qui. dez 1st, 2022

Com problemas na gestão da sua clínica? Conheça práticas indispensáveis para aplicar agora mesmo!

Gerenciar uma clínica médica não é uma tarefa tão simples. Além do cuidado com o bem-estar dos pacientes, é preciso ter total atenção às questões administrativas. Afinal, apesar de cuidar da saúde, a clínica também tem seus compromissos corporativos. Para isso, contar com soluções financeiras e administrativas é fundamental para facilitar a rotina e torná-la mais eficiente.

Uma gestão eficaz reflete positivamente na satisfação dos pacientes, uma vez que eles não terão problemas com agendamento de consultas e exames e, ainda, terão acesso a um atendimento mais humanizado e ágil.

Neste artigo, mostramos a você quais os passos necessários para fazer uma gestão eficiente em sua clínica. Acompanhe!

Tenha um controle financeiro eficaz

O controle financeiro é a base para manter qualquer negócio “em pé”. Sem ele, é impossível arcar com seus compromissos ou realizar novos investimentos para melhorar a experiência dos seus pacientes.

Nesse sentido, é importante controlar adequadamente as finanças da clínica. O primeiro passo é separar as despesas das receitas e fazer um monitoramento eficiente para evitar gastar mais do que ganha.

Além disso, é preciso que você separe as suas despesas pessoais das empresariais. Isso porque essa prática costuma gerar problemas sérios e contribui para o descontrole do orçamento, fazendo com que a clínica atrase o pagamento de compromissos e acumule dívidas.

Monitore a qualidade do atendimento

Outro ponto importante é o atendimento da clínica. Quando uma pessoa chega até você, ela tem um problema sério a ser resolvido — afinal, é da saúde do paciente que estamos falando. Nesse sentido, é importante ouvi-la atentamente, e isso não se refere apenas ao médico, mas desde o primeiro contato da pessoa com a clínica.

Oferecer um atendimento humanizado, voltado a entender por completo as queixas do paciente, é fundamental para ganhar a confiança dele e fazer com ele volte para novas consultas, e o melhor: indique sua clínica para amigos e familiares.

Organize a agenda

Uma agenda organizada permite que você tenha um maior controle da rotina da clínica. Dessa forma, é possível se organizar para receber fornecedores e, ainda, realizar atendimentos de emergência sem interferir no fluxo principal dos atendimentos. Além disso, também não haverá confusões entre datas e horários, o que contribui para a satisfação dos pacientes.

O ideal é que a secretaria da clínica sempre entre em contato com os pacientes para confirmar o agendamento, evitar que eles se esqueçam da data de sua consulta e passar alguma outra informação burocrática relevante. Isso agiliza o atendimento e evita que você tenha contratempos com os horários.

Invista em tecnologia

A tecnologia facilita muito a rotina das empresas, em especial das clínicas médicas. Isso porque, ao atender um paciente, o profissional de saúde precisa conhecer todo o histórico daquela pessoa para lhe entregar o melhor diagnóstico. Para isso, o profissional precisa ter em mãos todos os dados necessários para avaliar cada caso. A tecnologia permite que ele registre tais informações e acesse-as sempre que precisar. 

Além disso, é importante buscar soluções financeiras que facilitarão o controle das entradas e saídas da clínica. Por meio delas, você consegue entender com mais precisão para onde os recursos estão sendo direcionados e, caso exista algum erro, poderá implementar estratégias para minimizar riscos e corrigir equívocos.

No agendamento de consultas, por exemplo, a tecnologia também pode ser muito eficaz, uma vez que evita problemas com agendamento e ajuda os colaboradores a identificarem possíveis brechas para encaixar pacientes em situação de emergência.

Implementando essas boas práticas de gestão em sua clínica, será possível organizar melhor a rotina de trabalho de todos e, ainda, oferecer aos pacientes uma boa experiência no atendimento, evitando frustrações e dores de cabeça. Sendo assim, analise a gestão da sua clínica e verifique o que pode ser melhorado para torná-la referência no mercado.