qui. dez 1st, 2022

Para ter uma vida saudável, muitas pessoas pensam que é necessário fazer diversas mudanças radicais no dia a dia. Porém, na realidade, não é bem assim…

Isso porque, existem alguns pilares, cinco para sermos mais exatos, que se você incluir em sua rotina, você terá muito mais saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Curioso para saber quais são eles? Então é só continuar acompanhando a leitura.

Vida saudável: conheça os cinco principais pilares

1. Alimentação

O primeiro pilar para uma vida saudável é a alimentação, afinal, o que você come no dia a dia influencia diretamente na sua disposição, na sua energia, no seu bem-estar e na sua saúde.

Por isso, é de suma importância que você dê atenção para o que você come.

Pense nos alimentos como combustível para o seu corpo e sua mente. Como você está abastecendo-os? 

Se você tem um carro, você não abastece ele com qualquer gasolina ou qualquer etanol, certo? Pois então, a mesma lógica deve ser levada em conta para a sua alimentação.

Isso porque, se você quer ter uma vida saudável, você precisa dar preferência para alimentos de origem natural, que possuem bons nutrientes, vitaminas e minerais, como frutas, vegetais, hortaliças e leguminosas.

Porém, não só isso, pois além de saber o que você deve comer, você deve saber o que evitar, como, por exemplo, alimentos ultraprocessados, cheios de açúcar, sódio e gorduras, como hambúrgueres, pizzas, chocolates, etc.

Agora, para saber quais são, de fato, os melhores alimentos para você (e quais você deve evitar ou diminuir o consumo), é recomendável que você marque uma consulta com um nutricionista. Assim, um especialista no assunto poderá auxiliá-lo.

Não é muito indicado apenas se basear em sugestões na internet, pois cada pessoa é de um jeito, com rotinas, hábitos e realidades diferentes. Então, nem tudo funciona para todo mundo.

2. Hidratação

O segundo pilar para uma vida saudável é a hidratação, afinal, é graças a quantidade adequada de água no organismo que conseguimos exercer nossas funções corretamente.

Se você tem um déficit de água no organismo e não bebe diariamente, pelo menos dois litros deste líquido, é bem provável que a sua saúde esteja sendo afetada de alguma maneira…

Pode ser em relação a sua força física, resistência ou, ainda, no funcionamento adequado dos seus rins.

Portanto, se você quer ter mais qualidade de vida e menos problemas de saúde, é fundamental que você beba água diariamente.

E para isso, é interessante manter sempre por perto uma garrafinha ou um squeeze, pois assim, seguindo essa dica, você sempre poderá enchê-lo em um bebedouro ou purificador de água algumas vezes ao dia, de modo a se manter hidratado. 

Quanto mais você facilitar essa ingestão diária, mais fácil será tornar isso um hábito.

3. Sono

O terceiro pilar para uma vida saudável é o sono, afinal, dormir bem é a chave para manter uma boa saúde física e mental.

Se você dorme pouco (ou muito), há um risco significativo para o desenvolvimento de doenças crônicas. 

Além disso, se o seu sono é de baixa qualidade, é bem provável que você sofra com transtornos de concentração, irritabilidade, cansaço, dores de cabeça e problemas relacionados à memória.

Portanto, no seu dia a dia, procure, de fato, descansar e dormir cerca de 8 horas – esse é o tempo necessário recomendado para adultos.

4. Atividade física

O quarto pilar para uma vida saudável é a atividade física, afinal, manter o corpo em movimento – evitando o sedentarismo – é essencial tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

Você provavelmente passa horas e horas sentado em uma cadeira, em um banco de carro (ou no transporte público) e/ou no sofá da sua casa – o que é um tempo bastante considerável que você está parado.

Portanto, mexa-se e pratique uma ou mais atividades físicas. 

Procure, em sua rotina, se exercitar pelo menos três vezes por semana e, por pelo menos, trinta minutos diários.

Com essa prática regular, você já notará uma grande diferença na sua energia, disposição e qualidade de vida.

5. Equilíbrio mental

O quinto pilar para uma vida saudável é o equilíbrio mental, afinal, além de cuidar do corpo, isto é, da parte física, você precisa cuidar também da mente e dos aspectos psicológicos/emocionais

Hoje, por conta da rotina corrida e pesada, dos diversos compromissos e afazeres, muitas pessoas sofrem de ansiedade, estresse e depressão – e claro, tais condições não fazem nada bem para a saúde no geral.

Portanto, para não sofrer com isso, procure trabalhar o seu equilíbrio mental. 

E para tal, você pode, por exemplo:

  • Meditar diariamente, de quinze a vinte minutos;
  • Praticar yoga e/ou mindfulness;
  • Reservar momentos para passar com pessoas queridas (familiares e amigos);
  • E fazer terapia, pois ela é uma grande aliada para quem busca melhorar os aspectos emocionais.

Dessa forma, colocando em prática um ou mais itens que citamos acima, você levará uma vida mais calma, com mais leveza e plenitude!