seg. nov 28th, 2022

Se você quer alcançar uma longevidade saudável, de modo a melhorar o seu bem-estar e sua qualidade de vida, é fundamental que você inclua seis hábitos em sua rotina.

Isso porque, com eles, você terá uma vida mais leve, com mais saúde, disposição e energia, além de evitar uma série de doenças e problemas.

Quer saber quais são esses hábitos? Então é só continuar acompanhando a leitura!

Longevidade saudável: 6 hábitos essenciais para alcançá-la

Hábito 1: fazer exercícios regularmente

Para alcançar uma longevidade saudável, é essencial que você faça exercícios. Porém, não apenas uma vez ou outra, quando estiver com tempo ou vontade.

Não. Se você quer viver de maneira saudável e com menos doenças, você precisa ter uma rotina adequada de exercícios, ou seja, você precisa praticar uma atividade regularmente, pelo menos três vezes por semana, é o mínimo.

E para isso, é de suma importância encontrar uma atividade que você realmente goste de fazer.

Isso porque, não tem muito sentido praticar algo que não goste, que não dá prazer, pois assim dificilmente você se manterá motivado e disposto a fazer a atividade.

Além do mais, você não precisa virar um atleta e ter um alto desempenho ao se exercitar. Não, você precisa fazer algo que respeite os seus limites, que você de fato goste e que te gere mais qualidade de vida. Só isso.

Uma simples caminhada diária, durante trinta minutos, já é uma ótima e benéfica atividade.

Hábito 2: investir em uma alimentação saudável

Para ter um organismo sadio, que funcione corretamente e não sofra com graves problemas ou doenças, é de suma importância que você invista em uma alimentação saudável.

Isso porque, se você come da maneira certa, o seu corpo terá os nutrientes, as vitaminas e os minerais nas proporções adequadas para o seu bom funcionamento.

Então, em seu dia a dia, dê preferência para alimentos naturais, orgânicos e integrais, e evite produtos industrializados e ultraprocessados.

Se você quer alcançar uma longevidade saudável, você precisa ter em mente que não dá para comer tudo o que você quer o tempo inteiro. Você precisa ter disciplina!

E para saber quais são os melhores alimentos para incluir ou evitar em sua dieta, é de suma importância que você consulte um profissional da saúde, como o nutricionista.

Evite seguir 100% as dietas e recomendações de alimentação que estão disponíveis na internet, pois ninguém é igual. Cada pessoa tem um organismo, bem como particularidades e realidades diferentes.

Ah! E além de comer de maneira adequada, equilibrada, é de suma importância que você se mantenha hidratado, ou seja, beba bastante água diariamente, pelo menos dois litros por dia.

Hábito 3: cuidar da qualidade do sono

O sono tem uma função restauradora e ajuda as pessoas a recarregar as energias para encarar cada dia.

Porém, se você não dorme direito, acorda várias vezes à noite e não dorme uma média de oito horas por dia, a qualidade do seu sono e, consequentemente, a sua saúde, são afetadas.

Por isso, é fundamental que eu seu dia a dia, você cuide da qualidade do seu sono, de modo que você consiga realmente relaxar e descansar.

Hábito 4: manter a vida social ativa

Viver sozinho, isolado, sem a companhia de amigos e da família, definitivamente não é a melhor escolha quando falamos em alcançar uma longevidade saudável.

Isso porque, o ser humano foi feito para viver em sociedade, para se relacionar e conviver com outras pessoas.

Por isso, é essencial que em todas as fases da sua vida, você mantenha a vida social ativa.

Então, faça passeios com seus amigos, saiam para comer algo, façam viagens e encontros periódicos, e assim por diante.

E claro, aproveite momentos com sua família também.

Hábito 5: controlar o estresse e a ansiedade

No mundo em que vivemos, grande parte das pessoas sofre com problemas de estresse e/ou ansiedade. E isso, claro, não faz nada bem para quem busca uma longevidade saudável.

Por isso, o quinto hábito que você deve incluir em seu dia a dia, é buscar maneiras e alternativas para controlar o estresse e a ansiedade.

E para isso, você pode, por exemplo, meditar, fazer yoga, praticar mindfulness ou buscar a ajuda de um especialista em saúde, como um terapeuta, um psiquiatra ou psicólogo.

Hábito 6: fazer exames de maneira periódica

Por fim, o sexto e último hábito que você deve incluir em sua vida para alcançar uma longevidade saudável, é fazer exames de maneira periódica.

Isso porque, essa é a melhor forma para você se manter atualizado sobre a sua saúde e para fazer tratamentos de maneira preventiva, caso haja algum problema ou doença.

Deixar para ir ao médico somente quando já está ruim, com a saúde debilitada e prejudicada, definitivamente não é a melhor escolha.

Portanto, mantenha as consultas médicas e os check-ups em dia. 

E para isso, é de suma importância ter um bom plano de saúde.

Afinal, os planos de saúde permitem marcar consultas e exames com mais facilidade e agilidade, e com profissionais qualificados, de modo a evitar que problemas simples se agravem.

E além de adotar esses seis hábitos em sua vida, é essencial que você se atente a outras duas coisas para alcançar uma longevidade saudável:

Primeiro: não fumar. E segundo: limitar a ingestão de álcool, ou seja, beber de maneira moderada, sem exageros.

Dessa forma, seguindo esses hábitos e cuidados, você estará no caminho certo para viver mais e melhor!