ter. nov 29th, 2022
como-fazer-publicar-podcast-o-melhor-app

Afinal, como fazer podcast? Nos últimos anos, os podcasts começaram a ganhar espaço e notoriedade.

Diante disso, quem possui conhecimentos em uma determinada área, pode começar a gravar conteúdos em áudio e disponibilizar em plataformas. Atualmente, existem podcasts sobre os mais diversos assuntos. Seja um conteúdo jornalístico, material educativo ou mesmo uma opinião. Esse formato de comunicação está para todos.

O melhor de tudo é que um podcast pode ser gravado tanto em computadores quanto em aparelhos celulares. Para isso, basta ter alguns equipamentos básicos e usar uma plataforma para gravação.

Sendo que, a maneira mais barata e fácil para criar um podcast é utilizando o próprio aparelho celular. Porém, o smartphone deve ter uma configuração equivalente para tal função. Sendo assim, um aparelho com 4gb de ram e um processador intermediário dará conta para fazer as gravações e editá-las.

Mas, se você deseja ter um podcast mais elaborado, é recomendável fazer pelo computador, em um ambiente propício e com os equipamentos necessários que veremos neste artigo.

Como fazer podcast: Use equipamentos e ferramentas para uma boa gravação

Como citamos anteriormente, para a gravação de um podcast, é possível utilizar um computador, notebook, ou mesmo um celular com configurações intermediárias. Porém, independente do dispositivo que irá gravar o áudio, será necessário adquirir um bom microfone para captar o áudio e também um software para gravação.

É interessante comprar um microfone capaz de captar a voz com perfeição e eliminar ruídos. Também fique atento acerca do tipo de conexão com o seu dispositivo.

Se você deseja montar uma boa estrutura para gravação, confira os principais equipamentos para gravar podcast com qualidade:

  • Computador;
  • Microfone profissional com tripé;
  • Fone de ouvido;
  • Interface de áudio;
  • Software de gravação.

Apenas com esses equipamentos já será possível fazer bons podcasts, mas para isso use a criatividade e aposte em fazer uma boa edição.

Como criar um podcast de sucesso?

Como já sabemos quais são as ferramentas necessárias para uma boa gravação, agora será a vez de sabermos quais os passos necessários para fazer podcast.

1) Identifique o seu Público

É importante identificar o público que seu podcast irá atingir, pois você deverá falar de acordo com o vocabulário de quem ouvirá o seu trabalho.

2)Ideia de conteúdo

Organizar a estrutura do conteúdo é muito importante, por isso, coloque todas as ideias em forma de resumo no papel, para que seu projeto tenha uma sequência bem elaborada de início, meio e fim.

Também é importante definir o formato do seu podcast, assim como o tema. É importante saber que, dominar o tema e conhecer o público alvo do seu segmento, será uma maneira sábia e estratégica para alcançar os melhores resultados.

3)Selecione convidados

Depois de ter elaborado o tema e a estrutura do podcasts, você poderá escolher alguns convidados que entenda do assunto, para participar da gravação.

Para ter ideia de como funciona um podcast com convidados, é importante pesquisar pelo assunto de seu interesse em plataformas de podcasts, como Spotify ou Google Podcasts, e observar como os conteúdos são organizados. Porém, tente ser original em sua criação!

Frequência de conteúdos

É importante definir qual o tempo de duração de cada podcast e a frequência que eles vão ser publicados. Isso ajuda no engajamento e cada vez mais seu público irá crescer.

Também, escolha os dias da semana que serão publicados novos conteúdos e lembre-se de manter um calendário consistente de publicações.

Como e onde publicar o podcast?

Para colocar um podcast no ar é necessário, antes de qualquer coisa, escolher um local para hospedagem e distribuição dos conteúdos.

Existem diversos softwares para ouvir os podcasts, como por exemplo, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, dentre outros. Porém, não é necessário subir cada novo episódio de maneira manual, em cada um desses locais. Isso é possível fazer de maneira automatizada, com uma ferramenta de distribuição de conteúdos chamada feed RSS.

Atualmente, existem diversas plataformas de hospedagem, algumas pagas e outras gratuitas. Porém, é importante ficar atento a alguns aspectos tais como: ao limite para armazenamento e de downloads que é disponibilizado mensalmente.

Ao utilizar um serviço de hospedagem e distribuição, a configuração do feed se torna algo bem fácil. Para isso, basta preencher os campos necessários, adicionando um nome ao seu podcast, a autoria e uma descrição.
Também é importante checar para ver se o feed realmente está funcionando, para não haver problemas na hora da distribuição.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe-o com outras pessoas e continue acompanhando o nosso trabalho.

Créditos de imagem em destaque: Foto de cottonbro no Pexels