Os empreendedores que trabalham com vendas tem sempre o desafio de manter o cliente satisfeito, para fidelizá-lo. Afinal, oferecer uma boa experiência de compra é o caminho para cativar os clientes, algo positivo para a marca.
O marketing boca a boca, ou seja, a famosa indicação, é algo que aumenta o sucesso de um empreendimento, pois quando satisfeitos, os clientes passam a recomendar para conhecidos, o que proporciona mais segurança para quem recebeu a recomendação.
Além disso, um cliente satisfeito tende a retornar e consumir no estabelecimento, inclusive, gastando mais do que na primeira vez.
Isto posto, um atendimento de qualidade é o fator-chave para manter a reputação e aumento das vendas, clientes fiéis e assim conquistar um crescimento expressivo na área de atuação.
- A importância de ter clientes satisfeitos
- A relevância das mídias pagas no sucesso dos negócios
- Como deixar os clientes da sua empresa ou marca satisfeitos?
- Trate todos os clientes como VIPs
- Otimize o atendimento
- Elabore uma pesquisa de satisfação
- Realize treinamentos para a equipe de vendas
- Aposte em promoções em datas sazonais
A importância de ter clientes satisfeitos
Pessoas satisfeitas geram uma boa impressão para o negócio. No universo digital, os usuários costumam pesquisar muito antes de fechar uma compra e utilizam os mecanismos de buscas e redes sociais.
Considerando este fator, os empreendedores podem investir em estratégias de Marketing Digital, sendo uma maneira de oferecer o maior número de informações para o cliente decidir ou não a respeito da compra e ter um atendimento/experiência de qualidade.
Algumas das estratégias mais utilizadas são:
- Marketing de conteúdo;
- Mídia paga;
- Redes sociais;
- SEO (Search Engine Optimization);
- Consultoria de marketing digital.
Estas estratégias permitem segmentar o público, aumentam a confiança em relação ao negócio e ajudam a tornar a experiência de compra em algo positivo, gerando a satisfação do cliente.
Os principais benefícios a respeito da importância de ter clientes satisfeitos se resume em redução de custos, mais oportunidades de aumentar as vendas, ajuda a manter o negócio saudável, entre outros ganhos.
A relevância das mídias pagas no sucesso dos negócios
Os investimentos em anúncios pagos são interessantes para a captação de leads (futuros clientes), melhorar o alcance, além de gerar boas vendas.
Sendo assim, dedicar tempo para conhecer as plataformas Ads é uma forma de conseguir criar campanhas em diferentes formas e ter bons resultados, alcançando um maior e mais qualificado público.
As redes sociais são um excelente canal de comunicação e podem render boas vendas. Isto posto, investir no Instagram Ads é um jeito de ter maior alcance, mostrar novidades para o público-alvo do negócio e assim aumentar os lucros. Os benefícios desta plataforma são:
- Ganhar mais seguidores;
- Proporcionar visibilidade para as marcas;
- Pode ser utilizado por diferentes negócios;
- Traz ótimo custo de investimento.
O Facebook Ads é outra ferramenta muito usada para chamar a atenção dos clientes e ter excelente faturamento. Contudo, nesse contexto, uma dúvida que os empreendedores iniciantes podem apresentar é a respeito de como funciona o Facebook Ads.
A plataforma proporciona vários formatos de anúncios, tem um funcionamento simples, intuitivo e excelente ROI (Retorno Sobre Investimento), aumento no alcance das publicações, entre outros pontos positivos.
Como deixar os clientes da sua empresa ou marca satisfeitos?
Adotar algumas estratégias e técnicas para deixar os clientes mais felizes é o caminho para o sucesso. As mais utilizadas são:
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Trate todos os clientes como VIPs
Algumas empresas e marcas têm o hábito de criar uma lista vip, ou seja, tratar alguns clientes de modo especial.
Estender esta ação para toda a clientela é uma maneira de criar a sensação de que a pessoa é importante para o negócio.
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Otimize o atendimento
Os clientes que entram em contato com a empresa geralmente tem alguma urgência. Após se identificar com o negócio, o cliente deseja ter uma solução simples, eficiente e rápida.
Sendo assim, falar diretamente e sem enrolação é uma forma da pessoa perceber que a sua dúvida é importante, algo que aumenta a satisfação, e que ela pode encontrar a resposta no estabelecimento.
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Elabore uma pesquisa de satisfação
Pesquisas de mercado são relevantes e mostram a opinião do público.
Um ponto positivo e interessante é que estas pesquisas podem ser feitas no processo de criação do negócio e também com os clientes fidelizados para saber se as pessoas estão ou não gostando da experiência com a marca.
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Realize treinamentos para a equipe de vendas
Uma equipe de vendas com discurso alinhado e quando preparada para responder todas as dúvidas dos clientes e que conheça ao máximo o produto ou serviço a ser vendido é uma maneira de criar uma imagem de credibilidade que deixa o cliente pronto e satisfeito com a compra.
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Aposte em promoções em datas sazonais
As datas comemorativas são uma excelente oportunidade de fazer o marketing sazonal, estratégia que pode deixar os clientes satisfeitos e assim ter um aumento nas vendas.
Com o e-mail marketing e divulgação nas redes sociais, é possível ampliar esta ação.Portanto, entender como anunciar no Google Ads e conhecer o maior número de estratégias para satisfação do cliente é o jeito de ter um aumento considerável nas vendas, fidelização dos clientes e um ótimo faturamento.