qua. nov 30th, 2022

As cozinhas planejadas unem funcionalidade e elegância em um único ambiente

Sem dúvida, a cozinha é um dos espaços mais acolhedores da casa, onde a família e os amigos se reúnem para degustar pratos especiais e celebrar as conquistas diárias. Por isso, ela merece ganhar uma decoração estilosa para deixar esses momentos ainda mais interessantes. 

Porém, redecorar uma cozinha é uma tarefa desafiante, que exige não só recursos financeiros como também criatividade para aproveitar cada cantinho de forma prática e funcional. Se você deseja fazer a reforma desse cômodo de modo inteligente, uma boa opção é construir uma cozinha planejada. 

Com essa alternativa, todos os detalhes da decoração serão pensados com precisão, seja para decidir a posição do armário de cozinha planejado ou para escolher o estilo de luminária. Dessa maneira, o resultado sairá bem personalizado, do jeito que o proprietário deseja. 

A seguir, conheça mais sobre a decoração de cozinhas planejadas em um conteúdo exclusivo preparado para te ajudar a reformar esse espaço, evitando gastar muito dinheiro ou usar materiais desnecessários. Confira!   

Estilos de decoração para cozinha planejada 

O princípio básico de uma cozinha planejada é fazer o aproveitamento máximo do espaço, deixando o ambiente mais ergonômico e funcional. Contudo, esse requisito não impede que o visual desse cômodo também seja pensado conforme a personalidade dos moradores. 

Como já existe uma diversidade de estilos de decoração para cozinhas planejadas no mercado, é interessante que o consumidor conheça um pouco sobre cada um desses modelos para decidir como sua cozinha será projetada. Na sequência, especificamos os principais tipos utilizados, acompanhe! 

Cozinha tradicional

Para quem prefere composições consagradas no universo da decoração, a melhor alternativa é montar uma cozinha planejada tradicional. A elegância e a sofisticação são marcas registradas desse estilo, que utiliza, principalmente, a aplicação de cores claras e o uso predominante de madeira no mobiliário.  

Cozinha contemporânea 

As decorações contemporâneas estão ligadas às tendências em alta no tempo atual, permitindo mais liberdade aos usuários ao planejar a composição. No presente, esse visual normalmente contém elementos como armários de prateleiras abertas, nos quais os acessórios ficam à mostra. 

Cozinha escandinava 

O estilo escandinavo, que remete às tradições dos países nórdicos, vem ganhando espaço nas decorações atuais de cozinhas planejadas. Em suas características principais destaca-se o uso dos tons neutros, a presença de móveis minimalistas, uma boa iluminação e a aplicação de acessórios suspensos. 

Cozinha industrial 

As cozinhas industriais também estão entre os estilos de decoração favoritos da atualidade. Na composição desse modelo, é muito comum encontrar materiais como cimento queimado, madeira e elementos metálicos. Já o charme fica por conta das luminárias de teto, que são pendentes e de trilho. 

Cozinha vintage 

Se você gosta de visuais que referenciam as tendências do passado, uma alternativa é investir em uma decoração vintage para a cozinha planejada. Nesse caso, é interessante incluir a presença de móveis pintados com cores vibrantes,  papéis de parede e azulejos na composição. 

Como escolher o estilo de decoração para sua cozinha? 

Mesmo após pesquisar sobre os principais estilos de decoração usados nas cozinhas planejadas, os consumidores podem ficar em dúvida se o modelo desejado realmente funcionará no projeto da sua casa. 

Então, para que não aconteçam equívocos na escolha do visual, a recomendação é dividir esse processo em etapas, para que a cada novo passo possam ser consideradas as necessidades mais urgentes em relação à reforma ou à construção desse ambiente. 

Além disso, é interessante também realizar testes para avaliar as combinações de acessórios. Dessa forma, será mais fácil visualizar se esses elementos funcionarão bem ao serem colocados juntos na composição. 

Não se esqueça, ainda, de pedir a opinião de especialistas em decoração, como arquitetos e designers. Sem dúvida, eles possuem muita experiência e conhecimento para te ajudar a fazer as escolhas certas para sua cozinha planejada.  

3 dicas essenciais ao decorar uma cozinha planejada 

De fato, a trajetória para realizar uma obra é muito desafiadora e a maioria das pessoas ficam bastante perdidas ao iniciar esse projeto, principalmente sem o acompanhamento de especialistas. Para que esse processo seja executado sem erros, separamos dicas que fazem a diferença nessa jornada. Confira! 

1. Escolha um ponto de destaque 

Cada item acrescentado na composição da cozinha interfere diretamente no resultado da decoração, ainda que seja apenas um detalhe. Por isso, estabeleça os acessórios primordiais e só adicione novos elementos se eles tiverem sentido em relação a esses pontos principais. 

2. Fuja do convencional 

Por mais que um estilo de decoração tenha sido escolhido para a cozinha, não se prenda aos padrões. Use da criatividade e inove no design desse ambiente, explorando combinações e elementos que não são frequentemente utilizados. 

3. Faça combinações de cores 

A paleta de cores aplicada no cômodo também tem influência sobre a decoração. Com isso, é melhor optar por combinações conhecidas ou então fazer testes para ter a certeza do resultado a ser obtido na cozinha.