qui. abr 18th, 2024

Minibolo tem virado um verdadeiro sucesso em todo o Brasil

Um modelo de bolo aparentemente simples e em dimensões que cabem em um pequeno marmitex de isopor, o bentô cake tem ganhado notoriedade no Brasil inteiro, especialmente por conta do uso de frases divertidas e memes engraçados.

A venda de minibolos desse tipo, inclusive, pode ser uma ótima opção para quem precisa de uma renda extra. E nem será preciso gastar tanto, já que o bentô exige poucos itens de confeitaria e, é claro, ingredientes de qualidade.

Sendo assim, hoje vamos lhe mostrar como criar o seu próprio minibolo para vender, além de algumas opções para a massa e o recheio, e revelar um pouco da história por trás desse grande sucesso de dimensões tão pequenas.

Saiba maisComo se tornar uma empresa Future-Ready?

História do bentô cake

Provavelmente você já deve ter visto um bentô cake antes mesmo de saber que esse era o seu nome. De origem asiática, mais especificamente do Japão, o bentô ou “obentô” significa uma pequena porção de comida que pode ser levada para viagem, seja numa lancheira, seja numa embalagem de marmitex.

Como cake, em inglês, significa bolo, o bentô cake virou o verdadeiro “bolo na marmita” aqui no Brasil. O tamanho da guloseima é bem pequeno, cabendo numa embalagem de isopor, e serve no máximo quatro fatias, mas traz muita alegria para quem o recebe.

O bentô cake também pode ser chamado de bolo flork por causa do nome do personagem que aparece desenhado na parte superior do bolo. O bonequinho é feito com traço simples e fino e é acompanhado de alguma frase que faça menção à pessoa que está recebendo o bolo.

Como fazer um bentô cake

Existem diversas receitas possíveis para se fazer um bentô cake, mas é importante que tudo seja testado antes de partir para a comercialização do produto, principalmente se você está iniciando no ramo da confeitaria. As formas utilizadas têm entre 8 cm e 11 cm.

Saiba maisPodcast Open Talks: desafios do empreendedorismo

Os desenhos são facilmente encontrados na internet, mas é interessante explorar a criatividade e trazer alguma característica da pessoa que está sendo presenteada. Uma dica de ouro é fazer alguns testes antes de começar a vender os bolos para garantir que eles estão no ponto certo.

Para facilitar o processo, selecionamos duas receitas relativamente simples, mas muito saborosas para você criar o seu próprio minibolo e arrasar nas vendas.

Bentô com cobertura de chantilly

Em uma tigela, coloque ¾ de xícara de açúcar refinado, ¼ de xícara de manteiga, um ovo e mexa bem. Incorpore, aos poucos, 80 ml de leite e 1 xícara de farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. Acrescente 1 colher (chá) de fermento e mexa suavemente. Despeje a massa na forma enfarinhada e leve ao forno por 20 minutos.

Desenforme o bolo e corte-o ao meio. Molhe levemente a parte interna da massa com leite. Recheie com doce de leite. Feche o bolo e deixe na geladeira por 2 horas. Bata 1 caixinha de chantilly gelado na batedeira até que ele cresça e fique com a consistência firme. Distribua o chantilly em todo o bolo, nivelando as laterais.

Saiba maisDescubra os carros mais vendidos de 2022

Bentô com cobertura de buttercream

Outra opção é usar a mesma receita da massa do bolo, mas com uma cobertura de buttercream. Em uma batedeira, bata ½ xícara de manteiga sem sal e acrescente 1 xícara de açúcar de confeiteiro. Por último, adicione 1 colher (sopa) de leite e 2 colheres (chá) de essência de baunilha, batendo tudo até ficar homogêneo.

Em ambas receitas, você pode usar a caneta mágica da Fab!, própria para a confecção de bolos bentô, ou usar um pouco da cobertura com pigmento da cor desejada e desenhar no topo com bico de confeiteiro. Ao fim, coloque o bolo num marmitex de isopor e está pronto o seu bentô cake.