sáb. set 7th, 2024

Entenda quais são os casos mais indicados para o uso de cada um desses ingredientes

A vida se torna mais saborosa e deliciosa quando as comidas do dia a dia são temperadas. Não é por menos que o brasileiro ama ingredientes como sal, alho e cebola, capazes de transformar pratos comuns em verdadeiros banquetes. Por isso, é interessante adicionar o uso de ervas, especiarias e condimentos nas receitas diárias.

Podemos utilizar esses temperos até mesmo para preparar deliciosas opções de maionese, mas antes vale a pena refletir: qual a melhor forma de utilizar esses ingredientes? Como não errar a mão ao adicioná-los nas receitas? Entenda como tirar o máximo proveito deles.

Ervas, especiarias e condimentos são a mesma coisa? Entenda

Muita gente pode pensar que ervas, especiarias e condimentos são a mesma coisa. Mas não é bem assim. Cada um desses ingredientes tem suas especificidades, de forma que, inclusive, devem ser utilizados em preparos e receitas diferentes.

Saiba maisDescubra as melhores opções de presentes para casamento

As ervas são as folhas e os talos de várias plantas, sendo que costumam apresentar aromas, sabores e propriedades medicinais. Alguns dos exemplares mais comuns desse grupo são coentro, orégano, salsa, manjericão, hortelã, alecrim e sálvia.

Já as especiarias são as sementes, de frutas, flores, cascas, raízes ou brotos de plantas. Em relação às ervas, os aromas e sabores são mais acentuados, graças à presença dos óleos essenciais nessas partes. Neste grupo, estão canela, gengibre, noz-moscada, baunilha, pimenta-do-reino e açafrão.

Por fim, há os condimentos. Eles são aqueles ingredientes em pó ou líquidos usados para acrescentar sabor ao prato ou à receita. Por essa descrição, você deve estar logo pensando no ketchup e mostarda. Mas os condimentos também incluem sal, azeite, vinagre, açúcar e molhos de pimenta no geral.

Como utilizar corretamente cada um desses ingredientes?

Certo, agora que você conhece as características de cada grupo, vem a dúvida: qual a melhor situação para utilizá-los? Conheça algumas das alternativas mais comuns de cada grupo.

Saiba maisEntenda o conceito da cozinha 4.0

Ervas

Entre as ervas, uma das melhores opções é o alecrim. Ele tem folhas pontiagudas e finas e um sabor muito forte, de forma que deve ser utilizado com cuidado e evitando excessos. Pode ser adicionado em pratos com carnes (bovina, suína e de frango), além de receitas com legumes assados, como batatas.

O louro é uma erva que todos conhecem, presente sobretudo no feijão de cada dia. Ele também pode ser adicionado em refogados de carnes, legumes, caldos, assados e molhos de tomate.

Já o coentro é um exemplo parecido com o alecrim, também de sabor muito forte, mas que é um ótimo acompanhamento para frutos do mar, peixes e saladas, proporcionando mais frescor à comida.

A salsinha tem sabor mais suave e fresco, e costuma combinar com tudo, mas deve ser adicionada apenas como finalização de um prato. A sálvia tem sabor forte e é ótima para ser usada com carne suína e massas, mas deve-se evitá-la em receitas que tenham algo doce.

Saiba maisComo programar a vida após as férias?

Já a hortelã e a menta são parecidas, apesar da hortelã ser um pouco mais forte. Ainda, elas são boas adições para carne de cordeiro e para enfeitar sobremesas e bebidas de verão.

Especiarias

E quanto às especiarias? A canela é um ingrediente muito aromático, sendo comum em receitas de doces. Ela também pode ser adicionada em molhos, na canja ou para dar um toque no picadinho de carne.

Por outro lado, apesar do sabor muito forte, o cravo pode ser utilizado em doces, mas também pode ser adicionado de leve no cozimento do arroz ou no molho de tomate.

A noz-moscada é muito utilizada em qualquer receita que utilize derivados do leite. Molhos de queijo, molho branco ou fondue são algumas receitas que se tornam mais saborosas com ela. No inverno, é interessante até dar uma pitadinha dela no chocolate quente.

Já a pimenta-do-reino pode ser branca, preta ou verde. A primeira ajuda a saborizar carnes de aves, suínos e peixes, enquanto a preta oferece mais diversidade, sendo utilizada em qualquer prato salgado ou no preparo de carnes vermelhas. Por fim, a verde é um ótimo adendo para molhos de filés.

Condimentos

Por fim, o molho barbecue é um dos condimentos mais utilizados no dia a dia. É o molho perfeito para acompanhar carnes, batatas fritas, anéis de cebolas e hambúrgueres. O molho de pimenta, por sua vez, harmoniza bem com empanados, saladas, grelhados e diversos tipos de carnes.

O azeite não tem muito segredo: é utilizado largamente para cozinhar, refogar e também temperar saladas. O molho de salada é usado para temperar saladas, dando mais sabor a vegetais crus, assados ou cozidos, enquanto a maionese é utilizada como um molho para sanduíches, saladas e outros pratos.