Contexto do convite e proporção do evento são maneiras de planejar do look à forma de abordar as pessoas
As redes sociais causaram uma verdadeira revolução em aspectos midiáticos, impactando também na forma como eventos, entre eles de moda, organizam-se e acontecem. A escolha de um tênis urbano para o look de uma pessoa que vai participar de um evento de moda pode trazer conforto e tornar o visual ainda mais descolado, mas a escolha das peças deve ser baseada em cada ocasião.
O surgimento e crescimento das redes impactou no fenômeno dos influenciadores, que hoje integram eventos de moda como parte da estratégia de visibilidade de muitas marcas. Porém, como toda ocasião social, existem algumas formas de evitar situações indesejadas, preparando-se adequadamente para cada contexto.
Por dentro dos principais códigos de um evento de moda
Quem já frequentou, ou tem interesse em fazer parte do universo da moda, deve saber que ele possui muitas particularidades. Embora a moda tenha se democratizado cada vez mais nos últimos anos, especialmente por conta da internet, ainda existe um certo status que permeia os integrantes, os lugares e os hábitos desse mundo.
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Até os dias de hoje, muitas marcas mantêm a lista de convidados para seus desfiles de forma restrita. Mesmo passando por muitas mudanças, e ganhando mais visibilidade com a internet, as semanas de moda ainda são o principal ponto do calendário anual, sendo o lugar para ver e ser visto.
Lançamentos expositivos
Aqui podemos mencionar os eventos importantes, mas de menor escala, como inaugurações de lojas, lançamentos de produtos ou linhas exclusivas e feiras sazonais. Em geral, esses eventos são abertos para um número seleto de pessoas, normalmente envolvidas diretamente com a marca ou com algum propósito de mídia.
Eventos públicos
Desfiles de conclusão de curso de moda, entrevistas, palestras, entre outros. Esses são alguns exemplos de eventos de moda que podem ser públicos ou abertos a um número menos criterioso de pessoas, normalmente realizados fora de grandes datas, como semanas de moda.
Dicas para fazer bonito em qualquer evento de moda
Manter uma postura adequada em qualquer ocasião é uma dica básica, mas isso tem um peso ainda maior quando estamos falando sobre um evento de moda. Se você está indo assistir um desfile pela primeira vez, ou já está habituado a esse tipo de ocasião durante as temporadas de moda, as dicas abaixo podem ser úteis.
Saiba maisSucesso de público no Kiichi Vila Olímpia, o Festival KKKK de humor continua em setembroO look é essencial
Seja você um profissional de jornalismo indo fazer a cobertura do evento, seja um convidado para assistir a uma apresentação, o look para um evento de moda conta muito. Aqui a principal sugestão é não forçar a barra, por mais que o evento seja fora da caixinha. Seja fiel ao seu estilo e explore a criatividade, mas respeitando o dress code do evento.
Entenda o contexto do lugar e das pessoas
Alguns eventos de moda dão mais liberdade para os convidados ousarem no look, enquanto outros são mais contidos. Identifique no convite, na descrição do evento e no próprio local qual o mood do lugar e, principalmente, das pessoas. Isso ajuda a adaptar a escolha do look conforme o período do dia e também não ser o centro das atenções se essa não for a proposta.
Amplie a rede de contatos
Eventos de moda costumam reunir profissionais da área, mas também pessoas de diversos outros universos. Aproveite o momento para ampliar seus contatos, sempre optando por uma abordagem respeitosa e objetiva. Se você não foi apresentado a alguém diretamente, procure as pessoas que já tenham algum tipo de proximidade, intermediando essa troca.
Menos é mais
O pretinho básico tem seu lugar garantido, não à toa. Em um evento de moda, principalmente se é a sua primeira vez, evitar excessos na roupa, observar mais do que falar e ficar atento em como a dinâmica acontece é a melhor forma de evitar gafes.
Saiba maisNoites tranquilas: como o estilo de música lo-fi contribui para o sonoNa dúvida, quem deve chamar a atenção é o anfitrião, a marca ou o produto atrelado ao evento, então use isso a seu favor, principalmente se informando com antecedência sobre o contexto do evento.