sáb. out 5th, 2024
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A cultura sneakerhead é diversificada e continua a evoluir com o tempo. Cada sneakerhead é único e sua paixão pode se encaixar em diferentes categorias.

Sneakerhead é uma palavra usada para definir uma subcultura apaixonada por calçados, que foi se desenvolvendo ao longo das décadas, influenciando a indústria da moda, a cultura pop e a forma como as pessoas veem os sapatos, mas não se refere a qualquer um, é nada mais e nada menos do que os tênis. Todo esse movimento continua a ser uma parte vibrante e em constante evolução da cultura contemporânea.

Você se considera uma pessoa apaixonada por esse tipo de calçados? Então já deve ter ouvido falar sobre a cultura sneakerhead. A pergunta que não quer calar: quanto estariam dispostos a pagar para obter um par de tênis exclusivo? Para um sneakerhead, o preço não é muito levado em conta! Mas, afinal, o que significa esse termo? Confira!

A ascensão da cultura sneakerhead

O termo “sneakerhead” é uma combinação das palavras “sneaker” (tênis, em inglês) e “head”, uma gíria para obcecado por algo. Ela é usada para descrever aqueles que têm uma paixão intensa por tênis, especialmente os modelos esportivos.

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Essa subcultura é dedicada ao amor, em particular, para com os tênis de edição limitada, raros, colecionáveis e de alta qualidade. Suas raízes brotam na década de 1980, quando eles se tornaram símbolos de status, especialmente entre os jovens da cultura hip-hop. 

Pode-se dizer que ela teve início nas comunidades de Nova York e Filadélfia, onde os jovens adotaram os calçados esportivos, principalmente das renomadas marcas Nike e da Adidas, como parte de sua identidade. 

O Air Jordan da Nike, lançado em 1985 em colaboração com Michael Jordan, desempenhou um papel fundamental na popularização dos tênis como itens de moda, sendo o pontapé inicial do movimento sneakerhead, onde as pessoas começaram a colecionar, trocar e exibir seus tênis de maneira semelhante à coleção de arte.

Fatores que contribuíram para o surgimento da cultura sneakerhead

Os sneakerheads influenciaram profundamente a indústria da moda e calçados esportivos. As marcas perceberam a demanda por tênis exclusivos e de edição limitada e começaram a colaborar com celebridades, designers de moda e artistas para criar modelos únicos.

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Além disso, essa cultura se estendeu para a cultura pop, com celebridades e músicos frequentemente usando tênis de edição limitada em eventos públicos, como forma de demonstrar seu poder aquisitivo e estilo. Logo, esse calçado tornou-se um símbolo de individualidade, autoexpressão e um verdadeiro item de coleção valioso, graças às fortes influências, como:

  • o ritmo do Hip-Hop;
  • o lançamento do Air Jordan;
  • a edição limitada e raridade;
  • o mercado de revenda;
  • a internet e as mídias sociais.

Hoje, os tênis são considerados peças de moda e expressão pessoal, em que esse movimento continua a desempenhar um papel significativo na indústria da moda e na cultura pop.

Influência digital na cultura sneakerhead da atualidade

A cultura continua a prosperar na atualidade e, certamente, permanecerá crescendo, já que a internet e as mídias sociais desempenharam um papel fundamental em sua disseminação e crescimento. Isso porque a facilidade dos fóruns online, grupos de redes sociais e aplicativos permitem que os entusiastas compartilhem informações, mostrem suas coleções e até mesmo comprem e vendam tênis.

Devido a isso, marcas como Nike, Adidas, Jordan, Reebok e outras continuam fomentando o mercado com lançamentos de novos modelos e colaborações exclusivas para atender à crescente demanda, tornando-se, assim, um negócio lucrativo até mesmo para quem revende, uma vez que os preços dos tênis de edição limitada podem atingir valores extraordinários no mercado.

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Em qual categoria de sneakerhead está você?

Por ser um movimento em constante desenvolvimento, há categorias para nomear os apaixonados por tênis, isso significa que você pode se encaixar em mais de uma.

  • Collector (Colecionador): focado em adquirir e acumular uma grande variedade de tênis, se especializam em determinadas marcas, modelos ou eras de tênis.
  • Hypebeast: são adeptos dos mais populares e na moda do momento, buscam modelos colaborativos e de edição limitada, muitas vezes para mostrar status e estilo.
  • OG (Original Gangster) Sneakerheads: fazem parte da cultura desde o início, tendo sido fãs de tênis antes de se tornarem mainstream; possuem conhecimento profundo da história dos tênis.
  • Customizer: modificam os tênis, criando designs exclusivos e personalizados, podem pintar, adicionar detalhes ou até mesmo criar seus próprios modelos.
  • Sneakerhead feminino: representa a esfera feminina apaixonada por tênis, que acompanha as últimas tendências, mas também desafia os estereótipos de gênero na cultura sneakerhead.
  • Atleta sneakerhead: alguns atletas de alto rendimento, apaixonados por tênis, colecionam modelos de edição limitada ou personalizados.
  • Sustainable Sneakerhead (Sneakerhead Sustentável): alguns sneakerheads se concentram em tênis e marcas que adotam práticas mais sustentáveis, como reciclagem de materiais ou produção ética.