qua. nov 30th, 2022

Aqueles que desejam abrir um negócio devem ter em mente o seguinte ponto: é fundamental estar presente no âmbito online também e, isso, não depende do ramo ou nicho do seu negócio, ou seja, a presença digital é imprescindível para TODO tipo de negócio.

Para isso, é necessário construir um site, visando, assim, um pequeno espaço da web para divulgar o seu serviço, o seu produto ou a sua marca.

Existem diversas plataformas que contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento de sites.

E aqui, você verá algumas delas!

É notório que há inúmeros sites na Internet os quais abordam todo tipo de assunto, todo tipo de tema, todo tipo de nicho, tipo de produto e serviço, então, pode ter certeza absoluta, que já existe ao menos um website que aborda a mesma área do seu negócio.

Nesse sentido, é extremamente importante que você se destaque nesse meio gigantesco da Internet.

E, para começar nesse planejamento de destacar o seu negócio online, você precisa, antes de mais nada, escolher a plataforma ideal para o seu site.

Continue a leitura deste artigo e fique por dentro das melhores plataformas para desenvolvimento e criação de sites e escolha a que melhor se encaixa ao perfil do seu negócio.

QUAL TIPO DE SITE VOCÊ DESEJA CRIAR DE MANEIRA PROFISSIONAL?

Primeiramente, você deve entender qual será o tipo de site do seu negócio, isto é, você deseja vender algum produto ou serviço nesse website? Então, uma opção é criar um site para e-commerce.

Mas, você pode, também, criar um site institucional ou um blog corporativo os quais visam, primordialmente, divulgar sua marca, passando uma ideia de maior autoridade da sua empresa e, posteriormente, integrar o e-commerce em um deles.

Caso você não vá vender um produto ou um serviço específico por meio desse site, não há motivos para possuir um e-commerce no seu website. Você pode, dessa maneira, criar um blog pessoal para divulgar e compartilhar suas experiências ou criar um site portfólio para fazer a divulgação dos seus trabalhos.

Em síntese, o primeiro passo é escolher entre as seguintes opções:

  • Blogs corporativos;
  • Site institucional;
  • Blogs pessoais;
  • Site para e-commerce;
  • Site para portfólio profissional.

QUAIS SÃO AS PLATAFORMAS MAIS CONHECIDAS PARA A CRIAÇÃO DE QUALQUER TIPO DE SITE?

Aqui você verá quais são as plataformas ideais para serem utilizadas independentemente de qual tipo de site será o seu, ou seja, você pode usar qualquer uma delas para o que você quiser criar no ambiente online para o seu negócio, desde a blog pessoal a e-commerce.

O mais conhecido de todos é o WordPress, mas, também, existem outras plataformas fáceis de serem utilizadas e que possuem diversas vantagens.

Confira algumas dessas plataformas de desenvolvimento de sites:

WordPress

É plataforma mais utilizada mundialmente para desenvolvimento de websites. É pratica e relativamente fácil de utilizar.  Possui uma variedade gigantesca de plug-ins para diversas funcionalidades, além de ter a maior comunidade de desenvolvimento. Então a escolha é certa.

Weebly

Essa plataforma oferece um domínio gratuito e é bem fácil de usar também. Possui personalização avançada, oferece otimização para mobile, é ágil e possui planos para e-commerce que são avançados.

Entretanto, a maioria das funcionalidades são pagas.

Jommla

É uma plataforma que é atualizada com frequência, oferece ferramentas de marketing digital, possui gerenciamento de conteúdo e muitas extensões. No entanto, é preciso ter um conhecimento maior de programação.

Drupal

Oferece controle de acesso e permissões para usuários, possibilita a inserção de novas funcionalidades nessa plataforma, possui maior flexibilização para a personalização de conteúdos.

Nesse caso, tem a desvantagem de precisar de um conhecimento maior de programação e também não são tantos desenvolvedores que tem conhecimento nela.

Ukit

Ideal para aqueles que possuem uma dificuldade maior no que diz respeito à criação de sites, pois possui um sistema bem descomplicado, sendo fácil de usar.

Mas, nem tudo é gratuito e possui poucas opções de templates.

Wix

Essa plataforma é bem fácil e simples, possui muitos serviços que são grátis.

Uma das desvantagens é que não possui uma boa indexação no Google e também na versão gratuita você não conseguira colocar o seu domínio próprio e, isso, pode afetar no quesito da credibilidade.

CONCLUSÃO

Agora que você está por dentro das melhores plataformas de desenvolvimento de sites, você deve escolher a plataforma que mais se encaixa as suas necessidades e dificuldades!

É essencial que você não se esqueça dos pontos supracitados, os quais são essenciais para o sucesso do seu negócio no ambiente digital:

  1. Tipo de site o qual você deseja criar;
  2. Plataforma de criação de website que atenda o que você precisa, com maior custo-benefício.

E lembre-se, procure uma empresa especializada em desenvolvimento de sites, como por exemplo a Hug Websites, situada na cidade de Campinas.

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar agora mesmo!