ter. jun 18th, 2024

Nesse post “Taxa Selic: Como influencia na compra de um imóvel?”, você vai entender o que é essa taxa e como ela pode impactar no investimento desse bem.

Além disso, separamos algumas informações relacionadas a ela e o mercado imobiliário, assim como o porquê de conhecê-la.

Este artigo foi desenvolvido em parceria com a Imobiliária Zona Rural Imóveis, a fim de ajudar o leitor a entender melhor sobre a Taxa Selic e como ela influencia no poder de compra de um imóvel. 

Taxa Selic: como influencia na compra de um imóvel?

Muitos brasileiros não conhecem os conceitos relacionados a juros e taxas, porém esses são muito importantes para a economia do país.

Saiba maisPlanejamento financeiro para melhorar a presença digital e aumentar receitas

Comprar um imóvel também está relacionado a esse tema, uma vez que, há algumas taxas que estão embutidas em um financiamento, por exemplo.

Podemos afirmar que essa taxa consegue influenciar de maneira direta na vida principalmente financeira das pessoas.

Para que entenda melhor como ela influencia na compra de um imóvel, separamos algumas informações importantes para que você possa entender melhor o impacto dela seja relacionada a uma casa, ou também a um apartamento.

Confira!

Saiba maisOrientações importantes para iniciantes no mundo dos investimentos

O que é a taxa Selic?

A Selic é a sigla do Sistema Especial de Liquidação de Custódia, ou seja, ela trata-se de um sistema do Banco Central que faz o registro de todas as operações feitas e que estão relacionadas com os títulos escriturais do Tesouro Nacional.

Dessa maneira, podemos dizer que, ao comprar um título público Tesouro Selic, você estará emprestando dinheiro ao governo, e em troca ele te pagará juros.

Sendo assim, podemos dizer que a taxa Selic é muito importante por conta de algumas razões financeiras, econômicas e monetárias, como por exemplo:

Para fazer o cálculo das demais taxas de juros da economia do Brasil;

Saiba maisReceber pagamento online: estratégias e plataformas seguras

Para estimular o consumo ou fazer o controle da inflação;

Para fazer o direcionamento dos rendimentos de alguns investimentos como por exemplo: ativos de renda fixa;

Dessa forma, podemos afirmar que a Taxa Selic funciona como uma ferramenta que o Banco Central utiliza para controlar tanto a inflação, como também a economia.

O objetivo é que a taxa real fique próxima da meta de juros criada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que é um órgão que faz a definição do valor.

O que é a taxa Selic diária?

Normalmente, os ativos do Tesouro Direto são obtidos pelas instituições bancárias, e de acordo com a legislação, esses devem fazer o direcionamento de um percentual dos depósitos dos mesmos a uma conta do BC (Banco Central).

São imensas as quantidades de operações que são feitas em um único dia e, ao fazer a soma do montante realizado pelas instituições, podemos afirmar que o número é ainda maior.

Por esse motivo, o Banco Central determina que os bancos devem fechar com os seus caixas equilibrados.

Essa imposição tem como finalidade prevenir o excesso de dinheiro circulando, controlando assim a inflação.

Dessa forma, as instituições financeiras têm o costume de realizar empréstimos entre si, porém, há taxa de juros, assim como a emissão de títulos, com um prazo de apenas 1 dia.

Sendo assim, é feita uma média ponderada e ajustada que tem sua divulgação realizada todos os dias, ou seja, a chamada taxa Selic diária. Já a soma do ano todo é chamada de taxa Selic anual.

Como ela pode impactar na compra de um imóvel?

Como foi explicado acima, a taxa Selic nada mais é que um mecanismo utilizado para fazer o controle da inflação.

Normalmente o Copom faz o aumento do juros da economia quando a inflação está alta, e essa atitude é tomada para que seja mais difícil obter crédito, auxiliando assim na diminuição do consumo, assim como também da demanda pelos serviços e os produtos, reduzindo a alta dos preços.

Quando o país está em um situação em que a inflação está controlada e a atividade econômica baixa, é adotada a política de queda de juros.

Dessa maneira, o crédito fica mais barato, facilitando assim os investimentos por parte das empresas e também em relação ao consumo das famílias até mesmo na compra de imóveis.

Portanto, a taxa Selic irá impactar diretamente na compra de um imóvel, uma vez que, quanto mais alto ela estiver, maiores serão os juros de um financiamento imobiliário.

Motivos pelos quais você deve conhecer essa taxa

É importante que conheça a taxa Selic para que possa identificar quais são os melhores momentos da compra de um imóvel por exemplo.

Como a Selic se relaciona com o mercado imobiliário?

Essa taxa influencia de maneira direta o mercado imobiliário principalmente quando favorece as compras, uma vez que, um financiamento é uma operação de longo prazo.

Nesse contexto, é comum que pessoas fiquem receosas em pedir um crédito no mercado para comprar um imóvel quando as taxas de juros estão altas.

Nesse post você entendeu o que é uma taxa Selic e de que maneira ela pode influenciar a compra de um imóvel, assim como o mercado imobiliário.