O consórcio de viagens é uma nova modalidade de consórcios que tem se popularizado nos últimos tempos, principalmente para quem deseja viajar com conforto, qualidade e sem se preocupar com gastos além do necessário.
Os consórcios mais buscados são os de automóveis e imóveis, e algumas pessoas até desconhecem a existência de consórcio de viagens e como esse funciona.
Os consórcios são uma forma de pagamento, no qual, o cliente deseja atingir um objetivo, seja ele adquirir um carro, uma moto, um imóvel, ou algum serviço. Para isso, faz um acordo com uma administradora e realiza pagamentos mensais para conseguir a liberação do crédito necessário para atingir o objetivo. Abaixo você confere as vantagens e como funcionam os consórcios de viagens!
Já conhece o Consórcio de Viagem? Confira como funciona!
O consórcio de viagem funciona de forma similar aos outros tipos mais comuns, onde um grupo que compartilha o mesmo objetivo ou vontade, que nesse caso é o de fazer uma viagem, se unem e dão início ao pagamento de parcelas mensais a administradora, que precisa ser regulamentada e autorizada pelo Banco Central.
Os clientes podem fazer o pagamento em até 30 meses para conseguirem o direito de crédito. Mas não necessariamente já terão acesso a esse crédito e a viagem. Assim como outros consórcios, o cliente precisa esperar os sorteios realizados para a contemplação, ou podem ofertar lances.
Ao ser contemplado ou atingido o objetivo de crédito e liberação do mesmo, o cliente deve entrar em contato com a empresa responsável para finalizar os ajustes, como destino, hospedagem, tempo de viagem, roteiro, e claro, assinar o contrato.
Quais vantagens em contratar um Consórcio de Viagem?
O principal benefício de contratar um consórcio é poder realizar um melhor planejamento da viagem em si, com todos os pacotes necessários, em parcelas que cabem no bolso e sem preocupação de gastar muito mais do que deveria.
Com o consórcio é possível definir local de destino, tempo de estadia, pacotes de passeios, hospedagem, aluguel de transporte e câmbio de moeda, caso seja necessário.
Além disso, os valores podem ser encontrados muito abaixo do que normalmente seria com a contratação de agências ou de viagens de forma independente.
É melhor Consórcio de Viagem ou agência?
Cada modalidade apresenta suas vantagens. No consórcio, o cliente tem a possibilidade de ser contemplado com o crédito logo no início do pagamento, durante ele ou somente no final, porém, ao realizar a viagem, todas as despesas já estarão pagas, ou seja, na sua volta, não restarão dívidas.
Na agência de viagens, geralmente, o cliente realiza a viagem e o pagamento é feito após a volta, o que talvez não seja tão interessante ter dívidas após o descanso.
Ainda sobre o consórcio, é possível encontrá-lo muitas vezes com juros abaixo do mercado e de outras agências de viagem, com pagamentos mais acessíveis e com melhores opções de parcelamento, além de uma maior flexibilidade em questões de escolhas de destino e características de pacotes.
O que mostra que o consórcio de viagem é sim uma boa opção para quem deseja ter uma boa experiência antes, durante e depois da viagem.
Quais consórcios mais buscados no Brasil?
No Brasil, uma lista de segmentos demandam os consórcios mais procurados, e isso pode ser explicado pela praticidade nesse tipo de pagamento e os benefícios gerados pelo mesmo. Abaixo estão listados alguns dos mais procurados.
- Consórcio de veículos leves e pesados;
- Consórcio de imóveis;
- Consórcio de eletroeletrônicos;
- Consórcio de motocicletas.
A cada ano, é natural que os números de consórcios aumentem no Brasil, o que leva a acreditar que esse é um tipo de segmento e pagamento que apresenta mais benefícios que desvantagens. Uma opção interessante a se considerar no momento de adquirir um produto ou serviço.