ter. dez 3rd, 2024

Para criar uma marca de sucesso, é preciso entender como se posicionar no mercado e adotar estratégias inteligentes para sobressair-se diante dos concorrentes

Ao iniciar uma empresa e, principalmente, uma marca própria, por mais que existam diversos obstáculos, é perfeitamente possível obter sucesso e se destacar perante os concorrentes com algumas estratégias. Um dos primeiros passos é pensar em toda a concepção do projeto, desde o ramo de atuação, com pesquisa de público, os diferenciais da marca, até a formulação de uma identidade visual atrativa.

Além disso, ao criar esse posicionamento de marca, é preciso atrair clientes. Nesse cenário, estratégias como cupons de descontos, promoções, brindes e exclusividade são excelentes formas de começar. Lembre-se que estamos falando do primeiro estágio do negócio, por isso, é o momento de fidelizar consumidores.

No mundo do empreendedorismo, é importante entender alguns passos que separam uma marca de sucesso de mais um simples negócio.

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Estabeleça sua identidade

Independentemente do ramo em que sua marca estará inserida, ela precisa ter uma identidade muito bem estabelecida. Isso significa que ela tem de transmitir ao consumidor todo o seu propósito por meio de um posicionamento correto de mercado e uma concepção visual relacionada ao seu segmento.

Deixar claro a missão, a visão e os valores da marca, assim como demonstrar seu diferencial competitivo através de uma identidade visual atrativa e diferente, é o passo zero para iniciar uma marca no meio de tantas outras disponíveis no mercado.

Conheça seu mercado    

Ao estabelecer qual será o nicho do seu empreendimento, é preciso conhecer muito bem sua área de atuação. Analisar os concorrentes, as forças e fraquezas do segmento, bem como as ameaças e oportunidades para o negócio, é fundamental para criar estratégias de comunicação, a fim de demonstrar seu diferencial para atrair clientes.

Uma boa maneira de conhecer mais profundamente o segmento é realizar uma pesquisa de mercado, ouvindo dos próprios consumidores a opinião deles sobre determinado nicho. Dessa forma, você poderá entender melhor qual a real necessidade deles de acordo com a área de atuação da sua marca.

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Diferencial competitivo  

É comum ouvir de consumidores que o mercado atual é muito saturado e repleto de opções similares. Dessa forma, qualquer marca que deseja obter sucesso precisa entender essas queixas e buscar maneiras de apresentar ao mercado seu diferencial competitivo. 

Essa é uma grande lacuna que pode ser preenchida justamente com ideias inovadoras e sacadas inteligentes que tornarão a marca um ponto diferente no meio de um mercado padronizado.

Invista em marketing  

Hoje em dia é praticamente impossível criar um negócio de sucesso sem investir em marketing e ter presença nas redes sociais. A boa notícia é que investindo corretamente, principalmente com auxílio de empresas especializadas no assunto, as chances de atrair novos clientes são maiores. 

Estratégias de mídia no Google Meu Negócio, assim como postagens patrocinadas em Instagram e Facebook, podem ajudar sua marca a ser vista com mais facilidade. Da mesma forma, um bom trabalho de SEO, alinhado com posts recorrentes nas redes sociais, também chama a atenção de potenciais consumidores.

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Experiência do cliente  

Outro ponto muito interessante, que também gera bastante reclamação, é a má qualidade do atendimento. É preciso entender que para qualquer marca o foco principal é o cliente. Se ele não sair do seu negócio satisfeito e com uma boa impressão, a chance de ele voltar ou indicar para alguém é mínima.

Por isso, além de treinar corretamente sua equipe, para que o atendimento ao cliente seja de alto padrão, busque diferenciar-se tornando a experiência em seu negócio algo único. Priorize pelo conforto no local, ofereça comes e bebes e, claro, priorize as vantagens competitivas do seu negócio: cupons de desconto na próxima compra, promoções exclusivas para clientes fidelizados e assim por diante.

Atente-se às tendências  

Não adianta nada criar uma empresa diferente se ela não acompanha as tendências do mercado e se atualiza com o passar do tempo. Seja qual for o seu ramo de atuação, é preciso estar atento às novidades e buscar estar um passo à frente dos concorrentes.  

Uma dica é sempre pesquisar referências internacionais que podem virar tendência em breve. Dessa forma, quando determinado conceito chegar ao seu local de atuação, você já estará preparado para atender clientes que buscarão esse tipo de novidade.

São passos simples que podem ser seguidos sem dificuldades para estabelecer uma marca sólida, com um bom posicionamento de mercado e bons diferenciais na busca pelo sucesso. Ao criar ou remodelar sua marca, tenha em mente todas essas estratégias que te ajudarão na conquista dos seus objetivos.