sex. maio 17th, 2024
Crystal globe with stock information on the computer screen and dark blue background

Confira nossas dicas para começar a investir em 2024

Começar a investir é essencial para quem deseja ter um futuro mais tranquilo. Saber como construir o seu patrimônio é importante para conquistar seus objetivos materiais e ter mais tranquilidade para buscar uma carreira de sucesso. Com diversas opções de investimentos no mercado, investidores iniciantes precisam ter cautela nos primeiros investimentos. 

Saber onde encontrar o preço do bitcoin hoje, quais ações e fundos de investimentos rendem mais lucratividade ou quais títulos do Tesouro Direito estão rendendo bem passa por muito estudo e conhecimento sobre o mercado. 

O problema é que muitos brasileiros não sabem por onde começar. Para ajudar você, fizemos uma lista com dicas importantes para quem deseja começar a investir. Confira abaixo:

Saiba maisReceber pagamento online: estratégias e plataformas seguras

Faça um planejamento e organize o seu orçamento 

Antes de começar a investir, é preciso organizar o seu orçamento. O planejamento financeiro é a base para construir patrimônio. Então, comece organizando suas contas. Coloque todas no papel, faça os cálculos, veja quais são as suas dívidas e entenda como você gasta o seu dinheiro. 

A partir disso, faça uma análise sobre seus gastos e necessidades. Com isso, você pode priorizar gastos, categorizando gastos essenciais e supérfluos. Dessa maneira, você consegue entender onde pode economizar para começar a investir. 

Estude os principais tipos de investimentos

Com tudo organizado, é hora de estudar o mercado para começar a investir! Existem diversos tipos de investimentos: é possível encontrar aplicações públicas, privadas, com maior ou menor risco e é preciso entender como elas funcionam. Isso será muito importante para que você possa entender onde vale mais aplicar o seu dinheiro para conquistar seus objetivos. 

Criar o hábito de estudar as aplicações financeiras é muito importante, já que sempre tem novidades. Há muito conteúdo gratuito sobre finanças na internet e que abordam temas desde a renda fixa, até ações e criptomoedas. Então, estude, faça cursos e busque conhecimento sobre investimentos. 

Saiba maisSaiba como investir em ouro e fazer seu capital render mais

Comece com investimentos de menor risco 

Todo investimento tem risco, mas alguns possuem um nível menor de risco para investir. Geralmente, começar por aqui é o melhor para investidores iniciantes. Investir em títulos do Tesouro Direto ou em CDBs, por exemplo, é uma forma de ter segurança, entender como funcionam a rentabilidade, o risco e a liquidez de investimentos e, claro, manter o poder de compra do seu dinheiro. 

Monte uma reserva de emergência

O primeiro objetivo financeiro do investidor iniciante deve ser a montagem de uma reserva de emergência. Esse objetivo é uma reserva de valor com alta liquidez, que pode ser usada em situações de urgência ou períodos de perda de renda. A reserva de emergência ajuda você a manter as contas em dia e a ter mais tranquilidade em momentos difíceis. 

A maioria dos especialistas recomenda que a reserva de emergência deve representar cerca de seis meses de renda. Como isso é muito difícil para muitos, comece com metas realistas e vá crescendo os seus rendimentos. Assim, você pode criar o hábito de investir e começar a ter mais segurança financeira. 

Estabeleça metas mais ousadas  

A reserva de emergência é o primeiro passo, mas há muitos objetivos financeiros que podem ser alcançados com a ajuda dos investimentos. Comprar uma casa ou um carro, fazer uma viagem ou comprar um curso importante para a sua carreira são alguns dos objetivos mais comuns. 

Saiba maisDescubra o potencial dos principais jogos com criptomoedas

Como falamos no tópico anterior, o melhor é começar pela reserva de emergência. Após alguns meses, já é possível começar a buscar metas mais ousadas. Ainda assim, o mais aconselhável é investir a maior parte do que você poupou na sua reserva, mas você pode usar uma pequena parte do valor para começar a experimentar outros investimentos. 

Dessa forma, você pode investir em títulos de renda fixa de médio e longo prazo ou mesmo em fundos de investimentos, ações ou criptomoedas, mas faça isso com consciência, com estudo e com pouco. Isso é essencial para aumentar a sua rentabilidade e entender como mercados mais voláteis funcionam. 

Com as nossas dicas, você está pronto para começar a investir. Comece a mudar a sua vida e vá muito além da poupança ou do título de capitalização vendido pelo gerente do seu banco. Estude sobre investimentos, crie o hábito de investir e comece a construir a sua independência financeira.