seg. nov 28th, 2022

Ensinar é uma das atividades laborais mais importantes na vida de todos nós.
Homenagem especial no dia dos professores.

Brasília, 15/10/21  |  Tempo de leitura: 3min20s

Acredito que todas as pessoas já viveram esta experiência de receber o ensinamento de alguém mais ou menos experiente na vida, os professores não são apenas aquelas pessoas que passaram anos estudando didática, qualquer ação humana de transferência de conhecimento é uma ação professoral.

Acho que são as nossas mães as nossas primeiras professoras, não apenas elas, claro, mas todos os parentes mais próximos à criança acaba assumindo esta função de professor, tanto para o bem como para o mal. Ensinar é uma ação que todos acabam exercendo em algum momento da vida, e pela sua ação caracteristicamente doadora, o ato de ensinar é pouco valorizado.

Professores profissionais, não são ainda a categoria de trabalhadores mais valorizada no mercado, apesar de serem essenciais, este suposto descrédito, suponho, ter esta origem informal do ensino, como citado no parágrafo anterior, ensinar muitas vezes significa doação e não remuneração.

Professor: Profissão essencial

O ensinamento é uma arte tipicamente natural, é a observação de atos que se ensina a maior parte das informações necessárias para a sobrevivência, no mundo natural, muitas espécies animais possuem rituais de passagem de ensinamento, mas nem todas.

Existem espécies que já nascem totalmente cientes do que fazer e de como fazer para toda a vida, em alguns casos não existe passagem de conhecimento da mãe para o filho.

Para todos os outros casos, existe ensinamento, e no caso da nossa espécie esta transmissão de conhecimento é de fundamental importância para a sensação de pertencimento. No caso da espécie humana, o ensinamento é transmitido pela cultura, pela oralidade e pelas ações dos parentes próximos.

Antes de aprender a primeira palavra, o ser humano já possui o instinto animal, o recém nascido já vem de “fábrica” programado para chamar a atenção da mãe e do pai, vocalizando choros. Não apenas isto, o recém nascido nasce com um conjunto grande de apelo visual que remete ao cuidado, o seu bebe não é fofo por acaso, é uma ação da natureza para você aceitá-lo, cuidando dele gratuitamente.

Já depois, que passa a “fofice” oferecida pela ação da natureza, é necessário o profissionalismo do professor, para diariamente passar conhecimentos necessários para se obter uma vida capaz de se sustentar na cultura vigente, sempre encaminhando o aprendiz para uma condição plena em exercício de direitos e obrigações.

Na escola se ensina um pouco de tudo, mais ou menos, mas o ensinamento mais sério e repetido a sua exaustão é a obediência, é o enquadramento cultural que é o mais ensinado sempre. A questão do comportamento frente a uma realidade cultural é repetido, na escola, em casa e nos meios de comunicação.

E que ensinamento é este? Amor pelo trabalho, obediência e respeito à hierarquia.

O bom professor, ensina a pensar

Todos os professores possuem o seu valor, seja aquele que exerce a atividade profissionalmente ou aquele que entrega o seu conhecimento por ato de doação. A diferença do professor excelente dos outros é que eles nos ensinam a pensar.

O maior ensinamento que uma pessoa pode obter na vida, é o ensinamento crítico. Criticar as informações recebidas é o ensinamento mais essencial que se pode adquirir. Saber avaliar as informações e refletir sobre elas em uma perspectiva ampla é o que diferencia os alunos.

O ensino das matérias escolares é importante, pois remete a sua adaptação a uma realidade cultural vigente, mas o ensinamento do raciocínio crítico é que impulsiona o aluno a um outro nível, como no caso dos professores de auto escolas, citando um exemplo, é possível ensinar um motorista de transportes de veículos, qual é o momento ideal de utilizar o freio?

Percebe a relação da qualidade do ensino, com a educação voltada ao pensamento crítico, um motorista sem desenvolvimento de crítica não conseguirá decidir qual é a hora certa de frear ou de acelerar. Sim, o principal treinamento para qualquer profissão é o pensamento crítico, as pessoas precisam decidir o que fazer com as informações disponíveis em determinado momento.

Citando outro exemplo, é em como transportar cargas, sem se machucar, é necessário ter um pensamento crítico sobre as nossas próprias capacidades, no caso de quem trabalha com transportes de mudanças df, é uma informação crítica para a sua saúde avaliar corretamente o peso de cada caixa transportada.

Professor: Muito Obrigado

15 de Outubro, dia do professor, um reconhecimento público e regido por uma legislação específica no ano de 1827. Segundo o resgate histórico, o dia do professor é uma homenagem à Santa Teresa de Ávila. Perceba leitor a relação entre a religião e a educação, em seus primórdios.

Como citado anteriormente neste próprio texto, a educação tem mais relação com a adequação cultural do que com outras questões técnicas, o nosso ensinamento mais perene é o da obediência.

A todos os meus professores, agradeço muito o empenho, a dedicação e o profissionalismo, vocês fazem a diferença hoje e sempre. Se escrevo hoje, como proposta laboral, é por ação de todos vocês. Obrigado.

Feliz dia dos professores.

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.