dom. abr 21st, 2024

No artigo de hoje, iremos falar sobre as 10 profissões mais antigas do mundo, as primeiras profissões do planeta, muito antes de você ter nascido já existiam. Além da agricultura, que é a profissão mais antiga conhecida, existem outras 10 profissões que são consideradas as mais antigas do mundo. A seguir está uma lista das 10 profissões mais antigas do mundo, e, algumas delas existem até hoje em 2023.

  1. Agricultura – 10 000 anos atrás
  2. Carpintaria – 10 000 anos atrás
  3. Cozinhar – 9 000 anos atrás
  4. Fabricante de armaduras e ferramentas em metal – 8 000 anos atrás
  5. Tecelão – 8 000 anos atrás
  6. Fabricante de jóias e ornamentos – 7 000 anos atrás
  7. Caçador e pescador – 10 000 anos atrás
  8. Fabricante de barcos – 10 000 anos atrás
  9. Profissionais da religião – 10 000 anos atrás
  10. Compositor, cantor ou dançarino (artista) – 10 000 anos atrás

Essas profissões antigas são testemunhas do desenvolvimento humano ao longo dos milênios; cada uma delas possui um significado único e importante para a história humana. Elas nos dão uma visão do papel que as pessoas desempenharam no passado para garantir sua sobrevivência e bem estar. Assim, é importante respeitarmos esses profissionais antigos por contribuírem de forma tão importante na construção da nossa sociedade.

Além disso, é interessante notar como algumas dessas profissões se mantiveram relevantes até hoje, enquanto outras desapareceram ou evoluíram para algo diferente. Por exemplo, os tecelões ainda estão entre nós, mas agora usamos máquinas de costura modernas para produzir nossas roupas. Outro exemplo é a profissão de cozinhar que vem se tornando cada vez mais sofisticada e exigindo novos conhecimentos por parte dos profissionais da área.

A lista acima nos mostra como as 10 profissões mais antigas do mundo ainda têm um grande impacto na nossa sociedade, mesmo depois de milhares de anos. Seu legado é único e nos ensina a admirar e preservar as profissões que estão entre nós desde 10 000 anos atrás.

Saiba maisSeis dicas para cuidar da saúde dos pets idosos

Vale ressaltar que existem outras profissões que são muito antigas também, como por exemplo marceneiro, chaveiro, repositores e etc. Essas profissões tem no mínimo uns 500 anos que existem. Inclusive, os primeiros chaveiros do Brasil são do Belém e de São José dos Pinhais, sabiam? E existem até hoje! Pesquise por chaveiro belém (Leo Chaveiro) e também pesquise por chaveiro são josé dos pinhais (C&L Chaveiro) os mesmos atuam até hoje na profissão, pois, foi passando de geração em geração, o que de fato, é bem curioso.

Um fato curioso é que muitas pessoas pensam que com o passar dos anos várias profissões vão ficando pelo caminho, o que, na pratica, é mentira. Centenas de milhares de anos se passaram e nos podemos ver claramente que muitas profissões ainda perduram e irão continuar perdurando com o passar dos anos. Digo isso, pois, em meados de 2023 muitas pessoas estão preocupadas devido a taxa de desemprego alta pelo Brasil e pelo mundo, pela inflação e agora com a tecnologia.

Muitas pessoas têm medo de perder o seu emprego para a tecnologia, pois, como sabem, a cada ano que passa muitas empresas estão investindo em tecnologia para que possam diminuir o quadro de funcionários da empresa através de tecnologia, uma prova viva disso é a inteligência artificial, que, como muitos sabem está tomando conta de vários setores e as principais profissões no momento que estão sendo afetadas são para os redatores e jornalistas, o que, sem sombra de dúvidas é preocupante.

Mas e vocês, já sabiam das 10 profissões mais antigas do mundo? Você leitor do nosso blog atua em alguma dessas profissões, conhece alguém que trabalha ou já pensou em atuar em alguma delas?
Então, curta e compartilhe esse artigo para chegar no maior número de pessoas possível, para que elas também possam ter acesso a esse conteúdo interessante e possam conhecer mais sobre algumas profissões.

Saiba maisO que não pode faltar no seu kit básico de ferramentas?

Vamos ficando por aqui e até a próxima. Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre como escolher uma graduação, assunto que costuma gerar dúvidas em muitos jovens.