seg. nov 28th, 2022

Contratar um advogado é essencial, especial se você for dono de um negócio, até porque, esse profissional pode agir de forma preventiva.

Dessa maneira, trouxemos algumas dicas de como escolher um bom advogado em Brasília. Fique comigo até o final para ler as melhores dicas.

Isso significa dizer que se você tem uma empresa, o advogado determinará diversas medidas preventivas a fim de evitar possíveis demandas judiciais dos funcionários.

Portanto, ter um advogado Brasília não servirá apenas para ações judiciais já em processo, mas também no caso de consultas prévias. Inclusive, é muito importante escolher um advogado de confiança por perto.

Assim, nos casos de ações judiciais em andamento, você já terá a assessoria jurídica necessária.

Caso você pretenda contratar um advogado, primeiro entenda o que é preciso para escolher um profissional de qualidade na área.

Com algumas dicas, será possível escolher um profissional capacitado.

Logo, muitos fatores devem ser considerados, porém não tem um padrão para essa escolha, você precisa seguir aquilo que acredita ser o mais adequado.

Informações gerais para escolha de um advogado em Brasília

Ressalte-se, a priori, que não tem o melhor advogado de todos. Cada advogado em Brasília atua com as suas próprias estratégias e, por conta disso, em cada caso temos um resultado diferente.

A escolha do advogado depende de uma questão principal, que se trata da área de especialização do profissional, e se isso está dentro dos conformes em relação a sua demanda.

Porém, analisamos alguns aspectos mais comuns que interferem nessa escolha, os quais trataremos abaixo.

Segurança

O mais comum de ver é que as pessoas procuram pela contratação de advogados somente quando a emergência acontece, como no caso de um processo em andamento ou questões polêmicas.

No entanto, esses momentos necessitam do acompanhamento de alguém que seja de sua confiança, e não um advogado contratado no momento de desespero. Ademais, você deve ter a certeza do advogado que pode te ajudar.

Por isso, você deve escolher um advogado que esteja sempre à sua disposição. Levando esse motivo em consideração, busque por um advogado preventivamente.

Diversos fatores podem contribuir para uma segurança melhor no advogado, e são eles:

Transparência do advogado no atendimento ao cliente

Encontramos em um bom advogado um profissional que está disposto a explicar de forma clara e transparente as diligências no processo em questão.

Sendo assim, nesse atendimento, o advogado explicará o caso de maneira humanizada, sem utilizar jargões ou técnica do ramo jurídico.

Dessa maneira, o advogado em Brasília deve se demonstrar apto a ouvir o cliente, além de estar disposto a explicar o que for necessário.

Distinção entre o advogado e o escritório de advocacia

Outra questão muito comum é perceber que o cliente escolhe o seu advogado considerando o escritório de advocacia em que trabalha e presta seus serviços.

Com isso, a imagem desse profissional costuma estar atrelada ao escritório, o que pode melhorar a segurança do advogado.

Inclusive, escolher o advogado devido o time de profissional que está nesse escritório pode ser a opção ideal.

Portfólio e apresentação

O Código de Ética da OAB veda a divulgação do escritório de quem é o seu cliente.

Porém, é possível conferir o site do advogado ou do escritório, encontrando a satisfação dos outros clientes.

Portanto, caso você não encontre as informações que busca, uma alternativa é pedir para o escritório através do e-mail uma apresentação digital.

Conhecimento da causa

Antes da contratação de um advogado, tenha certeza de que esse profissional apresenta uma especialização técnica na demanda que você está precisando.

Entretanto, mesmo que você não detenha esse conhecimento, uma maneira de reconhecer isso no profissional é buscando sobre o tema antes da consulta.

No momento da consulta, questione as estratégias possíveis e veja se isso está em conformidade com a sua pesquisa, mas não confrontando o entendimento do advogado.

Capacidade técnica

Outro requisito imprescindível para a escolha de um advogado é descobrir se ele possui a capacidade técnica necessária para o seu processo.

Sendo assim, o advogado deve não ter apenas o conhecimento técnico, mas também a experiência e a atuação estratégica para o êxito.

Produção acadêmica

Uma forma de conferir se o advogado detém a competência necessária para atuação no seu processo é conferir se ele tem produção acadêmica.

Logo, toda publicação científica ou semelhante pode servir para essa análise, e se ele produz no ramo que você está solicitando ajuda, isso será de grande valia.

Atualmente, muitos advogados estão seguindo na carreira científica, e escrevem artigos, capítulos de livro ou seguem na carreira de pesquisadores.

Participação em entidades

O mundo jurídico possui diversos locais com o foco no debate de temas jurídicos, cuja finalidade é trocar informações e aprimorar o conhecimento técnico.

Dessa forma, vemos que entidades têm, em sua composição, profissionais advogados que estão em atualização a todo momento acerca das tendências do universo jurídico, então verifique se o advogado que você deseja escolher está nesse meio.

Boca a boca

Para a escolha certa de um advogado em Brasília, em primeiro lugar, é aconselhável entrevistar amigos. Talvez um de seus entes queridos pediu ajuda legal e ficou satisfeito com o resultado.

O boca a boca é a principal fonte de fluxo de clientes para um advogado. Voltando-se para um advogado competente uma vez e sendo satisfeito com seu trabalho, uma pessoa vai recorrer a ele uma e outra vez, além de indicar.

Um advogado encontrado pelo boca a boca é o mais confiável e comprovado. Você pode contatá-lo com segurança, e ele sem dúvida irá ajudá-lo.

Procure um advogado pela Internet

Encontrar um advogado usando a Internet não é uma tarefa fácil. A Internet hoje está repleta de todos os tipos de ofertas para a prestação de serviços jurídicos.

Nas redes sociais, você pode encontrar muitos grupos, comunidades e páginas individuais oferecendo assistência jurídica. No entanto, a maioria deles é criada com o propósito de publicidade ou ganho na Internet, na verdade, não relacionada à assistência jurídica real.

 

Agora que já sabe como escolher um advogado em Brasília fica mais fácil obter ajuda especializada sobre o que você precisa.

Espero que tenha gostado. Até a próxima!