seg. nov 28th, 2022

Um bom comportamento ético e perfil profissional é algo esperado no ambiente de trabalho. A maneira como agimos pode influenciar na visão que os recrutadores, líderes e gestores têm sobre nós, enquanto profissionais.

Para quem deseja ter uma carreira de sucesso, construir uma boa imagem é essencial e isso está diretamente relacionado a um excelente comportamento ético e perfil profissional.

A ética profissional é um tema muito discutido no mercado de trabalho, pois um profissional pautado por uma boa conduta nas empresas tem possibilidades de crescimento e obter bons frutos.

Entender o que é ética profissional, a importância de ter um bom comportamento e como ter hábitos que contribuem para melhorar o comportamento ético e profissional no ambiente de trabalho é o modo de ter sucesso nos negócios.

O que é ética profissional?

A ética profissional consiste em princípios que comandam o comportamento dos trabalhadores e das equipes no ambiente de trabalho.

São os caminhos e maneiras de como as pessoas devem agir em relação aos colegas, instituições, incluindo a própria companhia onde atua.

Todos os funcionários da empresa, cada um em suas equipes, pode utilizar os mesmos princípios éticos profissionais, mesmo que cada um tenha seus próprios valores. 

Os princípios que regem são reunidos no chamado Código de Ética Profissional, onde cada profissão tem o seus próprios códigos.

No entanto, há alguns princípios éticos que se aplicam em todas as áreas, por exemplo, o respeito e a honestidade.

Seja em uma empresa de ensaio de dureza ou em sociedade, um bom representante da ética precisa seguir alguns princípios e valores positivos que possam conduzir os indivíduos sempre para práticas e condutas exemplares.

Nos últimos anos, com tantos problemas de corrupção, as pessoas passaram a se atentar mais a estas questões. 

Com isso, as organizações e profissionais que seguem princípios e padrões éticos e que incluem a moralidade nos processos de trabalho e nas metas para alcançar os resultados, são muito respeitadas pelos seus clientes e admiradas por seus pares e liderados.

Qual a relevância da ética profissional no ambiente de trabalho?

A ética no ambiente de trabalho garante mais harmonia e positividade. 

Quando as pessoas estão em um local organizado, com princípios éticos definidos, é possível criar uma relação de profissionalismo e lealdade de ambas as partes.

Mais ainda, quando os funcionários acreditam na ética, transparência da empresa e nos seus princípios, enquanto a companhia tem confiança nos seus colaboradores e no profissionalismo deles.

Um colaborador íntegro e com excelente comportamento profissional tem mais chances de crescimento, seja em construtoras em SP ou em outras empresas de diferentes segmentos.

As empresas que visam a valorização dos seus funcionários e buscam compreender as perspectivas, conseguem atingir seus objetivos, metas e fazer a retenção de talentos cada vez mais interessados em colaborar para o crescimento e a apresentar bons resultados.

Empresas que investem no bem-estar dos seus funcionários e estão atentas ao comportamento e profissional tendem a ter uma excelente lucratividade.

O que são Códigos de Ética Profissionais?

Os Códigos de Ética Profissionais visam estabelecer o modo que determinada classe conduz o seu exercício profissional, estabelecendo deveres e valores. 

Basicamente são normas que servem para determinar um padrão de conduta.

Essas regras ajudam a nortear a sociedade a respeito do que as pessoas devem esperar sobre determinadas profissões, por exemplo, um médico não deve machucar ou prejudicar a saúde do seu paciente. 

Da mesma forma, um advogado não pode prejudicar o seu cliente.

Cada profissão possui suas regras e códigos e um ponto importante é entender que o código de ética profissional de cada área não é uma lista para verificar o que é certo e o que é errado, mas um guia que ajuda na tomada de decisões.

Deste modo, profissionais que desejam seguir na área do design podem verificar o código de ética profissional do segmento, assim no momento de se matricular em um curso design gráfico online as pessoas podem ter mais segurança com relação à escolha.

Os códigos de ética profissional proporcionam os seguintes ganhos: entender as práticas das profissões, proporciona transparência nas relações entre profissionais e clientes, além de permitir a construção de uma relação de confiança com a sociedade.

Desenvolvimento de práticas éticas

As lideranças têm um papel de incentivar a ética no ambiente de trabalho. Cada profissional pode estabelecer uma conduta ética, partindo dos seus objetivos e crenças.

A ética no trabalho pode ser desenvolvida a partir de:

Invista em treinamentos periódicos sobre o tema

Se as empresas de gabinete personalizado, por exemplo, desejam que os seus funcionários tenham ética no ambiente de trabalho, é necessário capacitar a equipe e reforçar as diretrizes com o decorrer do tempo.

