ter. fev 27th, 2024

Cuidar da organização e limpeza de uma casa, nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, é essencial para garantir nosso conforto e bem-estar e o mesmo cuidado é indispensável até para encanamentos para evitar entupimentos.

Afinal, ninguém merece passar horas limpando e lavando para dar de cara com água voltando porque o cano entupiu. E por esta razão hoje vamos falar sobre algumas práticas simples que vão reduzir qualquer problema com entupimentos em casa.

O que fazer para evitar entupimentos em casa?

Entupimentos e infiltrações são problemas comuns que podem causar transtornos e gastos desnecessários em nossas casas e não se engane, pode acontecer com qualquer um.

No entanto, com algumas práticas simples e eficientes, é possível evitar que esses problemas se tornem recorrentes, preservando a boa conservação dos encanamentos, confira algumas dicas.

1 – Limpe as tubulações sempre que necessário

Uma das principais causas de entupimentos são ralos e canos de esgoto obstruídos. Para evitar problemas, é essencial fazer a limpeza regular desses dispositivos.

Se você notar mau cheiro ou escoamento lento, pode ser um sinal de que é hora de realizar a manutenção.

Essa simples prática ajuda a prevenir entupimentos e infiltrações nas tubulações e para essa limpeza conte com uma desentupidora em Curitiba para realizar o trabalho.

2 – Descarte corretamente o óleo de cozinha:

Jogar óleo de cozinha no ralo da pia pode resultar em entupimentos recorrentes. O óleo forma uma crosta que obstrui a caixa de gordura, causando transtornos.

Para evitar isso, basta dar a destinação correta ao óleo e, antes de lavar pratos e panelas com resquícios de óleo, retire o excesso com papel-toalha. 

Além disso, vale lembrar que o correto é limpar a caixa de gordura apenas com água quente. O uso de soda para tentar desentupir pode causar grandes montes de sebo que obstrui ainda mais a passagem da água.

3 – Não jogue lixo no vaso sanitário

Evite jogar objetos, restos de alimentos e lixo no vaso sanitário, pois isso pode causar entupimentos nos encanamentos.

Além do papel higiênico, evite descartar fios de cabelo, fraldas, cotonetes e outros itens no vaso sanitário. Descarte esses materiais no lixo adequado, evitando problemas futuros.

4 – Despeje água quente com detergente nas pias

Na hora de uma limpeza rápida e preventiva, água quente e detergente é uma combinação eficiente para evitar entupimentos frequentes.

A água quente em conjunto com o detergente ajuda a dissolver a gordura acumulada nos canos. Basta ferver alguns litros de água, adicionar um pouco de detergente e despejar a mistura nos ralos das pias com cuidado.

5 – Use biorremediadores para evitar entupimentos

Os biorremediadores são uma solução prática e eficiente para prevenir entupimentos recorrentes. Compostos por bactérias benéficas, eles degradam os detritos do sistema de esgoto residencial sem prejudicar o meio ambiente. 

Eles podem ser aplicados para evitar problemas de entupimento em ralos, pias, vasos sanitários, caixas de gordura, fossa séptica e tubulações em geral.

Seu uso regular dispensa a necessidade de limpezas mecânicas frequentes, tornando o processo mais simples e seguro.

6 – Aposte no bom e velho bicarbonato de sódio com vinagre

Embora seja apenas mais uma dica caseira, o vinagre em conjunto com o bicarbonato de sódio, podem, sim, ajudar a remover a gordura que fica grudada nos canos e acaba acumulando outros detritos, levando ao entupimento.

Por isso, antes mesmo de aparecer algum cano entupido, use um pouco de bicarbonato e vinagre, deixe agir e depois jogue uma boa quantidade de água quente para finalizar essa limpeza.

A manutenção preventiva, assim como a correta utilização dos dispositivos domésticos, são indispensáveis para evitar qualquer entupimento.

Com pequenas práticas e cuidados básicos, é possível garantir o bom funcionamento dos encanamentos e a tranquilidade na rotina doméstica.