Quer trocar ou levar um novo eletrodoméstico para sua casa? Veja nossas dicas
Escolher novos eletrodomésticos e aparelhos para a sua casa nem sempre é uma tarefa fácil. Alguns deles são mais básicos e não precisam de muito tempo para pensar, mas outros exigem um cuidado bem maior.
Uma das grandes vantagens dos tempos atuais é a ampla quantidade de modelos e marcas disponíveis. Com isso, temos um leque de escolhas maior e, ao mesmo tempo, podem surgir dúvidas sobre quais as melhores opções do mercado, bem como qual a melhor época para comprar.
Hoje em dia, adquirir produtos como batedeira, fogão e máquina de lavar na Black Friday é uma excelente opção para economizar. Mas se você ainda tem dúvidas do que levar em conta ao escolher seus aparelhos, este texto vai te ajudar.
Saiba maisDecoração minimalista: 7 elementos para fugir do óbvio sem exagerarMarcas e modelos
Esse fator nem sempre é levado em conta, mas a escolha da marca pode fazer a diferença. Com várias marcas disponíveis no mercado, muitas delas costumam oferecer um padrão de qualidade maior do que outras, o que significa que seu produto pode ter um desempenho melhor e durar mais.
As marcas melhor avaliadas pelos consumidores tendem a oferecer os produtos duradouros e com melhor desempenho. Mesmo que eles custem a mais, essa diferença de preço quase sempre vale a pena em comparação com a tranquilidade e segurança que oferece.
Diferenças entre modelos
Já o modelo de um aparelho engloba vários fatores como design, cores e capacidade de armazenamento. Por isso, a escolha de modelos varia bastante de acordo com o tipo de aparelho que você deseja comprar.
No caso de micro-ondas, por exemplo, a principal diferença entre os modelos é a capacidade, que pode variar de 18 litros, 20 litros e até 34 litros. Se você mora sozinho ou com seu marido/esposa, um modelo com capacidade de até 20 litros já é suficiente para cumprir a maior parte das funções. Por outro lado, famílias maiores (ou que cozinham mais) podem escolher modelos de cerca de 30 litros.
Saiba maisComo combinar papel de parede verde com outros elementos da decoração?O mesmo vale para refrigeradores, que possuem variações ainda maiores. Modelos duplex são os mais comuns e ideais para quem mora sozinho e tem pouco espaço em casa. Por outro lado, se você tem uma família grande e armazena muita comida, um modelo inverse vai te oferecer mais espaço tanto na geladeira quanto no congelador.
Atenção na qualidade
Há um ditado inglês que, em tradução livre, significa algo como “pague caro e reclame apenas uma vez”. Esse ditado nos mostra a importância de fazer uma compra de qualidade e não apenas olhar para o preço.
Produtos de alta qualidade podem até custar mais caro, mas eles tendem a durar mais tempo na sua casa. Isso significa que mesmo pagando mais caro na compra, você demorará mais tempo para trocar o produto, o que faz o dinheiro pago render mais.
É adequado ao espaço do seu lar (e cabe tranquilo no seu bolso)
Se você quer adquirir aparelhos de maior porte, como uma geladeira ou um fogão, precisa verificar se ele cabe na sua casa — em todos os sentidos.
Saiba maisJanguiê Diniz lança projeto social com aulas gratuitas para criançasPor exemplo, se você quer o amplo espaço interno de um refrigerador inverse, saiba que ele ocupa um espaço maior que os modelos tradicionais. Se você mora em um flat, ele pode deixar sua cozinha bem apertada ou não caber.
Além disso, você deve garantir que a compra esteja dentro do seu orçamento. Para isso, estabeleça um teto que você pode gastar com a compra e depois faça pesquisas. Se possível, aproveite datas especiais, como a Black Friday ou Semana do Consumidor, para adquirir produtos com um grande desconto.
Lembre-se do ponto anterior: priorize o equilíbrio entre orçamento e qualidade do produto. Ter que fazer uma nova compra depois de poucos meses pode representar um gasto que pode ser evitado agora.
Garantia e suporte
Além de não ter dor de cabeça antes da compra, você precisa ter paz após levar seu produto para casa. E esta paz vem no formato da garantia oferecida pelo fabricante e, muitas vezes, pela loja.
De maneira geral, eletrodomésticos costumam vir com prazos de garantia variáveis. O fabricante costuma oferecer um ano de garantia contra defeitos, enquanto as lojas oferecem entre sete dias até três meses. Mas algumas delas disponibilizam garantia estendida, oferta que passou a ganhar destaque nas lojas.
Neste caso, porém, você precisa analisar quais são as condições para utilizar a garantia estendida, pois, caso queira, terá que contratá-la à parte. Esse benefício costuma valer a pena no caso de produtos que possuem um valor maior, como TVs ou refrigeradores, pois muitas vezes a garantia oferece até a troca do produto.
Por fim, é importante saber se a marca oferece um bom suporte técnico na sua região por meio da sua garantia tradicional. Se não for o caso, você pode ter dor de cabeça para consertar seu produto em caso de defeito. Opte sempre por uma marca que ofereça suporte e assistência oficial na sua cidade.