O problema é que este tipo de treinamento geralmente é feito em apenas um dia, ou uma única semana do ano. Essa postura é um erro, pois quanto menos se fala no assunto, menos resultados se tem.

Pelo menos uma vez por mês, a companhia deve investir neste treinamento sobre condutas éticas no trabalho, assim é possível manter o colaborador alinhado aos propósitos éticos que a empresa almeja.

Denuncie práticas e comportamentos considerados antiéticos

Ter atitudes éticas não é o suficiente. É importante denunciar práticas e comportamentos que vão contra o padrão ético. 

Reportar atitudes erradas no setor de RH (Recursos Humanos) da empresa é o modo de evitar que comportamentos inadequados se tornem um hábito.

Tenha noção dos seus valores

Ao conhecer os seus valores, você pode ter uma noção de como deve agir e assim tomar as melhores decisões no futuro. A flexibilidade com relação aos valores é outro ponto importante de se observar: até que ponto você abriria mão deles?

Com objetivos profissionais bem específicos e hábitos estruturados, os colaboradores podem ter um excelente desempenho no trabalho com guilhotina industrial, por exemplo.

Prepare-se para possíveis situações de conflito

Pensar o que você faria em determinadas situações é uma atitude interessante. Respostas simples, mas específicas, podem ajudar em casos onde o seu superior, por exemplo, pedir para que você realize uma ação considerada antiética.

Antes de agir, buscar opiniões e ajuda de pessoas fora do ambiente de trabalho pode ajudar. Evite agir sem pensar, pois isso pode gerar prejuízos para você e para a empresa.

Exemplos de ética e boa postura para melhorar o comportamento no trabalho

Como ter bons hábitos e uma postura profissional aceitável no trabalho? Com algumas dicas e exemplos, os profissionais podem ter bons resultados:

  1. Capacidade de reconhecer erros

Errar é humano, todo mundo está sujeito, mas o começo para uma boa conduta ética é aprender com os seus erros. 

Isto posto, é muito importante reconhecer os momentos em que falhou ou cometeu tropeços, pois esta atitude proporciona aprendizados individuais e coletivos.

As empresas e funcionários com dificuldades de reconhecer, acabam terceirizando as responsabilidades e culpando pessoas que não tem nada a ver com o erro, isso é considerado uma atitude antiética.

É importante saber que mesmo empresas e profissionais de excelência estão sujeitos a erros, mas o diferencial é ter humildade e saber reconhecer publicamente os problemas e propor soluções para evitar os erros.

  1. Separe o pessoal do profissional

Boa parte do dia é dedicada ao trabalho. Deste modo, é importante se atentar ao tempo que você dedica a sua vida pessoal e profissional.

Se você dedica muito tempo para o lazer e pouco ao para o trabalho, algo pode estar errado. Ficar muito tempo nas redes sociais e perder os prazos de entrega é outro problema.

Estar comprometido com o trabalho todos os dias é fundamental para bons resultados e mostra maturidade e confiabilidade.

  1. Valorize opiniões divergentes 

Ouvir diferentes opiniões são formas de conseguir tomar as melhores decisões. Ninguém sabe de tudo o tempo todo, por isso escutar diferentes ideias são maneiras do seu negócio de caixa de presente personalizada crescer.

 

Sendo assim, é importante ser flexível, mesmo não concordando com o ponto de vista. Explicar os argumentos sem partir para discussões, são maneiras de evitar conflitos e comprometimentos da sua postura profissional.

  1. Tenha responsabilidade

Ser uma pessoa responsável é assumir um compromisso com os seus atos e consequências, visando pautar suas ações sempre em valores positivos.

Ter ética e uma postura profissional que seja condizente com suas responsabilidades relacionadas a balança comercial ou outras atividades, com a confiança que a companhia deposita em você é uma maneira de conseguir ótimos resultados.

A responsabilidade é importante para conseguir administrar o patrimônio da empresa e assim manter o sigilo das informações referentes às equipes.

Outros exemplos que podem ajudar são:

  • Saiba gerenciar o tempo;
  • Compartilhe boas ideias para novos projetos;
  • Priorize o respeito e as boas relações;
  • Dê o seu melhor para executar as tarefas;
  • Mantenha o equilíbrio e a calma mesmo em situações complexas;
  • Atente-se aos prazos;
  • Dedique-se para entregar tudo conforme o solicitado;
  • Seja honesto;
  • Respeite as políticas da empresa;
  • Apoie a meritocracia.

Portanto, com mudanças na forma de pensar e no comportamento ético, o perfil dos profissionais em uma fábrica de tinta epóxi preço, por exemplo, são maneiras das empresas terem oportunidades de reconhecimento no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.