ter. dez 10th, 2024

Como evitar acidentes no trânsito de grandes cidades? Conheça dicas para adotar uma direção mais defensiva

Ganhar tempo no trânsito, diminuir os gastos com combustível, fugir do uso do transporte público e ter aquela sensação de liberdade… Não faltam motivos para justificar a escolha pelas motos, que tem uma frota cada vez maior, principalmente nas grandes cidades. Apesar desse conforto e praticidade, as motos também são sinônimo de responsabilidade, o que demanda cuidados extras para evitar colisões e acidentes.

Afinal, o motociclista que mora em uma grande cidade procura pelos melhores seguros para moto para se precaver tanto do risco de roubo quanto para cobrir despesas de possíveis acidentes. Mas, além disso, que outras medidas ele pode adotar no dia a dia para ter mais segurança com sua moto? Conheça dicas importantíssimas para ter mais segurança no texto a seguir.

Utilize todos os itens de segurança obrigatórios

O primeiro conselho não poderia ser outro: sempre que for pilotar sua motocicleta, certifique-se de utilizar todos os itens de segurança obrigatórios. O capacete é o principal deles, responsável por proteger a cabeça e o pescoço do motociclista e do garupa em caso de impactos e pancadas, evitando problemas mais graves.

Saiba maisJanguiê Diniz lança projeto social com aulas gratuitas para crianças

Mas não pense que você deva apenas proteger sua cabeça: o resto do corpo também deve ser devidamente equipado. Assim, providencie e utilize itens como jaqueta, calça de tecido resistente, botas e luvas. Pode parecer algo simples e dispensável, mas esses itens são capazes de prevenir lesões muito piores em caso de acidentes e quedas.

Cuidado ao frear

Um dos momentos mais importantes da condução é a hora de frear. Uma moto em alta velocidade que tente frear bruscamente estará extremamente suscetível à perda da estabilidade, resultando em derrapagens e queda do motociclista. Por isso, ele deve procurar sempre se manter dentro do limite de velocidade.

É importante que o motociclista também utilize tanto os manetes quanto o pedal durante a frenagem. Isso porque ao frear o peso da moto é exercido na roda da frente, o que facilita que o motociclista perca o controle da moto. Já ao acionar somente o freio da frente, o veículo acaba perdendo aderência traseira.

Também é indispensável manter uma boa distância em relação ao veículo da frente. Esse conselho das aulas de autoescola é muito valioso. Se você estiver colado no veículo da frente e ele frear bruscamente, não haverá tempo para que você possa reagir e evitar a colisão — o que pode ser ainda mais desastroso em altas velocidades.

Saiba maisEscola desenvolve processo didático que respeita o ritmo da aprendizagem

Mantenha-se sempre visível

Sobretudo no trânsito intenso dos grandes centros, é mais fundamental do que nunca que o motociclista mantenha-se visível a todo instante. A posição do motociclista é de extrema vulnerabilidade e, em caso de acidentes, ele está muito mais exposto do que quem dirige carros.

Desse modo, é importante que ele evite ficar no ponto cego de carros e ônibus, além de deixar os faróis ligados durante o dia e à noite. Também é recomendado utilizar roupas claras ou chamativas, capazes de chamar a atenção dos motoristas. Com isso, é possível evitar que os demais façam alguma manobra repentina que pegue o motociclista de surpresa, evitando acidentes e colisões.

Faça a manutenção da moto regularmente

Sabe aquele conselho de que você deve ir ao médico uma vez ao ano para ver se está tudo certo com sua saúde? Então, a moto também precisa desse check-up com o mecânico. Os cuidados com a parte mecânica do veículo também são uma forma de se proteger, evitando panes e quebras no meio do trânsito.

Com a manutenção, o mecânico pode avaliar se está tudo em ordem com as peças da moto, observando se há necessidade de trocar alguma por desgaste. Nela também é feita a troca de óleo, assim como a checagem das condições da bateria e dos filtros. Já o motociclista precisa adotar cuidados rotineiros, como manter os pneus calibrados e a correia lubrificada.

Saiba maisPainel para TV barato vale a pena?

Tenha atenção redobrada nos cruzamentos e em dias de chuva

É verdade que a atenção no trânsito é importante a todo momento. Porém, ao se deparar com um cruzamento, é importante redobrá-la, uma vez que os cruzamentos são grandes pontos de acidentes. O ideal é diminuir a velocidade e ficar atento à sinalização e aos demais veículos.

O mesmo vale para os dias de chuva. O óleo presente no asfalto, ao misturar com a água da chuva, deixa ele escorregadio e mais suscetível à acidentes. A água também pode esconder buracos grandes capazes de causar acidentes graves. Nessas circunstâncias, o ideal é dirigir com velocidade baixa e desviar de qualquer variação encontrada no caminho.