sex. nov 25th, 2022

Entre o trabalho e o nosso dia a dia, a maioria das pessoas não está muito focada no autocuidado. Quando nossa lista de tarefas é grande, cuidar de nós mesmos geralmente cai para a última prioridade.

Continuar por dias, semanas ou até meses a fio sem fazer seu autocuidado pode levar ao esgotamento.

Se você não está cuidando de si mesmo, física e emocionalmente, tudo ao seu redor pode sofrer.

É por isso que o autocuidado é tão importante quanto uma alimentação saudável e exercícios regulares.

O que é autocuidado?

O autocuidado é fazer algo que nutre os cuidados essenciais que você precisa. Pode incluir atividades físicas, como exercícios, dança e ioga, bem como atividades relaxantes, como ler ou tomar um banho quente.

Aqui estão algumas razões pelas quais o autocuidado é tão importante:

O autocuidado ajuda você a ter o melhor desempenho

Fundamentalmente, o autocuidado é uma forma de manter o equilíbrio para que você possa cuidar do seu corpo e assim se manter sempre saudável.

Em outras palavras, sempre escolher uma data, em vez de reservar um tempo no seu dia para um treino ou uma refeição nutritiva, pode fazer com que a tarefa não seja feita por diversos fatores.

Um estudo descobriu que pessoas que praticaram o autocuidado relataram menos estresse e melhor qualidade de vida.

Quer você seja um médico ocupado, uma enfermeira, um terapeuta ou uma mãe, o autocuidado também é importante, pois permite que você ajude melhor os outros a longo prazo.

A importância do auto cuidado

Todos nós já sabemos que o autocuidado é importante para todas as pessoas.

Sabemos que é bom comer bem, manter-se hidratado, fazer exercícios e se conectar socialmente. Essas são provavelmente algumas das atividades de autocuidado mais básicas que fazemos. No entanto, além do básico, existem atividades que muitas vezes não associamos ao autocuidado e que são mais internas. 

Um ótimo exemplo disso é a exigência das mulheres com seu corpo, toda mulher quer fazer um tratamento de estrias ou qualquer outro procedimento estético, mas antes disso é necessário aprender o autocuidado consigo mesma.

O autocuidado pode ajudar a manter a autoconfiança e a autoestima

O autocuidado também pode ajudar a aumentar sua força interior. Envolve a maneira como pensamos sobre nós mesmos, a maneira como falamos sobre nós, as crenças que temos sobre o que somos capazes, as ideias que temos sobre nosso valor e nosso senso de autoconfiança e respeito próprio. 

Sem autocuidado, comprometemos nosso bem-estar mental e nossa capacidade de lidar com as inevitáveis ​​dificuldades da vida.

Nos torna mais conscientes de nossas necessidades pessoais

Quando se trata de autocuidado, em resumo é a “consciência sobre as necessidades físicas, mentais e espirituais do seu corpo”.

Atender a todas as suas diferentes facetas é um plano de autocuidado que apoia sua conexão mente-corpo.

O autocuidado nos permite ser resilientes

Seja o acúmulo de pequenas coisas ou o enfrentamento de um grande problema, o autocuidado é uma ferramenta importante para manter a resiliência.

A construção da resiliência é muito importante. Quando fazemos coisas para nos honrar mentalmente, estamos em um lugar melhor para enfrentar os desafios e estressores que todos inevitavelmente vamos enfrentar algum dia, seja com problemas físicos ou até mesmo fatos mais sérios com a lei, por exemplo.

Fisicamente, se carregamos estresse em nossos corpos, isso pode se manifestar como tensão muscular ou até hipertensão. Ter uma saída ajuda no bem-estar geral.

Pode ajudá-lo a se sentir bem descansado e energizado

Praticar o autocuidado reduz o estresse e aumenta a clareza. Existem inúmeros benefícios, incluindo aumento de energia, senso de propósito, melhor comunicação e melhor sono.

O autocuidado não leva muito tempo

No geral, o autocuidado é tão individual quanto você, mas em termos gerais, seu autocuidado deve ser agradável, relaxante ou estimulante.

Uma atividade de autocuidado também pode mudar de dia para dia, dependendo de suas necessidades. Aqui estão algumas maneiras de praticar o autocuidado:

  • Faça uma caminhada ou caminhe para se conectar com a natureza
  • Relaxe em uma rede e observe a mudança do céu
  • Faça uma aula de ioga ou meditação
  • Libere o estresse com um treino
  • Tome um banho
  • Tente uma nova atividade como pintura
  • Leia um livro em um lugar tranquilo
  • Ouvir música
  • Cozinhar uma nova receita
  • Escreva em um diário
  • Pratique a gratidão

Pode ser uma atividade social

Tem dias que você pode precisar de um tempo sozinho, em outros dias, você pode precisar de tempo para se conectar com outras pessoas.

O autocuidado certamente pode ser feito com outras pessoas. Passar tempo de qualidade com bons amigos pode ser uma parte crítica de um plano de autocuidado eficaz.

Com que frequência você deve praticar o autocuidado?

Determinar quando você precisa fazer uma pausa é altamente pessoal, dependendo do que está acontecendo em sua vida, de quem mais você está cuidando e de quão ocupado está seu trabalho.

Não existe um roteiro regular sobre quanto autocuidado um indivíduo precisa, mas o autocuidado regular é ideal e diário é ótimo. Pode não parecer o mesmo de um ano ou seis meses atrás, mas reservar alguns minutos para cuidar de si mesmo ainda é essencial.

Embora não haja uma quantidade necessária, praticar o autocuidado com frequência é importante.

Na verdade, alguns dias uma  rotina de autocuidado  pode levar alguns minutos, enquanto outros dias podem levar algumas horas.

Existem riscos em não praticar o autocuidado?

Sentir-se culpado por reservar um tempo para o autocuidado quando você tem outras responsabilidades é um obstáculo para muitas pessoas.

No entanto, não praticar o autocuidado costuma ser comparado a esvaziar o copo a ponto de não sobrar nada para dar.

Se você não cuidar do seu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual, ficará suscetível à depressão, frustração, raiva, doenças e outros riscos.

O esgotamento no trabalho ou na vida pessoal pode diminuir sua capacidade de lidar com a situação.

Quando você reserva um tempo para se honrar, fique em um lugar melhor para lidar com os desafios. Um ambiente de paz e tranquilidade acalma qualquer pessoa praticando o autocuidado e colocando todas essas dicas em prática, tenha a certeza que tudo vai mudar e dar certo. 

Cuidar da nossa sua física e mental sempre vai ser um desafio, pratique o autocuidado e tenha uma vida mais tranquila e saudável.