qua. nov 30th, 2022

Aprenda a montar uma despensa funcional e bem organizada para guardar os seus alimentos

Organizar uma casa, em especial, a parte que envolve a despensa e a cozinha, pode gerar alguns conflitos, visto que é preciso seguir algumas dicas para que a disposição dos móveis e decoração combine e, principalmente, consiga ficar bem organizada para garantir um dia a dia mais prático. 

A boa despensa é aquela que vai além da beleza, ela acomoda bem os alimentos e outros itens, é funcional e facilita sua vida. Conheça os principais modelos e aprenda como montar a sua. Boa leitura!

Despensa e os seus tipos

A despensa é, geralmente, um ambiente destinado para guardar os alimentos e/ou produtos de caráter alimentício. Por isso, e também por conta da correria do dia a dia, é indicado deixar tudo sempre organizado e visível, pois, dessa maneira, você consegue visualizar e alcançar melhor os itens, além de ver a quantidade que ainda resta de cada um deles.

No entanto, há alguns tipos de despensas e formas de organizá-las. Desse modo, separamos algumas para você se inspirar. 

  1. Uma despensa organizada com prateleiras na parede é uma ótima forma de deixar visível os produtos e aproveitar um espaço que é, naturalmente, menor. Ao colocar caixas separadoras e também em material transparente é possível visualizar melhor o produto, além de deixar tudo mais padronizado;

 

  1. Já uma prateleira como despensa dentro da cozinha é uma ótima opção quando o ambiente é muito movimentado, em especial os que pedem praticidade e agilidade na hora de cozinhar. Mas, opte sempre por deixar tudo organizado, pois este tipo é mais fácil de bagunçar e ser alvo do desleixo;
  1. Uma despensa dentro de armários é possível e costuma ser muito indicada para reaproveitar ambientes. Prática, versátil e ainda discreta, mas na hora de organizá-la você deve optar por recipientes de plástico ou dividir com base nos alimentos para que, no dia a dia, fique mais prático visualizar os alimentos disponíveis de acordo com sua exposição. 

Há muitos outros tipos de despensa, que vão variar conforme o tamanho do seu espaço e também da sua decoração. Por isso, na hora de montar a sua, sempre analise o que você deseja (se é uma despensa exposta ou não) e o espaço que você tem, afinal, é para ser bonita e decorativa, mas também funcional. 

Mas, como organizar uma boa despensa para os alimentos? 

Organizar pode não ser uma tarefa fácil, porém é uma ótima alternativa quando se delimita as tarefas e a ordem com que os mantimentos precisam ser colocados para que saia tudo certo. 

Após visualizar sua despensa, é a hora do primeiro passo: fazer uma faxina! Separe tudo que você usa e não usa, anote a frequência do que é usado e retire tudo da despensa para começar a atividade do zero.

O segundo passo é dividir os alimentos por categorias. Essa etapa vai ajudar, principalmente, na hora de colocar tudo de volta no armário. Ao separar por categorias você consegue visualizar melhor, além de deixar os alimentos mais usados no dia a dia em destaque e com fácil acesso.

O terceiro passo é utilizar potes transparentes e, se possível, com etiquetas para que você possa sempre utilizar os mesmos potes. Os potes transparentes ajudam a ver o que tem dentro e também é esteticamente mais agradável aos olhos.

Outra maneira que pode ser utilizada na organização são cestas, caixas e prateleiras portáteis, afinal, elas ajudam a distribuir melhor as classes dos alimentos (já separados por categoria). Assim, a sua despensa fica com design mais bonito e também mais funcional.

Por fim, organize os alimentos no espaço, colocando os que vão vencer primeiro na frente, pois, dessa forma, diminui as chances de você perder alimentos sem saber.  

Gostou das dicas? Coloque em prática e tenha uma despensa mais organizada!