfie.

Referências

Muitos serviços atualmente podem ser encontrados no meio digital, ou seja, pela internet, o que muitas vezes pode dispensar o telefone. Realizar uma reserva online é fácil, é possível fazer através de aplicativos específicos ou no próprio site do estabelecimento.

Junto com essa praticidade vem também a possibilidade de descobrir como foi a experiência de pessoas que já passaram pelo local. Nos aplicativos de reserva, por exemplo, sempre existe um espaço para as referências, onde quem pretende contratar pode ler o comentário de pessoas que já passaram pela hospedagem.

Ter acesso a essas informações é muito importante, visto que funcionários e proprietários certamente falarão muito bem do hotel, estando sujeitos a omitirem informações negativas como um colchão ruim, problemas com elevador, uma infiltração no quarto, ou qualquer coisa do tipo.

Custo benefício

Ainda sobre a internet, ela mesma pode apresentar valores diferentes para um mesmo estabelecimento. É preciso se atentar ao custo benefício, além de ficar de olho nas promoções relâmpagos que frequentemente surgem nas plataformas que intermediam contratantes e contratados.

Sempre que houver uma promoção muito atrativa, vale a pena ler aquelas famosas letras pequenas que ficam entre asteriscos.

Além disso, existem hotéis e pousadas que pelo fato de serem bem localizados cobram diárias com valores exorbitantes sem se preocuparem com o conforto e bem-estar dos hóspedes que muitas vezes são atraídos pela localização se esquecendo de avaliar se o estabelecimento oferece uma boa hospedagem.

Lista de itens para serem avaliados

É mais prático que o turista faça uma lista com suas expectativas quanto ao local de hospedagem, desta forma ele pode fazer uma pontuação dos hotéis e pousadas que encontrou através de pesquisa ou indicação.

Portanto ao ligar ou enviar um e-mail para onde se deseja acomodar, tenha uma lista de prioridades como: higiene; café da manhã: colchões; cobertores; climatização; estacionamento e lavanderia.

Lugares conhecidos por possuir boas estadias

Com um clima frio e meio as montanhas de Minas Gerais, as pousadas em Ouro Preto são famosas, principalmente pelo aconchego e hospitalidade, além de possuir um café da manhã “a La Mineira”, com o pão de queijo quentinho, os bolos e deliciosas broas de fubá.

Onde também é interessante para se hospedar é em Campos do Jordão. Os hotéis possuem camas confortáveis e atendimento diferenciado.

Outra cidade que se destaca em termos de hospedagem é São Vicente (SP). O diferencial deles é possuírem restaurantes, alguns que funcionam até mesmo 24 horas por dia. Nada como viajar já sabendo onde irá fazer suas refeições, não é mesmo?