sáb. abr 27th, 2024

Confira dicas que vão te ajudar a conseguir a sonhada aprovação no concurso da PF.

Passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas que estão em busca de estabilidade. O concurso Polícia Federal (PF), por exemplo, está entre os mais cobiçados do Brasil, pois oferece bons salários, plano de carreira e estabilidade nas funções. 

No entanto, quem deseja ingressar na PF deve ter em mente que é necessário muito empenho, dedicação e foco para conseguir a aprovação, visto que se trata de uma prova a nível nacional com grande concorrência. Para te ajudar a alcançar este objetivo, neste artigo reunimos dicas de como se preparar para o concurso em questão. Confira!

Leia o edital anterior

As instruções do edital anterior podem servir como base para os seus estudos. Por meio dele, você tem uma noção sobre as disciplinas cobradas e as fases de avaliação. Portanto, busque o documento na internet e leia com atenção.

Saiba maisSaiba mais sobre a fobia social

Comece pelas matérias básicas

Inicie os estudos com disciplinas básicas, como Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Direito Constitucional, etc. À medida em que você avançar nos estudos, insira matérias mais específicas, como Direito Processual, Direito Penal e legislações previstas.

Mantenha-se atualizado

Leia sempre o jornal e assista aos noticiários para se manter atualizado, especialmente sobre temas importantes, como segurança pública, pois esses assuntos podem ser cobrados de diversas formas, seja na prova discursiva ou na prova objetiva. 

Prepara-se para o Teste de Aptidão Física (TAF)

Infelizmente, o exame de capacidade física é uma etapa do concurso Polícia Federal que elimina diversos candidatos que têm um bom preparo teórico, mas deixam a desejar no preparo físico.

Por esse motivo, prepare-se com antecedência e tenha uma visão ampla de todas as etapas do concurso. Geralmente, a prova de aptidão física é composta por teste de salto (impulsão horizontal), barra fixa (simples), corrida (cerca de 12 minutos) e natação (normalmente 50 metros).

Saiba maisRasteirinhas: simplicidade e elegância nos pés

O candidato precisa ter um desempenho físico de médio para alto. Portanto, treine todas as modalidades da prova em dias alternados.

Valorize a qualidade do estudo

A quantidade de horas que você pode se dedicar aos estudos não é o fator mais importante. O que realmente importa é o seu rendimento. Dessa forma, procure estudar em ambientes calmos, sem agitação e de preferência onde você não seja interrompido.

Além disso, fique longe da TV e do celular. Se possível, estude diretamente pelo computador para evitar se distrair com alguma notificação de rede social.

Resolva exercícios 

Não existe uma rotina ou fórmula de estudos correta, pois cada pessoa tem habilidades específicas e únicas. No entanto, alguns métodos já foram constantemente testados e garantem resultados satisfatórios no que diz respeito à aprovação.

Saiba maisSaiba como customizar abadá de carnaval

O principal deles, que não pode ficar de fora de nenhum plano de estudo, é a resolução de exercícios, considerada a forma básica de se preparar e verificar os seus conhecimentos teóricos. 

Focar nas disciplinas em que você tem dificuldade

Para o concurso Polícia Federal, é exigido nível de escolaridade superior. Logo, todos os candidatos têm uma área de formação, seja em biológicas, exatas ou humanas. 

Um erro muito recorrente e que pode passar despercebido é focar nas áreas que você já possui um certo domínio ao invés de se dedicar às matérias em que você tem mais dificuldade. Por isso, identifique as disciplinas mais desafiadoras para você e dê uma atenção especial a elas.

Estude Legislação Especial

Legislação Especial está entre os temas mais recorrentes nas provas da Polícia Federal e muitas vezes acaba sendo deixado de lado pelos candidatos. Crimes financeiros, organizações criminosas, drogas, leis dos crimes de tortura e crimes hediondos, por exemplo, foram abordados nas últimas provas. Dessa forma, não deixe de estudar sobre o assunto.

Por fim, vale ressaltar que a preparação para concursos públicos é um processo contínuo. Mesmo que a tão sonhada aprovação não aconteça na primeira tentativa, é fundamental manter o foco e continuar estudando para as próximas oportunidades. Boa sorte!