sex. dez 6th, 2024

Conhecer a região Norte é uma boa forma de descobrir novas realidades dentro do Brasil

Explorar o Norte do Brasil é ideal para quem busca uma experiência autêntica em destinos que combinam riqueza cultural, paisagens únicas e sabores intensos. É uma alternativa ao turismo convencional, oferecendo uma aventura que surpreende até mesmo muitos brasileiros. A região é um convite para descobrir a Amazônia, conhecer as tradições indígenas e experimentar uma gastronomia única.

E se há não muito tempo a viagem para lá era considerada difícil, seja pela oferta, seja pelos valores dos voos, a realidade hoje é bastante diferente. Com o crescente investimento no turismo, adquirir passagens nacionais para lá é algo que pode ser feito com facilidade, para a alegria de todos. Assim, o Norte se tornou um destino viável e muito explorado por brasileiros de todas as localidades. 

Outra característica da viagem pelo Norte do Brasil é o contato com contrastes em cada canto. Imagine uma cidade grande ao lado de uma floresta intocada? Ou a união cultural em festividades que combinam elementos indígenas e europeus? Até mesmo os ingredientes e temperos de cada prato que você poderá explorar tem essa característica. Quer saber mais? Continue a leitura conosco!

Saiba maisSucesso de público no Kiichi Vila Olímpia, o Festival KKKK de humor continua em setembro

Gastronomia amazônica e seus sabores únicos

Entre os motivos que fazem da culinária amazônica do Norte ser única está a combinação de ingredientes que só podem ser encontrados em suas florestas. E mesmo que você ache os principais pratos dessa gastronomia em outros lugares do Brasil, pode ter a certeza de que não será a mesma coisa. 

Belém, a capital do estado do Pará, é um dos grandes destaques nesse assunto, atraindo apaixonados pela culinária. Se esse é seu objetivo, separe um espaço na sua agenda para visitar o Mercado Ver-o-Peso. Lá, é possível conhecer uma variedade de ingredientes únicos, como jambu, priprioca, açaí e tucupi, usados em pratos locais, símbolos da cultura paraense. 

Entre as opções de pratos, você poderá experimentar o tacacá, um caldo quente de tucupi e jambu, servido com camarões. Para os amantes de doces, o cupuaçu e o bacuri são frutas amplamente utilizadas em sobremesas regionais, trazendo sabores intensos e autênticos da amazônia. Tudo isso pode ser saboreado no Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, no qual os melhores chefs da região apresentam suas receitas. 

Aventura em meio à natureza no Arquipélago de Marajó

O arquipélago de Marajó, igualmente no Pará, é reconhecidamente o maior do gênero flúvio-marítimo em todo o globo. Mas muito além de suas proporções, seus encantos estão presentes em suas paisagens de natureza exuberante e cultura única.

Saiba maisNoites tranquilas: como o estilo de música lo-fi contribui para o sono

A região é famosa por seus campos alagados e presença de búfalos. Por lá, é possível fazer passeios de barcos, cavalgadas na praia e entrar em contato com sua fauna e flora. A área é um magnífico santuário natural. 

Marajó também é famosa por seus artesanatos em cerâmicas, que remetem à tradição indígena marajoara. É uma boa oportunidade de levar para casa um pouco da cultura local, além de apoiar a economia da região. É justamente essa combinação toda de cultura e natureza que faz do arquipélago de Marajó um destino muito especial no Norte do Brasil. 

Festas e tradições culturais em Parintins

Para quem não abre mão de celebrar com bastante cultura local, o Festival de Parintins, no Amazonas, é um evento imperdível. Ele é talvez o símbolo cultural de maior relevância em toda a região. O evento celebra o duelo entre os bois Garantido e Caprichoso, representando a diversidade cultural e o folclore amazônico. 

A festa é grandiosa, misturando dança, música e representações culturais indígenas. Uma excelente oportunidade de se conectar com a região e ainda festejar bastante! Parintins também é uma cidade acolhedora, com fortes características indígenas e ribeirinhas. Lá, você pode fazer passeios pela floresta, visitar comunidades tradicionais e também, claro, saborear deliciosos pratos locais.

Saiba maisPrimeira coluna do ano voltada à literatura contemporânea brasileira no site do Itaú Cultural traz a indígena Aline Rochedo Pachamama