Saiba como não perder a rentabilidade de sua conta poupança
A poupança é um dos investimentos preferidos dos brasileiros. E por mais que os investidores brasileiros já invistam em outros ativos como Tesouro Direto, CDBs e fundos de previdência privada, a poupança continua sendo o “xodó”. Aqui vamos falar sobre um fator importante para garantir a rentabilidade de sua conta poupança.
Você já deve ter ouvido falar sobre o “aniversário da poupança”, mas você sabe o que isso significa? Fizemos este artigo para te ajudar a calcular e a entender a importância de respeitar o aniversário da poupança para ter rendimentos em sua conta.
O que é o aniversário da poupança?
O aniversário da poupança é a data mensal em que são acrescidos juros a um depósito realizado. De uma forma simples, sempre que você faz um depósito na sua conta poupança, o valor é acrescido de juros no mês seguinte e esta data é chamada de “aniversário da poupança”.
Num exemplo simples, digamos que você faça um depósito no dia 10 de fevereiro e outro no dia 13 de fevereiro. No mês seguinte, você verá que o saldo da poupança aumentou no aniversário destes depósitos, ou seja, nos dias 10 e 13 de março.
Assim, o saldo dos depósitos também renderá nos meses seguintes, caso você não saque dinheiro da poupança.
Como saber qual é o dia do aniversário da poupança?
Como podemos perceber, podemos ter vários aniversários da poupança em um mesmo mês, essas datas vão de acordo com o número de depósitos feitos na conta durante o mês. Para saber qual é a data de aniversário da poupança, basta tirar o extrato no caixa eletrônico ou conferir o extrato online pelo aplicativo do banco.
No extrato, é possível ver a “data base”, dia em que foi feito o depósito. Essa data será usada como base para calcular o aniversário da poupança. A cada 30 dias da data base, o saldo do depósito é acrescido de juros.
Uma dica para facilitar o cálculo do aniversário da poupança é concentrar as aplicações para o mesmo dia. Assim, a data base será sempre a mesma e será muito mais fácil controlar os rendimentos obtidos em sua poupança.
O aniversário da poupança sempre cai no mesmo dia do depósito feito no mês anterior. Porém, em alguns casos essa data pode alterar. Quando o dia de aniversário cai em um sábado, domingo ou feriado, o aniversário da poupança passa a ser no próximo dia útil.
Dessa maneira, se você fez um depósito no dia 1° de abril, por exemplo, o aniversário da poupança será no dia 2 de maio, já que o dia 1° de maio é feriado nacional. O mesmo acontece se você fizer um depósito no dia 5 e no mês seguinte esta cair num sábado. Neste caso, o aniversário da poupança seria na segunda dia 7, primeiro dia útil após a data de referência.
Também há uma pequena alteração para os depósitos realizados entre os dias 29 e 31 de cada mês. Nestes casos, o aniversário da poupança passa a ser o 1° dia do mês seguinte. Num exemplo simples, quem fizer um depósito dia 31 de janeiro, poderá ver seu saldo render no dia 1° de fevereiro, que será o aniversário da poupança.
Posso resgatar o dinheiro a qualquer momento?
Sim, a poupança é um investimento de liquidez diária. Porém, ao resgatar o dinheiro depositado antes do aniversário da poupança, você perde rentabilidade. Para que você faça a retirada do seu depósito junto com os rendimentos será preciso esperar para fazer o saque após o aniversário da poupança.
Caso você faça o saque do valor após 20 dias ou mesmo um dia antes do aniversário da poupança, você não aproveitará os rendimentos, tendo disponível apenas o valor depositado. Isso acontece porque apesar da liquidez diária, a rentabilidade da poupança acontece de 30 em 30 dias, no aniversário da poupança.
Como não perder a rentabilidade da poupança?
A poupança é um investimento bastante seguro, por isso caiu no gosto de muitos brasileiros. Nela, não se pode perder dinheiro, mas caso não haja critério é possível deixar de ganhar dinheiro.
Como explicamos acima, isso acontece quando o investidor retira o valor do depósito antes da data de aniversário da poupança, ele saca apenas o valor depositado, sem rendimentos. Dessa maneira, assim como aconselhamos a concentrar os depósitos para um mesmo dia, também recomendamos que isso seja feito com os saques.
O melhor a se fazer para não perder a rentabilidade da poupança é fazer a retirada somente no aniversário da poupança. Dessa forma, é possível aproveitar o rendimento obtido no mês. Caso o investidor deixe passar alguns dias após o aniversário da poupança, ele perderá a rentabilidade do mês seguinte, por isso o ideal é que o saque seja feito na data base.
Agora você já sabe como não perder dinheiro ao investir na poupança. Como uma das aplicações mais seguras no mercado, a poupança é excelente alternativa para alguns objetivos, por isso é importante conhecer suas características para aproveitar a sua rentabilidade, fazendo o seu dinheiro trabalhar para você.