qua. nov 30th, 2022

Mesmo em tempos pandêmicos, o amor dos brasileiros por animais de estimação se manteve. É o que aponta a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac). O levantamento aponta que houve aumento de 30% no número de pets em lares brasileiros durante o isolamento social. E foi durante esse marco histórico, mais precisamente no final de 2020, que o médico veterinário brasileiro, Dr. Lucas Rodrigues, decidiu contribuir com a saúde dos cães, empreendendo no setor que, de acordo com o Instituto Pet Brasil, projeta faturar R$ 46,5 bilhões este ano.

Com objetivo de diminuir a incidência de doenças nos cães do Brasil por meio da melhoria do sequenciamento genético, a Box4Dog iniciou em fevereiro de 2021 no mercado a fim de contribuir com a incidência de uma série de doenças. No primeiro trimestre, a empresa lançou o teste genético que identifica as possíveis doenças que podem surgir no pet. Logo em seguida, a marca apostou no exame de raça e, por último, no serviço que faz as duas identificações. “Ao analisar o DNA dos animais é possível antecipar mais de 200 possíveis doenças e prevenir que elas aconteçam. Além disso, tutores, criadores e veterinários também podem delimitar a raça do animal”, explica o co-fundador, Dr. Lucas. Além disso, também é possível detectar quais são os medicamentos que o animal pode apresentar reações alérgicas como ivermectina, muito comum em alguns vermífugos.

A experiência comercial do empresário e co-fundador da Box4Dog, Marcos Campos, foi de suma importância para a criação da marca. O serviço é pioneiro no Brasil e com poucos meses de existência já apresenta um crescimento de 10% a 15% ao mês. O conforto e a facilidade também foram um dos pontos de atenção da equipe. Ao receber o kit no endereço de sua escolha, o cliente realiza a coleta da saliva de maneira indolor e rápida. Em seguida, envia  a amostra para o laboratório parceiro da marca, referência nos EUA em sequenciamento canino, e em até oito semanas, tem acesso aos resultados.

Para os criadores, o teste exclusivo torna-se uma ferramenta poderosa, pois auxilia nas decisões de cruzamento, o que evita que os cães desenvolvam uma série de doenças. “Atuo há mais de 18 anos como pesquisador do câncer e a influência do DNA no desenvolvimento de tumores, e a Box4Dog é mais uma maneira que encontrei de contribuir com o prolongamento da vida dos animais e impactar positivamente sua relação com os tutores. As pesquisas nesta área não param e futuramente teremos novidades no mercado mundial e nós queremos tornar isso cada vez mais próximo dos brasileiros”, conclui Rodrigues.

Sobre a Box4Dog:

Fundada por Lucas Rodrigues e Marcos Campos, em 2021, a Box4Dog se destaca no mercado na oferta de testes genéticos para cães, no Brasil. De maneira fácil e eficiente, os tutores podem coletar amostras por meio da saliva dos animais sem dor ou desconforto para o pet. Assim, é possível identificar a linhagem da raça e também mapear mais de 200 possíveis doenças. A empresa também conta com testes específicos para criadores que auxiliam na tomada de decisão a respeito do cruzamento, pois permite a melhoria genética e, consequentemente, evita que os animais desenvolvam uma série de doenças. Para saber mais acesse: www.box4dog.com.br