sex. jun 21st, 2024
Beautiful luxury sink decoration in bathroom interior for background - Vintage Light filter

O segredo para um lar aconchegante sem preocupações e danos aos móveis

Na hora de selecionar móveis para áreas externas ou espaços mais úmidos, como o banheiro, é preciso pensar com calma no que escolher. Isso acontece porque ao levar para casa materiais pouco resistentes à umidade, logo os itens são perdidos e você precisa trocá-los.

Para economizar e garantir uma boa durabilidade, o recomendado é escolher móveis para banheiro ou itens próprios para áreas externas, prestando atenção no acabamento e nos cuidados após a instalação. Aprenda como fazer isso e crie ambientes duráveis e confortáveis.

Preste atenção ao material

O material é o principal fator a ser considerado antes de fazer a compra e instalação dos móveis. Alguns tipos de madeira são bem-vindos, enquanto outros devem passar bem longe do seu projeto. Saiba no que investir.

Saiba maisTécnicas de relaxamento para praticar em casa

Madeira maciça

São madeiras naturalmente resistentes à água, por terem fibras longas e compactas. Cumaru, ipê, jatobá e angelim são alguns exemplos muito usados nos móveis do banheiro e da área externa.

Madeira sintética

Não é madeira de verdade, porém seu acabamento lembra madeira. O material utilizado é o PVC ou o polietileno, ambos naturalmente resistentes à umidade. Costumam ser usados na área da piscina, mas combinam com qualquer ambiente mais úmido.

Plástico

Esse é um material que pode ficar em contato com água e umidade, basta receber o devido cuidado e limpeza. É recomendado para a área próxima da piscina e, em algumas casas, já aparece como gabinete de banheiro.

Aço inox

O inox também é indicado para espaços com umidade elevada. Pode aparecer na pia, caso o ambiente a ser planejado envolva a cozinha, e, se deseja um toque mais futurista, até em alguns armários do cômodo.

Saiba maisComo escolher móveis duráveis e de qualidade?

Madeira laminada

São várias camadas de madeira fina coladas umas nas outras, ainda assim o material é resistente à umidade e pode ser usado em áreas externas ou ambientes mais úmidos. Chega a ser melhor do que a madeira maciça ou compensada, mas é preciso escolher aquela feita com madeiras próprias para ambientes externos.

Madeira compensada

Feita de várias camadas de madeira que são coladas juntas, pode ser considerada mais resistente em comparação à madeira maciça. Assim como no caso da laminada, antes de comprar o móvel vale analisar a qualidade e o acabamento, além de verificar quais madeiras compõem o compensado.

Observe o acabamento

O acabamento dos móveis também ajuda a perceber se são resistentes à umidade ou se é melhor mantê-los bem longe desses espaços. O ideal é não trabalhar com determinados tecidos. Se quer um sofá na área externa, por exemplo, opte pelos modelos impermeáveis.

Apostou na madeira? Analise se ela possui verniz por cima. Às vezes, por mais que o material não seja o das madeiras indicadas para áreas externas ou banheiro, o verniz ajuda a impermeabilizar e garante a durabilidade.

Saiba maisClimatologia: pesquisa climática e ambiental

Analise o quanto o ambiente é úmido

Essa dica é bastante útil no caso dos banheiros. Antes de comprar os móveis e mobiliar o cômodo, vale analisar o quanto ele é úmido. Banheiros voltados para a face sul ou sem janela podem precisar de móveis mais resistentes, enquanto aqueles que recebem um pouco de luz solar não.

Nas áreas externas e nas casas de praia também vale a observação. Se perceber que o espaço é muito úmido, aposte em materiais com alta resistência à água.

Manutenção e cuidados regulares

Por mais que você escolha os melhores materiais, se não receberem a manutenção e os cuidados regulares, existe a chance de você perder os móveis e ter que trocá-los.

Você precisa saber como funciona a limpeza e vedação e verificar se aconteceu algum dano. Dá para reparar? Faça o conserto o mais rápido possível e não empurre o problema para depois.