dom. nov 27th, 2022

A prática da meditação vem ganhando muitos adeptos nos dias de hoje, algo simples que pode trazer muitos benefícios para os que praticam, seja diariamente, ou em momentos específicos para atingir a calma e a tranquilidade. Algumas pessoas recorrem à meditação como forma de aplacar a ansiedade, para ajudar a dormir melhor, para se manter conectado consigo mesmo, enfim, as razões são inúmeras. Se você tem interesse pelo assunto mas não sabe por onde começar, daremos dicas de 3 aplicativos para iniciar na meditação que podem te guiar no início de sua jornada rumo a um estilo de vida mais leve e equilibrado.

Os benefícios da meditação

Manter a calma nem sempre é o único objetivo buscado nesta prática milenar, muitas pessoas usam a meditação como um remédio para a cura de transtornos emocionais, como ansiedade, crises de pânico e depressão. A meditação ajuda o praticante a ter controle sobre sua respiração, a trazer seu pensamento ao momento presente, fugindo de especulações sobre o futuro que podem causar ansiedade, ajudam os músculos do seu corpo a relaxarem e o fundamental, traz equilíbrio para a mente e te prepara para lidar com as situações adversas que porventura surgirão.

Dificuldades para dormir: a meditação como o caminho para um sono tranquilo

Com o longo período de pandemia experimentado pela sociedade, algo tão novo e assustador – muitas pessoas se viram vítimas da insônia, tantas eram as preocupações causadas por esse período tão sombrio: pessoas com seus negócios indo à falência, entes queridos perdendo a batalha para um vírus desconhecido e letal, restrições sociais, trabalho em formato home office, filhos sem poder ir à escola e tantas outras mudanças abruptas deixaram milhões de pessoas profundamente abaladas emocionalmente, e esse desequilíbrio se tornou um prato cheio para a insônia, abriu caminho para pesadelos, aumentou a busca por respostas aos sonhos ruins, como as que podemos encontrar no Blog Apsique, muitas incertezas e medos, etc.

No meio de toda essa confusão,a meditação atuou como uma solução para as noites mal dormidas. Muitas pessoas buscam a prática da meditação antes de dormir para conseguirem relaxar e desligar suas mentes por algumas horas.

Como meditar da forma correta?

Antes de mais nada, é importante se preparar para a meditação. Busque um local silencioso e confortável – podendo ser o seu quarto e sua cama -, longe de distrações e ruídos, como televisão ou celular, concentre-se no momento presente. Use roupas confortáveis que não vão te incomodar durante a prática da meditação. Deixe o ambiente com pouca luz, e mantenha seu foco em sua respiração.

Respire de forma consciente, e se, porventura, seu pensamento te levar para situações desagradáveis que aconteceram durante o dia ou quiser projetar momentos que ainda não aconteceram, traga-o de volta para o presente, para a prática da meditação e esteja cem por cento focado no que está acontecendo no agora. Como a prática vem se popularizando, hoje é possível contar inclusive com aplicativos para iniciar na meditação.

Tipos de meditação mais comuns

Em sua busca por aprendizado sobre a meditação, alguns métodos serão mais comumente encontrados, como a meditação mindfulness, que consiste em respirar profundamente, de forma consciente, por alguns minutos, em posição confortável, alinhando seu pensamento à sua respiração. Outro método bastante comum é a meditação guiada, ideal para quem tem maior dificuldade em se concentrar sozinho.

Essa meditação acontece com o auxílio de um instrutor, e você pode encontrar diversos vídeos e áudios de meditação guiada na internet, através do Youtube ou de aplicativos para iniciar na meditação. O instrutor irá te auxiliar a focar no presente, e projetar em sua mente locais e situações bastante relaxantes, que certamente te ajudarão a se sentir melhor e trazer o resultado esperado.

3 aplicativos para iniciar na meditação: confira

A internet realmente tem nos auxiliado em quase tudo, não é mesmo? Com a meditação, não seria diferente. Confira abaixo os mais populares aplicativos para iniciar na meditação.

Medita!

O aplicativo perfeito para quem busca iniciar na meditação guiada, o Medita! é um app gratuito, em português, com 65 meditações guiadas divididas por temas como: relaxando&meditando, orações&mantras, meditando com tradições espirituais, entre outros. Este é também o primeiro aplicativo de meditação totalmente desenvolvido em nosso país, e está disponível para sistema iOS.

5 minutos

O 5 minutos é um aplicativo de meditação em português, criado pela ONG Mãos sem Fronteiras, criado com o objetivo de propor uma pausa de 5 minutos no dia, em meio a uma rotina acelerada, para relaxar, refletir e se sentir mais leve e conectado. Ele está disponível para Android e iOS gratuitamente e é uma sugestão excelente de aplicativos para iniciar na meditação.

Stop, Breath & Think

O aplicativo Stop, Breath & Think (Pare, Respire e Pense) tem o objetivo de fazer o usuário parar por alguns minutos, respirar fundo e pensar a respeito desse momento de concentração e responder algumas perguntas sobre como está se sentindo naquele momento, e a partir das respostas dadas, o app ir[a sugerir a meditação ideal para o momento. Disponível para download nas lojas GooglePlay e AppStore.

Agora que você já conhece os melhores aplicativos para iniciar na meditação, escolha o que mais te agrada e comece hoje mesmo uma jornada em busca de relaxamento e autoconhecimento.